Os benefícios da natação para o corpo

Descobre todos os benefícios da natação para o teu corpo: perder peso, afinar a silhueta, ganhar músculo no geral, etc. 

Explicamos tudo!

Os benefícios da natação para o corpo

Não há dúvida de que a natação é um desporto que traz inúmeros benefícios. Mas antes de começares, gostarias de saber mais sobre os benefícios da natação para o corpo? Que resultados poderás obter? E em quanto tempo?
Encontrarás resposta a estas questões neste artigo: prepare-te para vestires o fato de banho, vou explicar-te tudo.

Perder peso, tonificar o corpo, ganhar músculo... Fica a conhecer os efeitos da natação no corpo
Atenção: depois de leres isto, a única coisa que vais querer fazer é saltar para dentro da piscina!

Uma figura mais esbelta

Quer o teu propósito seja perder peso, quer afinar a figura, posso dizer-te já que sim, a natação vai ajudar-te a atingires os teus objetivos.

Como é evidente, perder peso e afinar a figura vai depender da duração e do tipo de treino que fizeres (longa distância, intervalado, etc.).

Então, porque e como perdemos peso através da natação?

A pressão exercida pela água no corpo durante o movimento gera uma resistência mais forte do que o ar. Isto significa que irás despender mais energia e queimar mais gordura. De facto, a natação é um dos desportos mais eficientes! 

Estima-se que numa hora de natação, em função da intensidade, seja possível queimar entre 400 e 900 calorias. A vantagem extra? O corpo continuará a queimar calorias várias horas depois da sua sessão de natação

Portanto, para aqueles que queiram perder peso ou afinar a silhueta de forma prudente, este é o melhor desporto. ;)

Os benefícios da natação para o corpo

Um outro efeito positivo da natação é que todas as partes do corpo são solicitadas! Barriga, ancas, braços, coxas, glúteos, etc. 

Quando nadas, todo o corpo está ativo. Por isso, a perda de peso será global. Podes trabalhar áreas particulares se te quiseres concentrar nelas, mas deves ter presente que a tua figura irá adelgaçar no seu todo.

Os benefícios da natação para o corpo

Um corpo tonificado

Uma figura curvilínea e um corpo tonificado: é isto o que lhe espera quando sair da piscina! 
A natação irá tonificar todo o corpo, de forma prudente e sem impactos nas articulações. Mais uma vez, o meio aquático oferece-te vários benefícios.

Além de perderes peso e de afinares a silhueta, o esforço em meio aquático terá um impacto em todos os músculos implicados no esforço físico. Coxas, gémeos, tríceps ou músculos abdominais, o alto desempenho não é a única forma de tonificar todo o corpo. Gradualmente, sentirá os músculos tonificarem e o corpo fortalecer.

Ter um corpo tonificado não é apenas uma vantagem estética. Uma atividade frequente em meio aquático irá efetivamente ajudar a reduzir dores crónicas (lombalgia, reumatismo, artrite, etc.), melhorar a postura e preservar o esqueleto

Sim, tudo de uma vez, só por nadar regularmente. ;)

Uma musculatura desenvolvida

Naturalmente, quanto maior o esforço físico, melhores os resultados. 

Boas notícias: A natação pode ser o desporto que te fará ficar musculado!

Importa sublinhar: não é possível chegar a este corpo de nadador em particular em apenas algumas sessões; serão necessários esforços de longa duração e treino específico (dentro e fora de água) para atingir a musculatura dos seus sonhos. 

Note ainda que a natação desenvolverá comprimento nos músculos mais do que largura. O que é isto significa? Os esforços na água vão permitir-te fortalecer e alongar os teus músculos sem necessariamente torná-los "inchados", ao contrário do treino de musculação, por exemplo. 

O treino de musculação é um excelente companheiro para a natação, se quiseres músculos mais cheios ou variar a prática desportiva.

Os benefícios da natação para o corpo

Na prática, como é desenvolvida a força através da natação?

Como já sabes, são muitos os benefícios de praticar em meio aquático. Lembre-te que a água é muito mais densa do que o ar, quase 800 vezes mais, para sermos precisos. Esta resistência permitirá aos teus músculos desenvolverem-se com cada movimento. O princípio é o mesmo que no levantamento de pesos, mas sem sentires que estás a levantar nada!

Mas que músculos são trabalhados durante o exercício?

 Não é por acaso que a natação é conhecida pela sua versatilidade que irá trabalhar o corpo inteiro. É verdade que terá mais tendência a desenvolver a parte de cima do corpo (músculos das costas, peitorais, tríceps, músculos abdominais), mas, através de exercícios localizados, poderás trabalhar de forma eficaz todos os outros músculos que pretendes desenvolver. 

Para trabalhar os músculos desejados em profundidade, aconselhamos a munires-te de equipamento de natação como barbatanas, um pull buoy ou pranchas.

