É um dispositivo desenhado especificamente para prender a pessoa às estruturas fixas da via ferrata. É composto por duas cintas elásticas ou pedaços de corda dinâmica, ligados lateralmente a dois mosquetões tipo "K", específicos para a via ferrata, Por outro lado, para o dissipador.
O conjunto deve estar totalmente conectado ao arnês: em caso de queda, os mosquetões irão parar nas âncoras do percurso, segurando, junto com as cintas elásticas, parte da queda enquanto o dissipador começará a operar para dissipar o energia cinética desenvolvida, minimizando danos ao físico do caminhante.
O conjunto deve ser trocado por um novo a cada queda ou desgaste graves nos seus componentes, sendo aconselhável trocá-lo após no máximo 5 anos de uso regular. Os conjuntos via ferrata existentes no mercado são estritamente regulamentados pela norma europeia EN 958 e certificados pela CE e UIAA.
São os únicos dispositivos de segurança admissíveis na via ferrata e como existem restrições de peso para o arranque do dissipador, para crianças e todas as pessoas com peso inferior a 45Kg, o grupo deve ir amarrado em cordada durante toda a via ferrata.