Hidroginástica: 10 conselhos para te manteres motivado todo o ano

Iniciares-te no aquafitness, é bom.Manteres-te motivado todo o ano, é ainda melhor!

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No início do ano começaste as aulas de hidroginástica ou de aquafitness. Aguentas o ritmo há já 2 meses. Bravo. O teu próximo objetivo: manteres-te motivada o resto do ano, mesmo no inverno, sem desmotivar.

Porque sabemos que às vezes não te apetece, e estamos cá para te ajudar e não para te chamar a atenção, partilhamos contigo 10 conselhos para que te mantenhas motivada durante todo o ano. Um pouco de leitura antes de entrar dentro de água ;-)

hidroginástica inverno

1 / Lembra-te que a hidroginástica pratica-se durante todo o ano

O Inverno está a chegar. Começa a estar mais frio lá fora e não tens muita vontade de sair de casa para praticar desporto. Se fores adepto ou adepta da corrida ou de desportos no exterior, percebemos perfeitamente.
Para uma aula de hidroginástica ou de aquafitness, não há desculpas! Podes praticar todo o ano, mesmo no inverno. É aliás um fator importante a teres em conta na escolha de um desporto. Claro que nada te impede de variar a tua atividade. Um truque para te manteres motivada: substitui a tua caminhada habitual por uma sessão de aquarunning.

2 / Fixar um ou mais pequenos objetivos (e atingi-los)

Para os objetivos, és tu que decides. E é melhor se forem adaptados e personalizados.

O nosso primeiro conselho: fixa objetivos razoáveis. Nada te impede a seguir de os rever em alta. Não, não estamos a subestimar-te, mas fixar como objetivo um triatlo se estamos a iniciar ou a retomar a atividade física, pode ser um pouco perigoso. Sabe também que os sucessos, mesmo mínimos, aumentam a confiança e a vontade de perseverança. Para os medires, nada melhor que um caderno. Sentimo-nos sempre mais motivados quando está escrito! Ou numa app ;-)

aquafitness motivação inverno

3 / Fixar um data na agenda

Para alterares um hábito ou começar algo de novo, são precisos, dizem, 21 dias. Se fizeres um treino semanal, ao fim de algumas semanas, a tua aula de hidroginástica vai fazer parte do teu quotidiano. É ainda mais verdade se estiver escrito na agenda.

Fixa uma ou várias datas na agenda por semana. Um já é bom. E lembra-te que este tempo é dedicado ao teu bem-estar físico e psicológico.

Sim, a hidroginástica também é bom para a mente.

4 / Motivares-te com os amigos

Juntos, vamos mais longe.Aqui, a ideia é de irMOS juntos até à piscina. E de te motivares com as amigas se não gostares de estar sozinha. Para além de um momento de bem-estar, a aula de hidroginástica torna-se um momento convivial! Lembra-te, mesmo que ninguém quiser acompanhar-te, não vais estar sozinha. Fazer novos amigos no grupo também é uma boa razão para não faltares a nenhuma aula. E poderás ter vontade de voltar. É de alguma forma um círculo vicioso.

hidroginástica-amiga
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5 / Deixa-te tentar por várias atividades

Dentro de água, as possibilidades desportivas são numerosas. Boa notícia: todas as atividades propostas são benéficas para o corpo e para o espírito. Sente-te livre para variar as sensações se tens tendência a aborreceres-te rapidamente.

Outra boa notícia: existe uma prática adaptada ao nível e às necessidades de cada um. Para um regresso ao desporto de forma suave, recomendamos a hidroginástica. Se preferes uma prática mais dinâmica, podes experimentar o aquafitness. E se a corrida ou a bicicleta te fazem vibrar, recomendamos-te que testes a versão aquática, o aquabike.

6 / Adquirir um equipamento confortável

Um equipamento confortável, é a base para uma sessão de hidroginástica agradável. Porque mesmo na piscina, equipares-te corretamente é importante.

Em primeiro lugar, recomendamos que optes por um fato de banho adaptado à tua prática. Não precisas do mesmo conforto e da mesma sustentação do peito para uma sessão de hidroginástica suave ou para uma aula de aquatrampolins. Faz a tua escolha em função da tua morfologia, especialmente se fores uma mulher. Para um homem, as escolhas são mais limitadas.

Aproveitamos para te relembrar que a hidroginástica ou o aquafitness, também são para vocês, senhores ;-)
Para as mais friorentas, recomendamos os tops de mangas curtas que permitem manteres quente a parte de cima do corpo, que não se encontra forçosamente submersa, e que tem por isso tendência a arrefecer. O inverno não é definitivamente uma desculpa!

hidroginástica fato de banho inverno

7 / Fazer pausas para recomeçar melhor

Programaste férias ou não tens vontade de ir à aula porque estás um pouco doente ou cansada. Calma: Por vezes, o nosso corpo reclama um pouco por descanso, por isso é melhor ouvi-lo.  O importante é manteres a distância ao longo do tempo. É preferível fazeres uma pausa para regressar melhor. Evidentemente, se estiveres sem motivação todas as semanas, isso já é mais problemático.

piscina hidroginástica

8 / Escolher uma piscina de fácil acesso

A tua aula de aquafitness localiza-se a mais de uma hora de sua casa. Tens por vezes dificuldade em motivares-te para te deslocares até ao local de prática. Percebemos a tua desmotivação. Para te facilitar a vida, o melhor é encontrares uma piscina próxima de tua casa ou do teu local de trabalho.

Sabias que: a maior parte das piscinas propõem sessões de hidroginástica ou de aquafitness a preços acessíveis. Também é possível muitas vezes beneficiar de preços mais baixos se residires na freguesia onde está a piscina. Alguns clubes também propõem aulas de hidroginástica ou de aquabike. É talvez um pouco mais caro, mas pode ser prático caso não tenhas uma piscina nas proximidades.

9 / Escolher um professor que te motive

O ou a professora, faz muitas vezes a diferença. Quando há empatia com o professor, pode ajudar muito na motivação ao longo do ano.

Como é óbvio, recomendamos-te aqui a prática de hidroginástica em grupo para não correr o risco de te fartares rapidamente por estares sozinho.
O nosso conselho: não hesites em colocar questões ao professor caso tenhas alguma dúvida. E em mudares de piscina caso sinta algum desconforto.

Mas garantimos-te, é raro acontecer ;-)

aquafitness coaching

10 / Por último, mas não menos importante: acabar com os clichés sobre a hidroginástica

Não precisamos de te relembrar: os clichés sobre a hidroginástica continuam a existir.

Para alguns, é um desporto de mulher ou de pessoas de idade. Para outros, nem é um desporto.

Se já praticas há algumas sessões, sabes que é falso. Já começa a aperceberes-te sem dúvida dos benefícios desta atividade, e as pessoas à tua volta começam a fazer-te perguntas.

Convidamos-te por isso a manteres as tuas sessões de hidroginástica ou de aquafitness para acabares com as ideias preconcebidas e convenceres os mais reticentes.

E também é divertido fazer uma coisa diferente ;-)

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