A importância da recuperação
E se lhe dissermos que o simples facto de se sentar, calmamente, no seu sofá após uma sessão de desporto não é suficiente? Essa é a primeira coisa que nos vem à cabeça: não fazer nada. Contudo, irá ver que a recuperação após a prática de desporto é fundamental por duas razões:
- Acima de tudo, permite fazê-lo sentir-se melhor e ter menos dores musculares. Finda a recuperação, recomeçará a sua vida diária ou irá trabalhar com uma motivação acrescida. Sentir-se-á bem no seu corpo.
- A recuperação após a prática de desporto permite-lhe progredir e ter um melhor desempenho.
Se a recuperação for insuficiente após um esforço intenso, o corpo não consegue regenerar-se. Nem todos os atletas estão cientes deste facto, mas a recuperação é um elemento-chave para a sua progressão e integra o processo de treino. Na verdade, a recuperação desempenha um papel importante no objetivo do atleta e ajuda-o a progredir e a ter um melhor desempenho. Evita também o fenómeno de sobretreino e, consequentemente, o risco de lesões. Para desfrutar em pleno das suas sessões de treino e de corrida, a recuperação deve tornar-se instintiva.
A recuperação permitirá ao atleta recuperar toda a sua forma após uma sessão. Estamos a falar de sobrecompensação: é o processo que lhe permitirá fortalecer-se para ter um melhor desempenho. Assim, é importante respeitar esta fase de sobrecompensação que permite alcançar um nível superior ao que o atleta tinha antes da sessão.
Quando se treina sem uma fase de recuperação ou com uma fase de recuperação incompleta, fala-se de sobretreino, altura em que surge o risco de lesões. O corpo está cansado e o atleta já não progride, podendo até ter um menor desempenho.
Outra situação é o sobretreino psicológico, que ocorre quando os atletas estão demasiado concentrados na competição, ou até mesmo obcecados com o objetivo de a vencer.