A natação faz verdadeiramente ganhar músculo?
Spoiler alert: sim.
Aliás, a estrutura dos nadadores já te deveria ter sossegado acerca deste assunto. Bom, não te entusiasmes muito depressa... Para chegar a isso, é necessário trabalho. Muito trabalho. E rigor. Duas sessões por semana, é pouco. Infelizmente. Mas, já não é mau! E é suficiente para ficar bem tonificado. Então, nada de desmotivar!
Ponto forte da natação: é um desporto completo que solicita todos os músculos. Com a resistência da água e a pressão exercida no momento das trações, podemos compará-la mais ou menos com o halterofilismo. Ou musculação, de forma mais simples. Com a diferença de um pormenor que nem é verdadeiramente um: a natação faz ganhar músculo mais em comprimento do que na largura.
Para simplificar, isto quer dizer que alonga e reforça o músculo sem necessariamente inchá-lo. Resumidamente, a natação tonifica, estrutura e afina o visual. Para ficar com volume, vai ser necessário levantar halteres. Calha bem, a musculação é um complemento excelente para a natação. E grande parte dos nadadores de alta nível já o perceberam. ;-)
A natação faz ganhar músculo por todo. E faz ganhar músculo em profundidade. Imagina uma sessão de estruturação no chão. Sim, eu sei, é duro. Pois, quando nadas, os teus músculos são solicitados da mesma maneira. Com a condição de fazer esforços, evidentemente. Sem dúvida que já sabes disso, para otimizares a tua técnica de natação, é necessário estruturares-te bem.
A estruturação reforça as costas e os abdominais. Assegura um bom apoio, permite ter uma barriga lisa e abdominais sólidos. E uma faixa abdominal tónica, é a base para uma boa coordenação dos movimentos. Essencial em natação!