GANHAR MÚSCULO COM A NATAÇÃO

DEPOIS DESTE PERÍODO DE TUMULTO GASTRONÓMICO, O "GANHO DE MASSA MUSCULAR", COMO DIZEMOS NA GÍRIA, NÃO TERÁ SIDO CERTAMENTE O QUE ESPERÁVAMOS... VAMOS ENTÃO TENTAR INVERTER A TENDÊNCIA E ESCULPIR O CORPO AO NOSSO GOSTO! A ABSOLUTA ELITE EM MATÉRIA DE DESPORTOS POLIVALENTES, A NATAÇÃO SERÁ PARTE INTEGRANTE DA NOSSA ESTRATÉGIA DE MUSCULAÇÃO.

ganhar-músculo-com-as-técnicas

1/ GANHAR MÚSCULO COM A NATAÇÃO

Com efeito, a natação permite trabalhar de forma equilibrada e homogénea todos os grupos musculares do nosso corpo. Mais uma vez, nem todos os estilos proporcionam os mesmos benefícios. Por isso, ao variar os exercícios de natação, poderás solicitar os músculos que pretendes desenvolver em particular.

O nado bruços distingue-se das outras técnicas de nado pela coordenação dos movimentos. Graças a esta mecânica específica de trações e movimentos tipo "tesoura", este estilo permite-te tonificar bem os membros inferiores (quadríceps, glúteos, coxas), mas também os membros superiores (bíceps, peitorais, ombros, abdominais).

O crol e as costas são técnicas de nado muito semelhantes, pois são ambas as típicas técnicas de nado alternadas. Permitem-te trabalhar em profundidade os mesmos grupos musculares (ombros, região dorsal, tríceps, abdominais). No entanto, o trabalho das pernas é fundamental na técnica de crol de costas, refletindo-se no considerável custo energético a nível da parte de baixo do corpo e dos abdominais.

A mariposa é a técnica nado mais “atlética”. Muitas vezes reservada aos nadadores experientes, este estilo implica alguma técnica a fim de evitar usar a região lombar. É uma técnica de nado difícil mas muito eficaz para esculpir os ombros, a região dorsal e os abdominais.

Por último, para te concentrares mais especificamente no grupo muscular da tua escolha, não hesites em munires-te do material indicado: a prancha e as barbatanas para tonificar as pernas e os abdominais, as palas de natação e a pull buoy para trabalhar os músculos da parte de cima do corpo.

É importante variar as técnicas de nado e os exercícios para trabalhares todos os músculos do teu corpo e, assim, modelá-lo de forma harmoniosa e a teu gosto!

2/ “OS MÚSCULOS DO NADADOR”

À semelhança de outros desportistas, o físico dos nadadores caracteriza-se por partes do corpo mais desenvolvidas do que outras, em função dos músculos mais solicitados na natação.

Geralmente, os nadadores têm um corpo esculpido em “V” devido à solicitação constante da região dorsal na natação. Os músculos dorsais são músculos críticos na natação, por serem responsáveis pelo apoio e pela tração de grandes quantidades de água.

Nos nadadores, os ombros e os tríceps são outros músculos omnipresentes em todas as técnicas de nado, dada a rotação dos ombros para desencadear os movimentos, mas também, e sobretudo, durante a tração de massas de água. Por isso, fazem parte do grupo de músculos mais desenvolvidos do nadador.

Os abdominais dos nadadores também são muitas vezes bastante definidos, devido à frequente solicitação de uma posição hidrodinâmica, fundamental na natação. Para manter uma posição hidrodinâmica o mais correta possível, o nadador deve exercitar a sua parede abdominal ao máximo.

Os músculos secundários serão os músculos das pernas, bíceps e peitorais. São utilizados com muita frequência, mas a uma maior ou menor intensidade em função das técnicas de nado.

“E se eu não quiser ter o físico de um nadador?” - podes questionar-te!

Lembra-te que os nadadores, e em especial os nadadores de competição, treinam com o objetivo de nadar cada vez mais rápido. Alguns dos seus exercícios são, portanto, específicos às suas especialidades de nado, às distâncias de sua preferência e a outros critérios, pelo que acabam por desenvolver uns músculos mais do que outros.

Por isso, ao privilegiar certas técnicas de nado, exercícios e materiais, podes dar prioridade a grupos musculares específicos de acordo com os teus desejos/necessidades.

Ganhar músculo com a natação

RÉGIS

Nadador Nacional & Líder Comunicação

DESCobre A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS