Our story

A NOSSA HISTORIA

UMA HISTÓRIA, MUITOS DESAFIOS A HISTÓRIA POR TRÁS DA SIMOND ESTÁ LIGADA À HISTÓRIA DO MONTANHISMO.

The story of Simond

De1820 a 1860

No início da década de 1820, em Chamonix, a família Simond tinha muitos irmãos, todos eles ferreiros e cortadores de vidro. Eram hábeis no trabalho com ferro e madeira, tinham uma forja nas margens do rio Arve e produziam ferramentas agrícolas, sinos e ferramentas para o corte de vidro. Foi para os irmãos Simond que os primeiros exploradores voltaram-se, pedindo-lhes que fabricassem as ferramentas necessárias para explorar o Mont. Blanc.

The story of Simond

De 1860 a 1925

Em 1860, a popularidade do vale cresceu e os irmãos dividiram o trabalho na forja, e foi François Simond quem começou a se dedicar a projetar e produzir equipamentos de montanhismo: picadores de gelo, crampons, trenós, esquis... François estabeleceu um pequeno local de produção na base da geleira Bossons, alimentado por um gerador elétrico. Já na época, ele tinha a receita do sucesso: Expertise (ferro & madeira), tecnologia (forja & eletricidade) e clientes (exploradores); Tudo em Chamonix, que logo se tornaria a capital mundial do montanhismo…

The story of Simond

De 1925 a 1960

O seu filho Claudius trabalhou lá com ele desde 1925, acrescentando a esta fórmula já bem sucedida: Simond tornou-se um nome mundial no mundo dos equipamentos de montanhismo de alta altitude, acompanhando os alpinistas nos seus primeiros picos descobertos no mundo, e quando descobriram os primeiros picos alpinos. Ao reunir o melhor da tecnologia com os requisitos dos escaladores, Simond foi capaz de se adaptar às necessidades emergentes: ter o melhor kit possível para enfrentar as trilhas mais difíceis. Em 1948, Claudius lançou o primeiro mosquetão leve, que daria aos escaladores, inúmeras novas possibilidades…

The story of Simond

De 1960 a 2004

Em 1960, o seu neto Ludger levou esta fórmula vencedora a novos patamares, numa altura em que o montanhismo e a escalada estavam em franca expansão: as mentalidades dos alpinistas evoluíam com o surgimento de novas tecnologias e, mais uma vez, Simond mostrou poder adaptar-se. Era a era dos toe spikes, da escalada livre e de um estilo cada vez mais leve para as ascensões. A Ludger foi capaz de atender às necessidades e expectativas dos alpinistas, fornecendo-lhes o kit adequado e conseguiu estabelecer Simond com segurança na sua posição de líder global, principalmente em termos de inovação: primeiro mosquetão ergonómico (o penhasco), primeira palheta curva (Chacal), primeiros crampons rígidos (Makalu), primeiro machado com haste móvel (Scud)... Em 1988, a Ludger construiu uma sede mais espaçosa e moderna, bem no sopé do Mont. Blanc, para elevar a empresa e alinhar-se com as marcas de sempre — sucesso crescente. Os principais alpinistas trabalharam com Simond e contribuíram para a aventura iniciada por François Simond em 1860.

The story of Simond

De 2004 até à atualidade

In 2004, Ludger Simond sold his company to Wichard, a French forge claiming the title of world leader in steel hardware. Since 2004, Ludger Simond has been enjoying a happy and active retirement in Houches. He's still in touch with the Simond teams on a regular basis and remains the company's No. 1 (and somewhat demanding) fan.

After 4 years of collaboration, Wichard wanted to focus on steel hardware. In 2008, Decathlon became the sole shareholder of Etablissements Simond, welcoming the Simond brand to the family. This union enabled Decathlon to enhance its offering with ice axes, crampons, extremely technical and high-quality carabiners. For Simond, its close and privileged relations with the companies in the Decathlon family have enabled it to develop into other product categories: Ropes, harnesses, boots, clothing, etc., to the delight of countless climbers around the world.

Estes artigos também te podem interessar

claudius simond and edmund hillary

A história da Simond

Pioneiros dos Cumes. A Simond conta com mais de 160 anos de historia. Vem conhecê la!!

escaladores em bloco no ginasio

O glossário de escalada

« Escorreguei de cabeça numa reglete e levei uma pancada no crux » esta frase ainda lhe parece estranha? É por pouco tempo: preparámos-lhe um glossário de palavras que deve conhecer para progredir na escalada.

escaladora em falesia

ONDE FAZER ESCALADA EM PORTUGAL?

Descobre alguns locais para praticar escalada em Portugal e atreve-te a experimentar este desporto vertical.

praticante de via ferrata

Descobre a via ferrata

A via ferrata permite a um grande número de pessoas experimentar percursos de montanha mais desafiadores, alcançando novos picos e novas emoções. Descobre aqui como te equipares.

Onde fazer escalada Indoor em Portugal?

ONDE FAZER ESCALADA INDOOR EM PORTUGAL?

Descobre alguns locais para praticar escalada indoor em Portugal e atreva-te a experimentar este desporto vertical.

mãe e filho na falesia

BENEFÍCIOS DA ESCALADA PARA CRIANÇAS

A escalada é muito benéfica para a saúde e o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.

escalador a dar segurança

Escalada e alpinismo: as técnicas de segurança e de rapel

Como fazer um encordoamento é feito directamente sobre o arnês. Montar um relé. Aqui podes descobrir tudo isso.