2/ “OS MÚSCULOS DO NADADOR”
À semelhança de outros desportistas, o físico dos nadadores caracteriza-se por partes do corpo mais desenvolvidas do que outras, em função dos músculos mais solicitados na natação.
Geralmente, os nadadores têm um corpo esculpido em “V” devido à solicitação constante da região dorsal na natação. Os músculos dorsais são músculos críticos na natação, por serem responsáveis pelo apoio e pela tração de grandes quantidades de água.
Nos nadadores, os ombros e os tríceps são outros músculos omnipresentes em todas as técnicas de nado, dada a rotação dos ombros para desencadear os movimentos, mas também, e sobretudo, durante a tração de massas de água. Por isso, fazem parte do grupo de músculos mais desenvolvidos do nadador.
Os abdominais dos nadadores também são muitas vezes bastante definidos, devido à frequente solicitação de uma posição hidrodinâmica, fundamental na natação. Para manter uma posição hidrodinâmica o mais correta possível, o nadador deve exercitar a sua parede abdominal ao máximo.
Os músculos secundários serão os músculos das pernas, bíceps e peitorais. São utilizados com muita frequência, mas a uma maior ou menor intensidade em função das técnicas de nado.
“E se eu não quiser ter o físico de um nadador?” - podes questionar-te!
Lembra-te que os nadadores, e em especial os nadadores de competição, treinam com o objetivo de nadar cada vez mais rápido. Alguns dos seus exercícios são, portanto, específicos às suas especialidades de nado, às distâncias de sua preferência e a outros critérios, pelo que acabam por desenvolver uns músculos mais do que outros.
Por isso, ao privilegiar certas técnicas de nado, exercícios e materiais, podes dar prioridade a grupos musculares específicos de acordo com os teus desejos/necessidades.