Alimentação saudável: porque permite um melhor sono?
Um prato saudável e equilibrado para dormir bem… Tipo o quê? Quais são os alimentos que devemos privilegiar? Quais são as regras a seguir?
Dificuldades em adormecer, acordar durante a noite, insónias… a culpa é do stresse, do esgotamento, ou… de uma alimentação desequilibrada, pobre em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do teu corpo, à regulação das hormonas que permitem, normalmente, encontrar o sono mais facilmente, um sono contínuo e reparador.
Como é óbvio, é principalmente o jantar que tem um papel fundamental na qualidade do teu sono. Um pequeno ponto de situação.
Um jantar leve, saudável e equilibrado consiste em quê?
Para adormecer, o corpo vai baixar a sua temperatura de forma natural. Mas quando fazes uma refeição farta e rica em gorduras de má qualidade e em feculentos, o sistema digestivo vai requerer muita energia e aquecer o corpo. Precisamente o oposto ao que é necessário para adormecer corretamente!
Por isso, à noite, evita as carnes, os açúcares refinados e os produtos láteos pois são demasiado pesados para a nossa digestão. Recomendamos-te um prato de legumes crus e/ou cozidos com peixe ou carne de aves e uma pequena porção de cereais integrais e/ou leguminosas.
Ricos em magnésio e em ferro, as leguminosas, as hortaliças, os cereais integrais e as oleaginosas evitam as cãibras noturnas. Aposta também nas bananas, tâmaras, ovos, ananás… devido ao seu efeito sobre a serotonina, a hormona do bem-estar que favorece o sono.
Qual é o momento certo?
Nem muito cedo, nem muito tarde. Janta 2 a 3 horas antes de te ires deitar. Assim estás a dar tempo ao teu corpo para uma boa digestão e adormecer de forma serena, dando a energia suficiente para garantir um sono contínuo.