DESCOBRE A VIA FERRATA

A via ferrata permite a um grande número de pessoas experimentar percursos de montanha mais desafiadores, alcançando novos picos e novas emoções.  Descubre aqui como te equipares.

praticante de via ferrata

Via ferratas são percursos de montanha dotados de cabos de aço, degraus ou escadas, concebidos para facilitar a progressão dos caminhantes que não têm de ter necessariamente conhecimentos de escalada.
Quando decidimos enfrentar uma via ferrata, é necessário ter alguns equipamentos específicos para esta pratica.

- arnes

É o equipamento essencial para conectar a pessoa a todos os dispositivos de segurança;  o arnês deve ser escolhido em função do conforto e do tamanho da pessoa;  portanto, é aconselhável experimentares diferentes modelos antes de comprar.
Para uso na via ferrata, não é necessário ter um tipo específico de arnês: todos os modelos homologados para o montanhismo, que atendam à norma europeia EN 12277, são aceitáveis.

imbrago
kit via ferrata vitalink

- KIT De via FERRATA

É um dispositivo desenhado especificamente para prender a pessoa às estruturas fixas da via ferrata: é composto por duas cintas elásticas ou pedaços de corda dinâmica, ligados lateralmente a dois mosquetões tipo "K", específicos para a via ferrata, por outro lado, para o dissipador.
O conjunto deve estar totalmente conectado ao arnês: em caso de queda, os mosquetões irão parar nas âncoras do percurso, segurando, junto com as cintas elásticas, parte da queda enquanto o dissipador começará a operar para dissipar o energia cinética desenvolvida, minimizando danos ao físico do caminhante.
O conjunto deve ser trocado por um novo a cada queda ou desgaste graves nos seus componentes, sendo aconselhável trocá-lo após no máximo 5 anos de uso regular.  Os conjuntos via ferrata existentes no mercado são estritamente regulamentados pela norma europeia EN 958 e certificados pela CE e UIAA.
São os únicos dispositivos de segurança admissíveis na via ferrata e como existem restrições de peso para o arranque do dissipador, para crianças e todas as pessoas com peso inferior a 45Kg, o grupo deve ir amarrado em cordada durante toda a via ferrata.

casco

- capacete

Fundamental para a segurança individual em todas as atividades verticais, é a parte do equipamento destinada a proteger a cabeça, em caso de queda de uma pessoa, ou de pedras, que podem cair natural ou acidentalmente das paredes.
Deve ser escolhido em função da leveza, do conforto e do grau de adaptação: qualquer capacete homologado para o montanhismo e conforme a norma europeia EN 12492, é ideal para a prática de via ferrata.

luvas de ferrata

Vais passar um bom tempo a trabalhar com mosquetões, cabo de aço e as tuas mãos podem ficar bastante danificadas, umas luvas é a melhor solução para te protegeres.

DESCOBRE A VIA FERRATA

onde fazer via ferrata em portugal

Estamos sempre à espera de mais informações sobre as várias Vias Ferratas existentes em Portugal, se souberes de mais algumas, faz nos chegar essa informação de modo a podermos juntar aqui.

praticante de via ferrata em escadas

atenção!!!

A pratica de Via Ferrata pode perecer uma actividade livre de grandes riscos, mas todo o cuidado é pouco quando estamos a varios metros de altura!