1. Comer durante uma atividade desportiva: é uma ideia boa ou má? como combater a fadiga e aumentar a energia?
Se a questão da alimentação antes e após o desporto é frequentemente colocada, a questão dos lanches durante a prática desportiva também deve ser considerada. Em primeiro lugar, é recomendado comer durante o treino? “Se sentirmos necessidade, sim” responde prontamente Alexandra Cardoso, dietista licenciada. “O mais importante continua a ser a hidratação mas, consoante o esforço produzido, é óbvio que podemos comer".
E Rita, nutricionista, especifica: “Não é só teoria, o comportamento desempenha um papel importante. Se não sentirmos fome, é inútil comer. Pelo contrário, poderia ter um efeito contraproducente”.
De facto, vai depender da duração e intensidade do esforço. “Se correr durante uma hora, é suficiente hidratar-se normalmente, não é necessário comer”, especifica a nutricionista. Quando o esforço se intensifica e dura mais tempo, pode ser benéfico comer. “A chave é saber ouvir o seu corpo”, afirma Alexandra.
Por outro lado, nada te impede de preparar um pequeno lanche para comer antes da sessão de desporto para lhe dar energia. Mas como escolher alimentos adequados, que sejam fáceis de preparar e levar para o treino? Como preparar bem o seu organismo para o inverno que se aproxima? Os nossos especialistas elaboraram uma lista para ajudar-te a reforçar o sistema imunitário!