1. Motivos para hidratar-se durante o esforço
O corpo é composto por 60% de água. A água é, portanto, indispensável ao funcionamento das células. Está envolvida em várias reações químicas que respondem às exigências do esforço. A água também permite trocas entre as células, trocas de nutrientes, que permitirão ao corpo adaptar-se ao esforço.
A água permite que o corpo estabilize a temperatura para evitar golpes de calor. De facto, durante o triatlo, apenas 20% a 25% da energia produzida pelos músculos é utilizada para os movimentos; os restantes 75% a 80% produzem calor. Se o corpo não fizer nada para eliminar o calor, este acumula-se e a temperatura corporal aumenta até ser prejudicial ao desempenho e perigoso para a saúde. O corpo vai assim eliminar este excesso de calor através da transpiração. O suor é composto por água e minerais (principalmente sódio).
A água permite igualmente a eliminação dos resíduos produzidos pelo esforço, através da via urinária ou da transpiração.
Todas estas perdas de água implicam um risco significativo de desidratação, resultando na alteração do desempenho. Portanto, é necessário compensar as perdas de água através da ingestão adequada de líquidos.