OS BENEFÍCIOS DO AQUAFITNESS

As propriedades da água acentuam os benefícios físicos e cardíacos do desportista mas protegem e preservam igualmente os praticantes das contrariedades ligadas às atividades desportivas: dores musculares, dores das articulações, lesões…

pessoas com halteres na piscina

Inúmeras atividades aquáticas inspiraram-se no universo Fitness, então porquê praticar estes desportos em meio aquático em vez de os praticar no ginásio?

Descobre 7 boas razões para se iniciar no desporto dentro de água:

senhora na piscina a fazer exercícios

PERDER PESO GASTANDO MAIS CALORIAS

A resistência da água é cerca de 15 VEZES SUPERIOR à do ar, assim, as atividades aquáticas necessitam de um gasto de energético superior aos desportos terrestres. 

Dentro de água, o corpo queima mais calorias mesmo imóvel uma vez que a temperatura do seu corpo (37º) é superior à da água (28-30°). 

Para atividades aquáticas suaves: hidroginástica, aquayoga e aquaséniors poderá queimar em média entre 200 a 300 calorias em 1h. 

Para as versões aquáticas mais dinâmicas tais como: o aquafitness, aquatrampolim, aquarunning e aquabike poderá queimar em média entre 400 a 600 calorias após 1h de atividade.  

Se estás a começar um programa de perda de peso, 3 parâmetros podem permitir-te queimar ainda mais calorias:
- A frequência de treino: entre 2 a 3 sessões por semana para manter uma atividade regular e habituar o coração ao esforço;
- A rapidez de execução dos movimentos (mantém um ritmo contínuo e regular);
- A temperatura da água (prefere as águas mais frias => o teu corpo gastará mais calorias para manter o valor habitual da temperatura corporal)

MODELAR O tEU CORPO E DESENVOLVER A tUA CONDIÇÃO FÍSICA

Consoante a atividade aquática escolhida, a resistência da água permite-te trabalhar a tua própria resistência assim como a tonificação dos teus grupos musculares.

senhora a fazer exercio na piscina
senhoras na piscina

COMBATER A CELULITE E A PELE TIPO CASCA DE LARANJA

Os movimentos dinâmicos e rápidos favorecem a eliminação de toxinas e de gorduras dentro de água. Melhoram a drenagem linfática, massajam os tecidos para reduzir a celulite.  

É uma maneira suave e relaxante para combater a pele tipo casca de laranja.

ACABOU-SE A SENSAÇÃO DE PERNAS PESADAS

A pressão da água exercida sobre o seu corpo estimula a circulação sanguínea e melhora o retorno venoso. 

As suas pernas parecem mais leves após o treino.

pernas senhora na piscina
TRAMPOLIM

DESENVOLVER A FLEXIBILIDADE PARA MELHORAR A TUA MOBILIDADE FÍSICA

Qualquer que seja o seu desporto aquático, o facto de ser feito na água, permite realizar movimentos com uma maior amplitude e de aumentar a flexibilidade articular.  

Poderás assim executar movimentos que seriam difíceis de realizar em terra graças ao princípio de Arquimedes.

ACABA COM AS DORES MUSCULARES APÓS O TREINO

O treino aquático é menos traumatizante para o corpo e acentua o esforço físico.

Pratica desporto sem riscos qualquer que seja o teu nível atlético, a tua idade ou o teu estado de saúde.

A água produz um efeito sobre a tua pele e massaja o teu corpo graças a movimentos lentos e mais suaves.

meg-fatodebanho
pessoas a exercitarem-se na piscina

LIMITAR O FENÓMENO DE TRANSPIRAÇÃO E SENTIRES-tE CONFIANTE DURANTE A tUA ATIVIDADE FÍSICA

Praticas desporto e transpiras menos graças à água.

No meio aquático, a temperatura do teu corpo sobe menos depressa do que nos desportos terrestres.

O teu corpo segrega menos transpiração para manter os músculos à temperatura ambiente e desidrata-se menos dentro de água.

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