Escalada a abrir como se equipar

Equipa-te para fazer escalada no exterior!

Chega de resina, mal podes esperar por sentir rocha pura e dura? Quer em bloco, quer em falésia, encontra o equipamento indicado: arnês, pés de gato, mas também escova, capacete, colchão de queda, óculos… Siga o guia!

Quer pratiques mais em bloco, quer em falésia, precisas de alguns equipamentos comuns às duas disciplinas.

Escalada em top rope como se equipar

Uma roupa adaptada aos teus movimentos

Um tecido demasiado rígido ou pouco respirável, uma costura mal colocada… Algumas peças de roupa podem impedir-nos de fazer o nosso melhor. Opta por cavas largas nas partes de cima e tecidos extensíveis e cós lisos nas partes de baixo.

DICA DE ESCALADORES: considera levar uma faixa ou bandana para afastar os cabelos dos olhos quanto tem as mãos ocupadas.

escaladora em falesia

Um bastão extensível

Para poder fixar a primeira fita expresso diretamente a partir de baixo, ou escovar as presas inacessíveis antes de uma passagem.

como limpar as presas de escalada

Uma escova

Por mais que estejamos ao nível, às vezes as presas têm pó e não acertamos o movimento… A solução é uma boa escovadela e toca a seguir caminho!

Saco de magnésio mantenha as mãos secas

Um saco de "magnésio"

Ou simplesmente magnésio. Em bloco, os encadeamentos dos movimentos são mais curtos, por isso pode optar por um saco XXL para mais conforto, que poderá deixar ao fundo da rocha.

saco transporte material escalada

E para transportar tudo isto?

Um saco com “grande abertura” que permite aceder rapidamente a todo o teu material, graças ao fecho em todo o comprimento. Considera escolher um com pegas reforçadas ou alças para as caminhadas de aproximação.

Para o resto, o equipamento será mais específico, consoante escalar em bloco ou em via:

Team bloco

O bloco no exterior requer menos equipamentos do que a via, mas estes podem revelar-se mais volumosos.

escalada em bloco ou boulder

Um colchão de queda

Tapete muito espesso que se coloca na base dos blocos para amortecer as quedas dos escaladores. Procura que seja confortável de transportar (alças, pegas reforçadas…). Os pequenos extra? Considera um tapete de chão para limpar os teus pés de gato antes de escalar e bolsas para o bastão, a escova…

pés de gato escalada bloco ou boulder

Pés de gato rápidos de calçar

Em bloco, os encadeamentos são curtos, colocamos e levantamos os pés de gato com frequência. Para ser mais prático, será melhor optar por extensíveis ou tipo bailarina. No exterior, muitas vezes usa-se uma sola menos flexível face à rocha, que solicita mais os pés (como o modelo Vertika).

Team falésia

Vais escalar no exterior? Encontra o equipamento necessário para as tuas vias de um largo:

segurança escalada

Descensor

Composto por um mosquetão e um sistema de segurança (Karo, Toucan, Tubik, Grigri...). Em vias de um largo, todos os sistemas de segurança servem (alguns, como o Grigri, são autobloqueantes ou têm um sistema de travagem assistida).

pés de gato escalada em falésia ou grandes vias

Pés de gato adaptados

No exterior, é preciso uma sola mais rígida para poupar os pés face ao largo das vias, e obter um melhor impulso nas pequenas “presas”. Para ajustar ao máximo o aperto, pode colocar atacadores.

Arnes com equipamento

Arnês

Se for o primeiro de cordada no exterior, deve colocar e/ou retirar as fitas expresso; considere optar por um arnês com porta-materiais adaptados.

como fazer auto segurança em escalada

Linha de vida

Uma vez chegado ao topo da via, a guia/longe permite-lhe amarrar ao relé na altura de escalar top rope. Consiste numa correia (ou num pedaço de corda) e num mosquetão com rosca. O melhor comprimento? Não demasiado comprida para ficar suficientemente perto do relé para escalar em top rope, mas não demasiado curta para manter a liberdade de movimentos (deixar 70 a 90 cm entre si e o relé).

como escolher um corda para escalada em falésia

Corda

A corda permite ligar o escalador e quem faz segurança. Existem três categorias de corda. As cordas simples, as cordas duplas e as cordas gémeas.

como escolher as express de escalada

Fitas expresso

Um conjunto de fitas expresse é indispensável para o escalador 1.º de cordada fixar os pontos de proteção. Uma fita expresse é composta por dois mosquetões ligados por uma correia. O mosquetão de cima permite colocar a fita expresso no ponto de proteção (chapa ou pontos fixos). O mosquetão de baixo permite passar a corda.

E para ocupar os tempos de recuperação?

treinar escalada

Procuras uma atividade para ocupar as pausas junto à rocha?

Fácil de transportar e instalar, a slackline permite trabalhar o equilíbrio, a propriocepção e a concentração!

escaladores a tomar café

Alimentação e hidratação

Não menos importante, a quando de uma saída para escalar não convém esquecer de levar comer e água para o tempo que vamos passar na parede.

escaladores em bloco no ginasio

O glossário de escalada

« Escorreguei de cabeça numa reglete e levei uma pancada no crux » esta frase ainda lhe parece estranha? É por pouco tempo: preparámos-lhe um glossário de palavras que deve conhecer para progredir na escalada.
mãe e filho na falesia

BENEFÍCIOS DA ESCALADA PARA CRIANÇAS

A escalada é muito benéfica para a saúde e o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
TOP 6 DOS NÓS MAIS ÚTEIS EM ESCALADA E ALPINISMO

TOP 6 DOS NÓS MAIS ÚTEIS EM ESCALADA E ALPINISMO

Nós de encordoamento, nós de ancoragem... Tutorial ilustrado para treinar com toda a segurança!
escalador a calçar um pé de gato

Como escolher os pés de gato para escalada?

Os pés de gato são o aliado indispensável, mas a sua escolha é certamente a mais difícil no que toca ao equipamento de escalada. Guiamos-te passo a passo para encontrar os pés de gato adequados.
escaladoras a tirar foto

Melhores presentes para oferecer a um escalador

É praticante ou começou agora a escalar e não sabes o que oferecer? Descobre as nossas sugestões de presentes para amantes de escalada!
Onde fazer escalada Indoor em Portugal?

ONDE FAZER ESCALADA INDOOR EM PORTUGAL?

Descobre alguns locais para praticar escalada indoor em Portugal e atreva-te a experimentar este desporto vertical.