mulheres a fazer execrcicio fisico na piscina

Os benefícios da hidroginástica como complemento de outro desporto

Caso ainda não tenhas integrado a Hidroginástica no teu programa desportivo, é quase de certeza porque não conheces todos os seus benefícios. Apesar de alguns preconceitos que persistem, a Hidroginástica é uma excelente modalidade com inúmeros benefícios.

Até o recomendamos num programa de treino cruzado, como complemento a outros desportos.
Para fazer o ponto situação, encontramo-nos com o Loïc Martini, treinador e preparador físico.

Foco em alguns benefícios que lhe vão dar vontade de integrar a Hidroginástica no seu treino desportivo.

Tira proveito das virtudes da água

A água tem virtudes calmantes. Os seus benefícios são físicos e psicológicos.

É uma evidência: durante uma sessão de hidroginástica, tira proveito desses benefícios todos.
Para citar apenas alguns, a água tem efeitos antálgicos. É perfeito se tem tendência para ter inflamações e dores musculares.

Graças à gravidade zero e à sensação de flutuação, a água é também excelente para relaxar os músculos. E músculos relaxados, é também uma mente mais descontraída. Ao que parece, a cor da água tem também um impacto positivo no nosso humor!

haltere aquatico

Aumentar o trabalho de resistência graças à superfície da água

Dentro de água, dois parâmetros devem ser considerados: a velocidade e a superfície de água deslocada

Resumindo, a resistência é mais importante do que fora de água e quanto mais rápido for, melhor trabalha. Os seus músculos são então mais solicitados. 

Preconceito: A tendência é pensar que se trabalha menos pelo facto de sentir menos os exercícios. É falso. E tal como indica o treinador: “uma sensação menos dolorosa não corresponde a um trabalho menos intenso”

Para que tenha uma ideia, uma sessão de hidroginástica gasta as mesmas calorias que durante uma sessão de natação de mesma duração.

Melhorar a circulação sanguínea

A Hidroginástica favorece a vasodilatação. Apresentado assim, é um pouco complexo. 

Para simplificar, quando fazes exercícios dentro de água, os teus vasos sanguíneos são dilatados e o teu sangue circula melhor nos músculos mobilizados, principalmente graças à gravidade zero e à temperatura.

Benefício principal: o trabalho cardíaco é menos importante do que fora de água.

senhora com halteres na piscina e exercitar-se

Sair da tua zona de conforto para desafiares-te

Psicologicamente, é importante para o desportista. É de certa forma um desafio. Estar dentro de água, isto é noutro ambiente, permite sair da tua zona de conforto e aumentar a tua motivação. E ter uma abordagem mais pluridisciplinar das tuas performances.

A Hidroginástica é também um bom meio para os não-nadadores ou para aqueles que não se sentem seguros dentro de água para terem uma atividade aquática. 

E um bom início para mergulhar para a água.

Favorecer a recuperação ativa depois de um treino

A recuperação é uma das bases do desportista. Podes ser ativa ou passiva. 

A saber: numa água temperada, apenas se fala de recuperação ativa. É ideal para eliminar as toxinas geradas durante uma sessão de desporto intenso.

Um bom hábito a criar: uma sessão de hidroginástica depois de um treino. Simplesmente para favorecer a homeostase, isto é, o equilíbrio do corpo, que vai arrefecer dentro de água.

senhoras em colchao insuflavel

Dar um pouco de folga às articulações

As suas articulações podem sofrer pelos impactos repetidos. Boa notícia: o aquafitness apenas tem efeitos positivos nestas últimas, principalmente por ser um desporto sustentado. Ou seja, é a água que sustenta o peso do corpo e a gravidade zero permite uma amplitude de movimentos mais importante do que fora de água. Como lembra o treinador: “dentro de água, as articulações, músculos e tendões ficam mais protegidos do que durante uma atividade fora de água. Daí o aquafitness ser muitas vezes considerado como uma atividade suave.”

Recomenda-se então para todos e não há qualquer contraindicação.

O aquafitness adapta-se a cada prática desportiva

O aquafitness adapta-se a cada desportista, de nível principiante ou não. E principalmente a cada necessidade. Pode ser praticado de forma mais ou menos intensa. Trata-se de uma atividade acessível que pode ser suave ou muito enérgica e que se integra totalmente no programa de um desportista de alto nível, seja qual for a sua atividade.

Tal como sublinha o treinador: “uma preparação física geral ou específica pode ser encontrada graças a exercícios de hidroginástica ou aquafitness.”

senhora a meditar

Não perder em potência durante uma pausa forçada

Quem corre por gosto não cansa e não conta as suas sessões de desporto, mas, por vezes, não temos opção de escolha. É necessário parar durante algumas semanas. 

Boa notícia: não há pausas para a hidroginástica. Pois já o dissemos, não tem riscos para as articulações.

Três sessões por semana permitem não perder em potência e manter as suas capacidades cardíacas. Sim, a hidroginástica também é desporto. 

Para os ciclistas, por exemplo, o Aquabike é um excelente substituto, apesar do contexto não ser exatamente o mesmo.

Com a hidroginástica, não há qualquer risco de overtraining!

A hidroginástica integra-se perfeitamente num programa de treino cruzado.

Aumentar o número de sessões ou substituir uma depende da tua forma física. Caso estejas um pouco cansado, mais vale optar por uma substituição e tirar proveito dos benefícios da água e de uma atividade mais suave.

Caso estejas bem, nada te impede de aumentares a tua carga de treino, pois não há qualquer risco de overtraining com a hidroginástica.

Terás as vantagens do desporto sem os inconvenientes.

Poderíamos enunciar outros argumentos, mas achamos que já é suficiente para que fiques convencido em mergulhar e integrar a Hidroginástica no teu programa de treino. 

Claro que nada te impede de fazeres dele a tua modalidade principal.

Mais conselhos sobre a hidroginástica:

underwater

Como escolher o meu fato de banho Aquafitness?

Existem uma dezena de atividades AquaFitness, onde distinguimos as atividades aquáticas doces das atividades aquáticas dinâmicas. A intensidade da sua prática varia consoante a sua atividade e implica uma necessidade específica.
Noodle

O aquafitness, pronto para se inciar nesta prática?

Pois não Jacqueline! O aquafitness desenvolveu-se bem desde há alguns anos e, atualmente, existe uma dezena de atividades aquáticas que vão desde as práticas suaves e relaxantes às mais dinâmicas e intensivas, e sem qualquer limite de idade!
pessoas com halteres na piscina

Os benefícios da Hidroginástica

As propriedades da água acentuam os benefícios físicos e cardíacos do desportista mas não só. Siga-nos para os descobrir.
mulheres a fazer execrcicio fisico na piscina

Os benefícios da Hidroginástica como complemento de outro desporto

Caso ainda não tenhas integrado a Hidroginástica no teu programa desportivo, descobre todos os benefícios
mulhers na piscina

Hidroginástica - Como cuidar da pele e dos cabelos?

A hidroginástica é o aliado do teu corpo e o cloro o seu pior inimigo! Descobre os gestos corretos a adotar para cuidar da pele e do cabelo.