mãe e filho na falesia

Benefícios da escalada para crianças

A escalada é muito benéfica para a saúde e o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Melhora a autoconfiança, a capacidade de concentração e o equilíbrio. Conhece todos os seus benefícios!

Mais confiança

A escalada ajuda as crianças a tornarem-se mais confiantes. À primeira vista, eles podem pensar que não serão capazes de seguir as “vias” nas paredes. Com um pouco de prática e incentivo, eles progredirão e, eventualmente, chegarão ao topo. Aprender a acreditar nas próprias habilidades é um processo para toda a vida, então é melhor começar cedo!

A escalada também é um exercício de confiança nos outros, o que pode ser difícil em qualquer idade. Com os adultos para tranquilizá-los, as crianças lentamente se acostumam a confiar umas nas outras. Além disso, eles aprenderão a confiar em equipamentos de segurança, como arneses e cordas de escalada, para aumentar a confiança.

Finalmente, a escalada ao ar livre deixa as crianças mais à vontade com a natureza. Eles acostumam-se a estar próximos de insetos e aprendem a respeitar o ambiente.

miudo escalador na falesia

Desenvolvendo os cinco sentidos

Ao escalar na natureza, as crianças usam todos os seus sentidos: tocar pedras, cheirar árvores e flores, ouvir pássaros e animais próximos. Eles estarão próximos de insetos e aprenderão a ter menos medo deles. A escalada ao ar livre é uma oportunidade incrível para observar a fauna e a flora e desenvolver um respeito mais profundo pelos ambientes naturais.

meninas no ginasio

Aprendendo a perseverar

A determinação é o que nos permite superar qualquer medo de altura, falta de confiança ou timidez. Uma coisa importante para aprender! Para chegar ao topo ou ao próximo objetivo, os jovens escaladores precisam se desafiar. É o ambiente perfeito para aprender níveis de esforço e perseverança. Atividades lúdicas, como caça ao tesouro, também levam as crianças a se superarem. Mesmo quando o cansaço se instala, eles sobem mais uma vez para obter uma pista no topo do muro. Eles aprendem a estabelecer metas e alcançá-las.

Escalar com um parceiro também ensina as crianças a serem pacientes. Mesmo que sintam vontade de escalar sem parar, eles precisam se revezar e localizar seu parceiro. É justo!

Melhorando o equilíbrio

Empurrar com um pé, puxar com um braço... não é fácil! A escalada requer equilíbrio e coordenação entre a parte superior e inferior do corpo. O cérebro está constantemente calculando e transmitindo mensagens para diferentes músculos. As crianças vão aprender a continuar mudando sua postura e peso para gerenciar desequilíbrios.

menina escaladora no ginasio

Trabalhando na concentração

Escalada ensina as crianças a se concentrar. Na verdade, é uma excelente maneira de trabalhar em sua atenção. Os escaladores precisam desacelerar e realmente pensar no que estão a fazer para progredir e alcançar seu objetivo. Ao avistar um parceiro, eles devem manusear as cordas com cuidado e estar atentos ao que está acontecendo. É um treino físico, mas também um treino mental!

Aprendendo sobre o perigo

Finalmente, praticar este desporto ajuda as crianças a se consciencializarem do perigo. Eles aprendem a avaliar os riscos enquanto escalam e avistam outros. Uma habilidade que será útil por toda a vida!

Vista do topo da parede de um ginasio
escaladora em falesia

EQUIPA-TE PARA FAZER ESCALADA NO EXTERIOR!

Quer pratique bloco ou falésia, existem equipamentos comuns às duas disciplinas. Vais escalar no exterior? Encontra o equipamento necessário para as tuas vias. Descobre tudo aqui.
Onde fazer escalada Indoor em Portugal?

ONDE FAZER ESCALADA INDOOR EM PORTUGAL?

Descobre alguns locais para praticar escalada indoor em Portugal e atreva-te a experimentar este desporto vertical.
escaladoras a tirar foto

Melhores presentes para oferecer a um escalador

É praticante ou começou agora a escalar e não sabes o que oferecer? Descobre as nossas sugestões de presentes para amantes de escalada!
escalador no ginasio

Como escolher um arnês de escalada ou de alpinismo?

Ligação vital entre o teu corpo e a corda, é ele que assegura que ficaras suspenso em caso de queda. É por isso essencial escolhê-lo correctamente para te assegurar conforto e segurança!