O que é o treino do core?
"Core stability"... Mas afinal do que falamos? Falamos de uma tendência que está claramente de regresso em quase todas as disciplinas desportivas. E ainda bem, porque com uma boa "estabilidade do core", ou seja com a estabilidade do tronco, estará a fortalecer-se, a melhorar os seus desempenhos desportivos e a evitar lesões. Entre os exercícios mais populares encontram-se: as flexões, os exercícios de abdominais, os agachamentos, as elevações.
Mas o que é que isso implica exatamente?
Na verdade, trata-se de fortalecer os músculos superficiais e profundos do tronco através da realização de exercícios específicos. Estes músculos ligam firmemente o busto e o abdómen.
E a boa notícia: para um bom treino, é suficiente realizar exercícios de equilíbrio que se integram facilmente em qualquer programa de treinos. Entre os mais conhecidos estão as flexões, os abdominais, os agachamentos e as elevações. Cada exercício tem por objetivo fortalecer a musculatura. Para tal, é necessário contrair os músculos e é aí que reside toda a diferença em relação aos abdominais tradicionais. Os exercícios de core obrigam a manter uma certa posição durante o máximo de tempo possível.