A NATAÇÃO FAZ GANHAR MÚSCULO?

Conhecemos os benefícios da natação. E os de um físico musculado. Uma boa musculatura, é uma boa manutenção diária e mais calorias consumidas.

A natação faz ganhar músculo?

Para simplificar: quanto mais músculo tem, mais calorias gasta. Ganhar músculo é uma excelente opção para perder peso. Para o nadador, músculos tonificados e bem estruturados são também um grande trunfo. Mas, a natação faz ganhar músculo, e como? Pronto, conto-te tudo!

A natação faz verdadeiramente ganhar músculo?

Spoiler alert: sim.



Aliás, a estrutura dos nadadores já te deveria ter sossegado acerca deste assunto. Bom, não te entusiasmes muito depressa... Para chegar a isso, é necessário trabalho. Muito trabalho. E rigor. Duas sessões por semana, é pouco. Infelizmente. Mas, já não é mau! E é suficiente para ficar bem tonificado. Então, nada de desmotivar!



Ponto forte da natação: é um desporto completo que solicita todos os músculos. Com a resistência da água e a pressão exercida no momento das trações, podemos compará-la mais ou menos com o halterofilismo. Ou musculação, de forma mais simples. Com a diferença de um pormenor que nem é verdadeiramente um: a natação faz ganhar músculo mais em comprimento do que na largura.



Para simplificar, isto quer dizer que alonga e reforça o músculo sem necessariamente inchá-lo. Resumidamente, a natação tonifica, estrutura e afina o visual. Para ficar com volume, vai ser necessário levantar halteres. Calha bem, a musculação é um complemento excelente para a natação. E grande parte dos nadadores de alta nível já o perceberam. ;-)



A natação faz ganhar músculo por todo. E faz ganhar músculo em profundidade. Imagina uma sessão de estruturação no chão. Sim, eu sei, é duro. Pois, quando nadas, os teus músculos são solicitados da mesma maneira. Com a condição de fazer esforços, evidentemente. Sem dúvida que já sabes disso, para otimizares a tua técnica de natação, é necessário estruturares-te bem.


A estruturação reforça as costas e os abdominais. Assegura um bom apoio, permite ter uma barriga lisa e abdominais sólidos. E uma faixa abdominal tónica, é a base para uma boa coordenação dos movimentos. Essencial em natação!

A natação faz verdadeiramente ganhar músculo?

Que músculos trabalhamos com a natação?

Quase todos. Mas não de forma igual. Ao ver os nadadores com o corpo em V, como podes adivinhar, alguns músculos são privilegiados. E varia também em função do estilo preferido. Aproveito também para lembrar: pratica-os todos. É bom para os teus músculos.


Vamos lá então para uma lição muito breve de anatomia. Ajuda-te a organizar as tuas sessões, consoante os teus objetivos e os músculos que pretendes tonificar.


Na natação, é principalmente a parte superior do corpo que é mobilizada. Principalmente os dorsais e os ombros, solicitados por todos os estilos. Nota que são um pouco menos quando nadas de bruços, mas, em contrapartida, os teus peitorais trabalham.


Nadar permite também ter braços mais firmes. Mas, se for o teu objetivo, lembra-te que são principalmente os tríceps que trabalham no crawl, e no crawl de costas. Para reforçar os bíceps, nada de bruços.


E também é válido para os peitorais, um pouco desleixados no crawl. Também podes optar pelo estilo borboleta, o movimento de braços reforça os peitorais. Não é o estilo mais simples. Mas é mais um bom motivo para começar.


Os abdominais não ficam de fora. Graças à estruturação... mas não volto para isso, já sabes tudo. E se os abdominais dos nadadores de estilo borboleta te parecem mais saídos, é normal. É o estilo ideal para trabalhá-los. Caso contrário, o crawl, também é bom. Principalmente para os oblíquos.

A parte inferior do corpo não é a mais solicitada pela natação. Caso desejes muscular as suas pernas, faz piscinas de bruços. Tonifica os adutores (o interior das coxas), assim como os quadríceps e os isquiotibiais. Resumidamente, o estilo de bruços tem tudo de bom para as tuas coxas!

Pronto, já sabes tudo, ou quase tudo. Para os mais curiosos, alguns detalhes adicionais acerca dos diversos estilos e os músculos que reforçam.

Alguns conselhos para ganhar músculo da forma certa com a natação ​​​​​​

Evidentemente, para ver os primeiros benefícios, é necessário rigor. E regularidade. Mais uma vez, o que importa é a técnica. Dominá-la permite otimizar os resultados.

Além disso, a natação, é fixe, não sou eu que te vou dizer o contrário. Mas não neglicencies as outras disciplinas. Penso na musculação, perfeita para desenvolver a tua musculatura. Pois é. Assim como as qualidades do nadador. É tentador, mas não vou falar outra vez da estruturação. Percebeste-me... ;-)

Bom, a teoria é muito simpática. Mas passemos um pouco para a prática. Segue-me para algumas piscinas musculadas. Iremos tonificar, com exercícios específicos. E com a ajuda de alguns acessórios. Porque uma das vantagens da natação, é poder concentrares-te nos teus objetivos. Vamos lá então!

- Para braços firmes, começa por calçar luvas com membranas, ou palas. Aumentarás assim a carga empurrada dentro de água, e o esforço. Outra dica: o pullbuoy é excelente para bloquear o trabalho das pernas e concentrares-te no dos braços.

- Para abdominais de sonho, continua com algumas piscinas em ondulação. Equipa-te com uma prancha e ondula de costas ou de barriga para baixo. Para musculares os oblíquos, e afinares a cintura, faz ondulações na lateral.

- Por fim, para não esqueças as pernas e afina-as, calça as barbatanas compridas. E trabalha os teus batimentos que devem ser flexíveis. Utilizar uma prancha, também é uma boa ideia, irá permitir-te não forçar nos braços.

Com isto tudo, tens uma boa base para começar. Não hesites em ir mais longe com outros exercícios mais específicos, adaptados aos teus objetivos.

Alguns conselhos para ganhar músculo da forma certa com a natação ​​​​​​

Praticada com uma velocidade moderada ou mais intensa, a natação faz ganhar músculo, e faz até perder peso. E é apenas um dos seus inúmeros benefícios. Então não se prive. E depois, quando se avizinham os dias bons, as piscinas, são tuas assim como os spots de natação em águas abertas.

Afinal, o que importa é variar os prazeres!

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO tEU INTERESSE: