Stress e sono: 8 problemas do dia a dia resolvidos graças à natação

Stress e sono: 8 problemas do dia a dia resolvidos graças à natação

MAIS VOLTAS À PISCINA E MENOS ANSIEDADE COM ESTAS 8 BOAS RAZÕES PARA LUTAR CONTRA O STRESS GRAÇAS À NATAÇÃO.

A privação de sono ou o stress em excesso, por vezes os dois em conjunto, pode rapidamente arruinar o teu dia a dia. Diz-se muito que o stress é a doença do século porque afeta cada vez mais pessoas e porque a lista das suas consequências é longa. Felizmente existem soluções. A natação é uma delas graças aos seus múltiplos benefícios na saúde psicológica. Tenho por isso boas razões para te puxar para a água, mas é para o teu bem. Foca nos problemas, que se resolvem mais depressa com uma pequena ida à piscina.

Stress e sono: 8 problemas do dia a dia resolvidos graças à natação

Problema n°1: o cansaço logo ao acordar

Sete horas. O despertador toca. Mal te levanta, sentes-te (já) cansado(a). O dia adivinha-se muito longo. É óbvio: estás com privação de sono. Menos de 6 horas não é suficiente, definitivamente. Talvez seja altura de reveres a hora em que te deitas. 

Boas notícias: a natação pode ajudar, levando-te à água e levando-te a adquirir bons hábitos. Estás ciente de que o segredo para evoluir é a regularidade. O ideal é fazeres pelos menos 3 sessões semanais incluídas num plano de treino. Este plano deve ser complementado com uma alimentação adequada e um bom padrão de sono

É um círculo virtuoso. A natação permite-te dormir melhor e dormir bem ajuda-te a nadar melhor. Atingir os teus objetivos mais facilmente (e mais rapidamente) deverá motivar-te para te deitares um pouco mais cedo.

Problema n°2: não há maneira de adormecer!

Três horas da manhã. Dás voltas na cama já há duas longas horas. Contaste e voltaste a contar carneirinhos. Melhor: nadadores de mariposa. Mas não há nada a fazer, não consegues pegar no sono. É enervante e já sabes que o dia seguinte pode ser difícil. 

O meu conselho é: fazeres algumas voltas na piscina para ganhar vantagem aos teus problemas de sono. A natação (e, no geral, o desporto) favorecem o sono, ao contrário do que se julga. Ao queimar calorias (cerca de 400 numa hora!) e gastares energia, a tua sessão de natação antecipa a (boa) fadiga.

Naturalmente, é melhor evitares sessões demasiado intensas menos de três horas antes de te deitares. Por isso, guarda o treino para o triatlo para outra altura do dia. A razão é que, simplesmente, a temperatura do teu corpo deve ter tempo para diminuir antes de dormir.

Stress e sono: 8 problemas do dia a dia resolvidos graças à natação

Problema n°3: dormiste (mal)

Fazes as contas e estão certas: dormiste as 8 horas. Muito bem. Porém, o cansaço mantém-se. Piscas os olhos a meio da tarde. A tua micro sesta diária aparentemente já não resulta. Talvez seja uma questão de qualidade. As horas de sono contam, mas não sendo um sono de qualidade, não são suficientes. 

Calha bem porque a natação também faz milagres na qualidade do sono. Primeiro, porque regula o ritmo circadiano, isto é, o ritmo vigília/sono, graças ao gasto energético e à libertação de hormonas. 

Depois, porque a libertação de endorfinas durante a sessão ajuda-te a relaxar e a dormir melhor. De facto, não é preciso relembrar a relação direta entre sono e stress. Em suma, quanto menos stressado(a) estiveres, mais qualidade terá o teu sono.

Problema n°4: fisicamente, estás tenso(a)

Um dia são as costas. Outro dia são os membros inferiores. Aparentemente, estás sob tensão e os músculos ressentem-se. É sabido: o stress crónico afeta por vezes o corpo. Não necessariamente no bom sentido. Para resolver este problema, a massagem é uma solução (mensagem subliminar à tua cara-metade). Uma sessão de natação também. 

O desporto contribui para o relaxamento muscular. É particularmente verdade no caso da natação graças aos seus efeitos positivos no sistema nervoso e nos músculos. Na água, a sensação de imersão e flutuação relaxa todos os músculos. Influencia também o teu bem-estar psicológico

O meu conselho é: uma prática intensa para libertar mais endorfinas e eliminar as tensões. Vamos às voltas vigorosas! Para mais pormenores sobre os benefícios da natação na saúde física, dâ uma leitura ao artigo imediatamente a seguir.