As vantagens da natação: É o único desporto que trabalha simultaneamente músculos agonistas e antagonistas! Por exemplo, quando nadas, trabalhas os tríceps como os bíceps ao mesmo tempo. 

Não há dúvida que irás poupar tempo!

Os benefícios da natação para o corpo

Os efeitos na pele

Os benefícios da água para o corpo vão surpreender! Mais uma vez, a pressão exercida pela água é benéfica; explicamos-te porquê.

A água tem um efeito massajador térmico. Quando nadas, com cada movimento que executas, a água que traciona agirá como se estivesse a massajar a tua pele. É como se tivesse tido uma sessão inteira de massagem, sem sequer dar por isso. 

Idílico, não é? Isto também permite drenar o tecido da pele, reduzindo a retenção de água e também celulite.

Pequeno bónus: se nadares no mar, a água salgada tem muitas propriedades benéficas para a pele! É um excelente exfoliante e purificador que só lhe fará bem.

E o coração e os pulmões?

Vamos falar sobre os efeitos "ocultos" da natação no corpo... Estamos a referir-nos aos benefícios físicos que não serão visíveis ao espelho, mas que não deixarão de estar lá por isso.

A natação é um desporto de cardio que será benéfico para a saúde do coração e dos pulmões.

Nos seus treinos de natação, está rodeado de água que, sem se aperceber disso, exerce uma maior pressão no corpo do que quando está rodeado de ar. O teu corpo reagirá automaticamente a esta pressão exercida pela água, adaptando a forma com trabalha. O sangue circulará mais facilmente pelo teu corpo. Isto significa que o coração estará a ser utilizado 10% a 15% menos do que quando não está dentro de água.

Vários estudos científicos realizados em indivíduos com tensão arterial elevada demonstraram que um treino regular de natação conduz a uma diminuição da frequência cardíaca em repouso e da tensão arterial. O risco de doença cardiovascular também diminui.

Quando nadas, também estás a trabalhar a tua respiração e a melhorar progressivamente as técnicas de respiração. Os teus pulmões agradecem! Ao nadar com regularidade, notarás muito rapidamente que ficas cada vez menos ofegante durante um esforço, quer dentro, quer fora de água. 

A natação é um dos desportos mais recomendados para os asmáticos, porque aumenta a capacidade pulmonar e melhora a respiração.

Portanto, nadar com regularidade é ótimo para o corpo, por fora e por dentro!

Verei resultados em quanto tempo?

Para teres resultados visíveis, aconselhamos pelo menos 2 sessões de natação por semana

Podes começar por fazer sessões de 45 minutos, e aumentar gradualmente para sessões de 1 hora ou mais, dependendo das tuas capacidades e metas. Não há necessidade de começares com sessões de natação demasiado longas, intensas e pouco espaçadas. Correrás o risco de ficar completamente esgotado e o corpo não terá tempo para recuperar entre os treinos. 

Também é preferível fazer sessões curtas mas regulares em vez de treinos de duas horas de três em três meses. Ou seja, encontra o meio-termo e ouve o teu corpo.

Se fizeres duas sessões por semana, os primeiros resultados deverão surgir após 4 a 6 semanas.

Reiteramos que os benefícios da natação para o corpo dependem da intensidade da prática e da duração das suas sessões. Ah, já nos esquecíamos! 

Não deves parar assim que começares a ver resultados! Uma das chaves do sucesso é a regularidade ;) Para ter resultados visíveis a longo prazo, deves nadar, e nadar... e continuar a nadar!

Os benefícios da natação para o corpo

Não te esqueças que existem fatores externos que podem afetar o teu progresso e resultados. Não os deve ignorar, ou terás dificuldades em ver resultados. 

O primeiro fator a referir é a alimentação. É uma parte integrante da sua rotina de desporto e a chave para resultados visíveis. Não há nenhum segredo: sê regular, evita restrições e dietas ioiô, mantêm uma alimentação equilibrada e, sobretudo: não te esqueças de te divertires! ;) 

O stress, o sono e um estilo de vida sedentário também são fatores externos que podem influenciar a tua condição física. Lembra-te: é tudo uma questão de equilíbrio!

Como podes ver, a natação é a tua melhor amiga, sejam quais forem os teus objetivos! Versátil e não-traumática para o corpo, este desporto tem tudo para o conquistar. Perda de peso, tonificação, reforço muscular, melhoria das capacidades respiratórias... 

A lista de benefícios é longa e vem de par com o prazer de estar na água. Então, de que estás à espera para vestir o fato de banho?

Os benefícios da natação para o corpo

MARIE

editora na decathlon

Sou entusiasta da dança e do fitness, grande fã de piscinas e aprendiz de yoga. Quando não estou a praticar desporto, gosto de escrever sobre a sua história e benefícios!