Chega de resina, mal podes esperar por sentir rocha pura e dura? Quer em bloco, quer em falésia, encontra o equipamento indicado: arnês, pés de gato, mas também escova, capacete, colchão de queda, óculos… Siga o guia!
Quer pratiques mais em bloco, quer em falésia, precisas de alguns equipamentos comuns às duas disciplinas.
Um tecido demasiado rígido ou pouco respirável, uma costura mal colocada… Algumas peças de roupa podem impedir-nos de fazer o nosso melhor. Opta por cavas largas nas partes de cima e tecidos extensíveis e cós lisos nas partes de baixo.
DICA DE ESCALADORES: considera levar uma faixa ou bandana para afastar os cabelos dos olhos quanto tem as mãos ocupadas.
Um bastão extensível
Para poder fixar a primeira fita expresso diretamente a partir de baixo, ou escovar as presas inacessíveis antes de uma passagem.
Uma escova
Por mais que estejamos ao nível, às vezes as presas têm pó e não acertamos o movimento… A solução é uma boa escovadela e toca a seguir caminho!
Para o resto, o equipamento será mais específico, consoante escalar em bloco ou em via:
O bloco no exterior requer menos equipamentos do que a via, mas estes podem revelar-se mais volumosos.
Um colchão de queda
Tapete muito espesso que se coloca na base dos blocos para amortecer as quedas dos escaladores. Procura que seja confortável de transportar (alças, pegas reforçadas…). Os pequenos extra? Considera um tapete de chão para limpar os teus pés de gato antes de escalar e bolsas para o bastão, a escova…
Pés de gato rápidos de calçar
Em bloco, os encadeamentos são curtos, colocamos e levantamos os pés de gato com frequência. Para ser mais prático, será melhor optar por extensíveis ou tipo bailarina. No exterior, muitas vezes usa-se uma sola menos flexível face à rocha, que solicita mais os pés (como o modelo Vertika).
Vais escalar no exterior? Encontra o equipamento necessário para as tuas vias de um largo:
Descensor
Composto por um mosquetão e um sistema de segurança (Karo, Toucan, Tubik, Grigri...). Em vias de um largo, todos os sistemas de segurança servem (alguns, como o Grigri, são autobloqueantes ou têm um sistema de travagem assistida).
Pés de gato adaptados
No exterior, é preciso uma sola mais rígida para poupar os pés face ao largo das vias, e obter um melhor impulso nas pequenas “presas”. Para ajustar ao máximo o aperto, pode colocar atacadores.
Linha de vida
Uma vez chegado ao topo da via, a guia/longe permite-lhe amarrar ao relé na altura de escalar top rope. Consiste numa correia (ou num pedaço de corda) e num mosquetão com rosca. O melhor comprimento? Não demasiado comprida para ficar suficientemente perto do relé para escalar em top rope, mas não demasiado curta para manter a liberdade de movimentos (deixar 70 a 90 cm entre si e o relé).
Corda
A corda permite ligar o escalador e quem faz segurança. Existem três categorias de corda. As cordas simples, as cordas duplas e as cordas gémeas.
Fitas expresso
Um conjunto de fitas expresse é indispensável para o escalador 1.º de cordada fixar os pontos de proteção. Uma fita expresse é composta por dois mosquetões ligados por uma correia. O mosquetão de cima permite colocar a fita expresso no ponto de proteção (chapa ou pontos fixos). O mosquetão de baixo permite passar a corda.
E para ocupar os tempos de recuperação?