Stress e sono: 8 problemas do dia a dia resolvidos graças à natação

Problema n°5: não consegues gerir as tuas emoções

Enervas-te com coisas pequenas. Andas irritadiço(a) e os teus colegas já nem se atrevem a aproximar-se. A culpa é das tuas emoções que nem sempre são bem canalizadas. Parece que a tensão não é apenas física. Estou a repetir-me, mas, mais uma vez, pode ser o stress. 

Para se veres livre dele e manter apenas os seus aspetos benéficos (sim, existem), a natação é bastante recomendada. Graças aos efeitos anteriormente mencionados (e àqueles de que vou falar), mas também porque é um contexto ótimo para aprender a controlar e gerir as emoções. Aliás, começa desde a mais tenra idade, quando é preciso vencer o medo da água. Uma sessão na piscina também é ideal para te livrares das emoções negativas acumuladas ao longo do dia.

Problema n°6: andas em baixo

O teu estado de espírito anda em baixo. O stress influencia o teu humor e torna a vida mais difícil. Umas quantas voltas semanais na piscina talvez sejam a solução certa para voltares a sorrir. Para recuperar a tua boa disposição também. Eu explico porquê. 

Já mencionei os benefícios das endorfinas. Ora, mais uma vez, são elas que atuam no teu bem-estar proporcionando sensação de prazer ou mesmo de euforia. Simplesmente porque, durante uma sessão de natação, o cérebro liberta estas moléculas (as endorfinas!) cuja ação se assemelha à do ópio. 

Nadar tem, por conseguinte, efeitos antidepressivos. Aliás, existem pontos em comum entre a natação e a meditação: a respiração profunda e a repetição de movimentos. Além disso, a água tem propriedades calmantes e relaxantes. Até a cor parece que apela à meditação. Obviamente, caso este estado se mantenha, recomendo que consultes um médico.

Stress e sono: 8 problemas do dia a dia resolvidos graças à natação

Problema n°7: está muitas (demasiadas) vezes doente

Duas constipações e uma bronquite, tudo em menos de quinze dias, começa a ser demais. O stress, é preciso que se diga, não é propriamente aliado do sistema imunitário tendo em conta que te fragiliza devido a uma hormona produzida quando está tenso(a): o cortisol.

Está mais do que provado, praticada de forma regular, a natação preserva e reativa o sistema imunitário. Diz-se que é imunoestimulante. Reduz também o risco de doenças, em particular, as cardiovasculares.

A mais-valia: a água fria. Os nadadores e as nadadoras em águas abertas são, muitas vezes, menos suscetíveis a doenças respiratórias. Uma ligeira constipação não é portanto uma desculpa para faltares ao treino de natação.

Problema n°8: a tua memória falha-te

Andas muitas vezes à procura das chaves, não te consegues lembrar do sítio onde as deixaste nem por nada. Pior: por vezes esqueces-te de acontecimentos. Tens alguns lapsos de memória. Garanto-te acontece a todos. Não se passa nada com a tua cabeça, só estás um pouco tenso(a). Sem enveredar por raciocínios científicos, eis uma explicação simples: o stress interfere com a nossas capacidades de memorização. Pois é! 

Nada que seja impossível de resolver. Pelo contrário. Aliás, uns estudos realizados por cientistas (e, para os mais curiosos, publicados no Journal of the International Neuropsychological Society) demonstraram que o desporto estimula a memória. A natação é por isso uma boa solução para vencer a ansiedade e melhorar a memória.

Melhoria da qualidade do sono, diminuição do stress e dos seus efeitos: definitivamente, a natação só tem vantagens! O prazer de nadar, juntamente com os benefícios na sua saúde psicológica, deverão ser suficientes para te convencer a ir à água regularmente. Está na hora de vestires o fato de banho!

Estes conselhos podem ser do seu interesse:

pessoas na piscina

NATAÇÃO: como fixar objetivos?

Nadar é bom.Mas nadar com vista a alcançar um objetivo, é ainda melhor! Descobre como fixar os teus objetivos e como os atingir.

Natação: Como fazer um bom aquecimento?

NATAÇÃO: Como fazer um bom aquecimento?

Saiba os conselhos dos nossos nadadores experientes para fazer um bom aquecimento na natação antes de treinar.

Natação: como perder os seus pneuzinhos?

Natação: como perder os seus pneuzinhos?

Queres despedir-te da tua boia graças à natação? Descobre os meus conselhos para perder os teus pneuzinhos a nadar!

Quantas calorias queimam 30 minutos de natação

Quantas calorias queimam 30 minutos de natação?

A natação é um dos desportos que consome mais energia, ou seja, queima muitas calorias. Mas quantas em 30 minutos? Conto-te tudo!