1/ Os alimentos 0% são realmente melhores para a saúde?
Como o próprio nome indica, os alimentos falsos amigos são alimentos que tomamos erradamente como bons para a saúde e, por isso, benéficos para a prática desportiva. Mas não é necessariamente assim. A nossa nutricionista formada e qualificada, apresenta-te uma lista não exaustiva. Estes alimentos têm, aliás, um ponto em comum: todos eles foram industrialmente processados.
Os primeiros são os alimentos ditos “0%”. Por exemplo, os produtos identificados como “0% de gorduras” têm, certamente, pouco teor de gordura, mas serão compensados com quantidades bastante elevadas de açúcar, aditivos ou espessantes químicos. Os alimentos “0% de açúcar”, por seu lado, serão compensados com edulcorantes sintéticos e, eventualmente, agentes corretores de sabor.
Acabamos por ficar com um conjunto de ingredientes sem real valor nutricional para o(a)s desportistas. “Além disso, perde-se o efeito sacietógeno do produto, pelo que teremos tendência a consumir maiores quantidades. O melhor será optar por um iogurte não demasiado gordo e juntar-lhe diretamente frutos frescos ou alguma compota, se gostarmos de açúcar.”