O princípio da hidroginástica é simples:
» Consiste em praticar ginástica no meio aquático, geralmente numa piscina ou num tanque no qual temos pé. Esta atividade é praticável por todos qualquer que seja a sua condição física e o seu nível de natação!
A hidroginástica é também um desporto que gera bem-estar o que tem um impacto positivo sobre a mente e o espírito!
Esta atividade permite libertar o stress do dia-a-dia. Muitas vezes praticado em grupo, é um excelente método para se relacionar com outras pessoas e criar laços sociais.
O corpo mergulhado dentro de água mais fria que a sua temperatura habitual é obrigado a gastar mais calorias para manter o seu equilíbrio térmico!
Uma sessão de 30 minutos de hidroginástica permite gastar 600 calorias!
A hidroginástica faz trabalhar todos os músculos (abdominais, glúteos, coxas, braços etc.) e permite por isso modelar e manter a tua silhueta. A resistência da água é mais forte que a do ar.
Por isso, cada movimento efetuado debaixo de água provoca um esforço físico mais intenso.
O esforço físico não é sentido mas podemos ver os resultados muito rapidamente. Por outro lado, a pressão da água exercida durante os movimentos, tem uma ação drenante e de massagem sobre o corpo. A circulação sanguínea é facilitada e a pele tonificada!
Efetuar os movimentos dentro de água permite às articulações, aos músculos e aos tendões de serem menos solicitados e assim evitar riscos de inflamação, contraturas ou traumatismos físicos.
O elemento aquático é o meio ideal para a atividade física: a sustentação natural do corpo permite realizar movimentos mais facilmente que sobre terra firme.
O corpo e todos os seus membros parecem assim mais leves.
Para além disso, a hidroginástica é uma prática excelente para reforçar o sistema cardio-vascular. Os exercícios efetuados permitem trabalhar a sua resistência.
O aquabike abrange os benefícios proporcionados pelo meio aquático com os da bicicleta. É uma prática eficaz para reforçar os músculos da parte inferior do corpo preservando as articulações.
O esforço de pedalar faz trabalhar inúmeros músculos (coxas, glúteos).
Segundo a intensidade pode perder até 600 calorias por cada sessão de 45 minutos. Para além disso, ao alternar a tua posição de pedalar pode trabalhar diferentes partes do corpo (pedalar em pé, movimento de braços....).
Trata-se de um desporto mais intenso que a hidroginástica, prepare-se para uma aceleração do seu ritmo cardíaco durante a sessão!
Durante uma sessão de aquabike o seu corpo não está sujeito a nenhum impacto. Tal como na hidroginástica, a água permite preservar os seus músculos e articulações e evitar assim traumatismos.
O aquabike reforça também o seu sistema cardio-vascular. O aquabike permite definir e tonificar as pernas!
O aquabiking é também uma arma temível contra a celulite: a fricção da água funciona como uma massagem drenante e duplica o estímulo e a ação sobre a celulite, ajudando à sua redução significativa.
Finalmente, tal como a hidroginástica, este desporto aquático permite levantar o moral, os exercícios são praticados ao ritmo de músicas e em grupo de maneira a favorecer a coesão e uma atmosfera convivial.
Para a prática de todas as formas de hidroginástica, é importante que use um fato de banho com um bom suporte do peito.
Os exercícios são efetuados em posição vertical com movimentos repetidos que podem incomodar o peito se não tiver uma boa sustentação.
Este cuidado com a sustentação pervalece com maior importância no caso da prática de aquabike. Uma sustentação ótima do peito é necessária nesta atividade intensa!
Não pensaria em praticar corrida ou fitness sem um bom soutien de desporto?
Para proteger os seus pés das feridas eventualmente provocadas pelos pedais da aquabike, aconselhamos a usar meias antiderrapantes ou o calçado de hidroginástica.
Para calçá-los facilmente prefira um modelo em tecido que são mais flexíveis e confortáveis.
Tem toda a informação que precisa, só lhe falta começar e testar as diferentes aulas propostas nos ginásios ou piscinas perto de si!