A escalada é muito benéfica para a saúde e o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Melhora a autoconfiança, a capacidade de concentração e o equilíbrio. Conhece todos os seus benefícios!
A escalada ajuda as crianças a tornarem-se mais confiantes. À primeira vista, eles podem pensar que não serão capazes de seguir as “vias” nas paredes. Com um pouco de prática e incentivo, eles progredirão e, eventualmente, chegarão ao topo. Aprender a acreditar nas próprias habilidades é um processo para toda a vida, então é melhor começar cedo!
A escalada também é um exercício de confiança nos outros, o que pode ser difícil em qualquer idade. Com os adultos para tranquilizá-los, as crianças lentamente se acostumam a confiar umas nas outras. Além disso, eles aprenderão a confiar em equipamentos de segurança, como arneses e cordas de escalada, para aumentar a confiança.
Finalmente, a escalada ao ar livre deixa as crianças mais à vontade com a natureza. Eles acostumam-se a estar próximos de insetos e aprendem a respeitar o ambiente.
Ao escalar na natureza, as crianças usam todos os seus sentidos: tocar pedras, cheirar árvores e flores, ouvir pássaros e animais próximos. Eles estarão próximos de insetos e aprenderão a ter menos medo deles. A escalada ao ar livre é uma oportunidade incrível para observar a fauna e a flora e desenvolver um respeito mais profundo pelos ambientes naturais.
A determinação é o que nos permite superar qualquer medo de altura, falta de confiança ou timidez. Uma coisa importante para aprender! Para chegar ao topo ou ao próximo objetivo, os jovens escaladores precisam se desafiar. É o ambiente perfeito para aprender níveis de esforço e perseverança. Atividades lúdicas, como caça ao tesouro, também levam as crianças a se superarem. Mesmo quando o cansaço se instala, eles sobem mais uma vez para obter uma pista no topo do muro. Eles aprendem a estabelecer metas e alcançá-las.
Escalar com um parceiro também ensina as crianças a serem pacientes. Mesmo que sintam vontade de escalar sem parar, eles precisam se revezar e localizar seu parceiro. É justo!
Empurrar com um pé, puxar com um braço... não é fácil! A escalada requer equilíbrio e coordenação entre a parte superior e inferior do corpo. O cérebro está constantemente calculando e transmitindo mensagens para diferentes músculos. As crianças vão aprender a continuar mudando sua postura e peso para gerenciar desequilíbrios.
Escalada ensina as crianças a se concentrar. Na verdade, é uma excelente maneira de trabalhar em sua atenção. Os escaladores precisam desacelerar e realmente pensar no que estão a fazer para progredir e alcançar seu objetivo. Ao avistar um parceiro, eles devem manusear as cordas com cuidado e estar atentos ao que está acontecendo. É um treino físico, mas também um treino mental!