1. Qual a importância de manter atividade física em casa?
Mesmo sem nos apercebermos, os dias de trabalho têm momentos de atividade física moderada e de movimentos, que não devem ser esquecidos com o teletrabalho.
Estás em teletrabalho ou em regime freelancer e divides os teus dias entre o escritório e a sala? Como continuar a praticar uma atividade física regular e permanecer de boa saúde? Deixamos alguns truques para evitar o sedentarismo!
O teletrabalho ajuda a concentração e a produtividade, mas muitas vezes em detrimento da atividade física e exercício regular. Sozinho na secretária, a tendência é para mexer cada vez menos e não sair do lugar. No entanto, estar a trabalhar em casa não deve impedir de cuidar do corpo, bem pelo contrário! Não é preciso suar para ter um mínimo de atividade física, por isso segue as regras do dia-a-dia para permanecer em forma.
Mesmo sem nos apercebermos, os dias de trabalho têm momentos de atividade física moderada e de movimentos, que não devem ser esquecidos com o teletrabalho.
A razão mais importante: a saúde!
Evitar as lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho, adaptando local de trabalho e reduzindo ao máximo as horas consecutivas de sedentariedade, vai ser muito importante. Ao contrário do que se possa pensar, não permanecemos sentados no escritório o dia inteiro, por isso porque o fazemos em teletrabalho?
Todos o sentimos no trabalho, durante os nossos estudos ou mesmo a ver um filme particularmente longo, a verdade é que é quase impossível manter a concentração sem nos mexermos durante muito tempo.
A solução? O movimento! Ao levantar a cabeça do computador e o rabo da cadeira, isso permite que o cérebro e os olhos façam uma merecida pausa.
Todos estes movimentos estão frequentemente associados à necessidade do corpo em mexer-se para eliminar o stress.
Não vamos falar aqui de ir correr para libertar um máximo de endorfinas e alcançar a sensação de satisfação e de bem-estar que o desporto pode originar, mas trazemos algumas dicas diárias para gerir o bem estar.
Levantar, caminhar...são tudo estratégias para evitar adicionar stress ao longo do dia.
Quando se trabalha em casa, é preciso ter atenção a alguns comportamentos e hábitos que estão associados ao trabalho e espaço físico. Não há pausas para o café, temos tudo o que precisamos à mão ou a alguns passos de distância, e por isso é fácil permanecer imóvel e sentado na mesma posição durante horas a fio. Atenção, o metabolismo pode ressentir-se!
É muito importante estar bem sentado: joelhos à altura das ancas, costas direitas, cotovelos suportados e ecrã à altura do olhar, para evitar as dores cervicais. Se tal não acontecer, ajustar com uma almofada para elevar as ancas, ou com um step para elevar a altura dos joelhos.
Nota: Existe também material específico para posicionar o ecrã do computador portátil à altura dos olhos.
Em casa temos mais liberdade e menos olhares sobre nós, por isso podemos estar mais à vontade e fazer alguns exercícios ou posições de relaxamento sem que exista olhares mais desconfortáveis. Por isso, aproveita para espreguiçar regularmente para uma maior sensação de bem-estar e relaxamento.
Estica os braços, a coluna vertebral e inspira profundamente! Repete este exercício diariamente.
Não é necessário saltar da cadeira para fazer flexões e agachamentos! Mas é essencial levantar regularmente para coisas simples do dia-a-dia, como ir beber água à cozinha, ir à casa de banho, exercitar as pernas, entre outras movimentações.
Tens um objetivo? Queres melhorar as tuas performances? Nós temos o plano!
Com a aplicação gratuita DECATHLON COACH, deixa-te guiar pelo treinador vocal e mede a tua atividade. Podes acompanhar os detalhes das tuas sessões de treino e o teu progresso!
1. Não ter tudo disponível na divisão onde se trabalha. Deixar o café ou chá na cozinha, a impressora no sítio normal, são algumas estratégias que vão obrigar a levantar para ir buscar o que necessita ou apetece ao longo do dia, como no escritório e no open space!
2. A casa tem escadas? Não hesites em andar entre os andares ao longo do dia, para ir buscar o que precisas (carregadores, roupa, etc.)
3. Durante aos reuniões é mais complicado, mas durante telefonemas, sempre que possível podes levantar-te e caminhar ao longo da casa. Assim ganhas facilmente alguns minutos longe da cadeira!
Os mais organizados podem definir um alarme no telefone a cada 20 a 30 minutos. Um lembrete simples e eficaz.
Descobre abaixo alguns exercícios que podem ser feitos para relaxar os músculos da nuca e do fundo das costas!
O mais importante é manter um dia a dia ativo, mesmo que a trabalhar a partir de casa. Levantar, exercitar, alongar e manter a produtividade diária!