Deseja cuidar a sua alimentação e sobretudo compreender o que é melhor para o seu corpo? Este mês, a Nabaiji esclarece-o sobre nutrição e dá-lhe 5 conselhos para se sentir melhor com o seu corpo!
A prática de hidroginástica dever ser acompanhada por uma alimentação correta, de modo a intensificar os resultados e alcançar mais rapidamente os objetivos fixados. Contudo, é difícil conhecer e implementar as boas práticas alimentares. Uma má alimentação tem repercussões na nossa saúde física e mental! O consumo excessivo de açúcar e gorduras pode ocasionar diversas patologias, como a obesidade, a diabetes, doenças cardiovasculares e maior cansaço. Para evitar tudo isso, eis uma solução: compreender o seu corpo e ajustar a sua alimentação!
Fibras, índice glicémico, lípidos, aminoácidos… todos estes termos são-lhe familiares, mas o que significam exatamente?
Em termos simples, identificamos quatro componentes essenciais dos seres vivos e da sua alimentação:
1. As proteínas ajudam a construir e a renovar a pele, os músculos, os ossos, as unhas e o cabelo.
2. Os lípidos são habitualmente conhecidos por "matéria gorda". Embora seja difícil de acreditar, o nosso corpo necessita de gordura! A "gordura boa", também designada de gordura saturada, melhora a pressão arterial.
3. As fibras são muito importantes para a regulação do sistema digestivo e para a saúde da flora intestinal.
4. Os hidratos de carbono têm uma importância significativa na variação do peso. É o que nos dá energia..
Seguidamente apresentamos 5 dicas de Mathieu Soubiron, engenheiro de produto no seio da marca e entusiasta de ginástica e nutrição, para uma melhor alimentação e prática de hidroginástica.
Acima de tudo, não se prive! É importante tirar prazer e variar a sua alimentação, pois isso será mais fiável a longo prazo. O segredo passa pela dose!
O período da manhã é, normalmente, uma corrida contra o tempo. Todavia, é muito importante tomar um pequeno-almoço completo! Recomendo o consumo de fruta ou até mesmo de queijo, que são alimentos ricos em gordura saturada e hidratos de carbono. É melhor comer fruta e queijo de manhã do que à noite. Na verdade, ao tomar um bom e agradável pequeno-almoço. armazenará menos gorduras e açúcar, que irão ser queimados durante o dia. Além disso, opte pelo chá verde em vez do café. O chá contém antioxidantes, ideal para emagrecer e carregar energias.
À noite, evite comer sobremesas açucaradas! Por exemplo, evite comer fruta, iogurtes ou bolos à noite, pois estes contêm um elevado teor de açúcar e gorduras que irão ser armazenados diretamente durante a noite, altura em que não realiza atividade física. O chocolate preto ou as amêndoas ricas em fibras e pobres em hidratos de carbono saciam a fome e limitam o armazenamento.
Se deseja emagrecer e livrar-se definitivamente das pequenas gorduras, recomendo a redução das doses de hidratos de carbono. Para saciar a fome, deixe de consumir refrigerantes, massas alimentares, bolos! Opte por alimentos ricos em fibras que saciam a fome e não engordam. Por exemplo, legumes, fruta ou ainda amêndoas, nozes, etc. Antes ou depois da sua sessão de hidroginástica, consuma fruta ou ainda frutos secos.
O pão branco possui um índice glicémico elevado (que pode chegar aos 100!!). O índice glicémico permite classificar os alimentos em função da rapidez de absorção dos hidratos de carbono (açúcar, amido, fibras) pelo nosso corpo. Quando mais elevado for o índice glicémico, mais prolongada será a regulação da taxa de açúcar no sangue. O pão branco contém muito açúcar, especialmente o pão industrial. Contém ainda glúten e antinutrientes que, tal como o seu nome indica, impedem a assimilação de nutrientes (cálcio, magnésio, etc.). Recomendo a redução do seu consumo ou então o consumo de pão sem trigo. Por exemplo, o pão à base de farinha de milho ou de arroz é excelente para o paladar!
Todas estas pequenas dicas ajudarão à prática de hidroginástica e permitirão alcançar mais rapidamente os seus objetivos de perda de peso. Lembro que estes conselhos devem ser tomados em conta de forma gradual e que é importante dosear em função das suas necessidades e do seu corpo. Para o bom sucesso da nutrição, importa ouvir os bons conselhos!
Muito fácil! Varie os dois alimentos! Para ter uma boa fonte de proteínas, recomendo o consumo de carnes magras, como o frango ou o peru. Quanto ao peixe, opte pelo peixe gordo, como, por exemplo, o salmão, que contém gorduras boas. Não recomendo o consumo muito regular de carnes vermelhas (bastará uma vez por semana). O ideal passa por consumir peixe 2 vezes por semana, carne branca 2 vezes por semana e legumes, como lentilhas ou outros, no resto da semana. Evite consumir peixe todos os dias, pois contém metais pesados. Limite o seu consumo 2 vezes por semana.