1/ Ganhar músculo com a natação
Com efeito, a natação permite trabalhar de forma equilibrada e homogénea todos os grupos musculares do nosso corpo. Mais uma vez, nem todos os estilos proporcionam os mesmos benefícios. Por isso, ao variar os exercícios de natação, poderás solicitar os músculos que pretendes desenvolver em particular.
O nado bruços distingue-se das outras técnicas de nado pela coordenação dos movimentos. Graças a esta mecânica específica de trações e movimentos tipo "tesoura", este estilo permite-te tonificar bem os membros inferiores (quadríceps, glúteos, coxas), mas também os membros superiores (bíceps, peitorais, ombros, abdominais).
O crol e as costas são técnicas de nado muito semelhantes, pois são ambas as típicas técnicas de nado alternadas. Permitem-te trabalhar em profundidade os mesmos grupos musculares (ombros, região dorsal, tríceps, abdominais). No entanto, o trabalho das pernas é fundamental na técnica de crol de costas, refletindo-se no considerável custo energético a nível da parte de baixo do corpo e dos abdominais.
A mariposa é a técnica nado mais “atlética”. Muitas vezes reservada aos nadadores experientes, este estilo implica alguma técnica a fim de evitar usar a região lombar. É uma técnica de nado difícil mas muito eficaz para esculpir os ombros, a região dorsal e os abdominais.
Por último, para te concentrares mais especificamente no grupo muscular da tua escolha, não hesites em munires-te do material indicado: a prancha e as barbatanas para tonificar as pernas e os abdominais, as palas de natação e a pull buoy para trabalhar os músculos da parte de cima do corpo.
É importante variar as técnicas de nado e os exercícios para trabalhares todos os músculos do teu corpo e, assim, modelá-lo de forma harmoniosa e a teu gosto!