A alimentação saudável: que impactos na nossa forma física?

Alimentação saudável, cozinha saudável, comida saudável... termos na moda para descrever uma realidade bem concreta: a alimentação saudável é uma arma imparável para ter uma boa saúde!

alimentação-healthy

Melhor estado de forma, sono mais reparador, energia no máximo, pele bem hidratada, envelhecer bem… E se, para além disto, graças a ela ainda conseguias perder peso? Gostarias? Descobre todas as nossas explicações para adotar este estilo de vida e desfrutares de todos os seus benefícios.

Em que consiste uma dieta saudável? qual é a alimentação ideal?

A alimentação saudável é composta por fruta, legumes, leguminosas, oleaginosas (amêndoas, nozes e avelãs, por exemplo), sementes (de abóbora, de linhaça…), peixe, ovos, aves, etc.
Cada um destes alimentos proporciona proteínas (peixe, ovos, flocos de aveia, etc.), glúcidos (cereais e leguminosas), ácidos gordos de boa qualidade (peixe gordos, óleo de colza), bem como vitaminas, sais minerais e fibras essenciais ao bom funcionamento do teu corpo.

Os mandamentos para comida saudável

Sempre que possível, os alimentos que consumires devem ser sem pesticidas e sem açúcares adicionados. Evita os produtos industriais, os pratos “pré-cozinhados”, práticos e rápidos mas cheios de aditivos de todos o tipo, sendo alguns bastante prejudiciais à nossa saúde. Produtos industriais que, em suma, fazem jus ao nome. Por isso, privilegia alimentos da época e locais para evitar os inconvenientes decorrentes do transporte sobre a qualidade nutricional dos mesmos, já para não falar das emissões de carbono!

Toma o teu tempo e mastiga para facilitar a digestão e a absorção dos bons nutrientes.

Come lentamente para regular a tua saciedade e não consumir o que não precisas.

Hidrata-te: Recomenda-se variar os tipos de água e beber 1 a 2 l por dia.

alimentação healthy:

Como e para quê ser saudável? 

Melhorar a saúde é estar mais em forma, menos sensível aos pequenos vírus que pairam à nossa volta: graças a um combustível de qualidade, o teu corpo funciona melhor.

Ou seja?

As tuas defesas imunitárias são otimizadas.

A tua pele fica bem hidratada e mais elástica graças aos ómegas 3 contidos nas sementes de linhaça, nos peixes gordos tais como as sardinhas, as cavalas, os arenques, ou ainda no óleo de colza, nas amêndoas, nas sementes de abóboras, etc.

O segredo sobre a vitamina c finalmente revelado

As vitaminas contidas nas frutas e nos legumes tais como as vitaminas C, A e E possuem efeitos antioxidantes. Isto quer dizer que vão limitar os radicais livres. São elementos gerados pelo oxigénio que respiramos.
A título de comparação, se cortares um abacate ao meio e o deixares ao ar livre (oxigénio) irá escurecer: ficou oxidado e sintetizou radicais livres. Ocorre o mesmo connosco! São gerados pelo oxigénio que respiramos, a poluição, o sol, o tabaco, e o desporto. É o denominado stresse oxidativo. É responsável pelo envelhecimento das nossas células e, consequentemente, de todo o nosso corpo. Os antioxidantes vão permitir limitar a síntese de radicais livres e limitar o nosso envelhecimento.

O campeão da vitamina C : o pimento vermelho! E logo a seguir, surge a groselheira-negra e todas os frutos vermelhos em geral, a laranja, a salsa, o kiwi, os brócolos, e o ananás.
Encontramos a vitamina E nas gorduras vegetais como o óleo de gérmen de trigo, de abacate, de girassol ou de avelãs e os ovos.
A vitamina A no peixe e na manteiga.
Ao adotar este estilo de vida, voltarás a recuperar um peso ideal, perdendo quilos ou, se não precisares, mantendo o teu peso para estar ainda mais em forma.

Alimentação saudável: porque permite um melhor sono?

Um prato saudável e equilibrado para dormir bem… Tipo o quê? Quais são os alimentos que devemos privilegiar? Quais são as regras a seguir?
Dificuldades em adormecer, acordar durante a noite, insónias… a culpa é do stresse, do esgotamento, ou… de uma alimentação desequilibrada, pobre em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do teu corpo, à regulação das hormonas que permitem, normalmente, encontrar o sono mais facilmente, um sono contínuo e reparador.
Como é óbvio, é principalmente o jantar que tem um papel fundamental na qualidade do teu sono. Um pequeno ponto de situação.
Um jantar leve, saudável e equilibrado consiste em quê?
Para adormecer, o corpo vai baixar a sua temperatura de forma natural. Mas quando fazes uma refeição farta e rica em gorduras de má qualidade e em feculentos, o sistema digestivo vai requerer muita energia e aquecer o corpo. Precisamente o oposto ao que é necessário para adormecer corretamente!
Por isso, à noite, evita as carnes, os açúcares refinados e os produtos láteos pois são demasiado pesados para a nossa digestão. Recomendamos-te um prato de legumes crus e/ou cozidos com peixe ou carne de aves e uma pequena porção de cereais integrais e/ou leguminosas.
Ricos em magnésio e em ferro, as leguminosas, as hortaliças, os cereais integrais e as oleaginosas evitam as cãibras noturnas. Aposta também nas bananas, tâmaras, ovos, ananás… devido ao seu efeito sobre a serotonina, a hormona do bem-estar que favorece o sono.
Qual é o momento certo?
Nem muito cedo, nem muito tarde. Janta 2 a 3 horas antes de te ires deitar. Assim estás a dar tempo ao teu corpo para uma boa digestão e adormecer de forma serena, dando a energia suficiente para garantir um sono contínuo.

alimentação-healthy-impacto-forma
alimentação-healthy

Os alimentos que deves evitar
Alimentos estimulantes como as especiarias, o café, o chá, o álcool, algumas bebidas refrigerantes que contêm cafeína irão estimular o teu corpo em vez de o deixar adormecer tranquilamente. Uma pequena recomendação: Consome estes alimentos antes das 17h, tentando reduzi-los ao máximo no teu dia a dia. Estes alimentos não fazem parte de uma alimentação saudável.

E a dieta?
Algumas pessoas saltam o jantar, pensando assim dormir melhor ou perder peso.No entanto, isso não resulta! Saltar o jantar significa passar fome durante a noite. E isso impede-te de dormir bem. As insónias surgem irremediavelmente!

Por isso, se as tuas noites de sono já tiveram dias melhores, recomendamos-te ingerir alimentos saudáveis, de qualidade, em quantidades moderadas ou adaptadas à tua atividade desportiva. Olá noites reparadoras!

O pequeno extra:
A qualidade do sono tem uma incidência direta na nossa saúde. As defesas imunitárias são otimizadas, os órgãos funcionam bem. E quanto aos atletas, o sono permite estimular a recuperação muscular.

Um melhor estado de forma com a alimentação saudável?

Pois efetivamente… ao adotar uma alimentação saudável, adotas também um novo estilo de vida. Ideal para cuidar de ti desde o interior, a alimentação healthy será a tua aliada a todos os níveis. O teu corpo agradece e retribui. Dormes melhor, estás menos doente, perdes peso, estás com mais energia, e provavelmente… estás mais feliz… ou pelo menos, é o que te desejamos! Uma última coisa: pensa em incluir uma atividade física regular, uma atividade que te convém e que te agrade. Com isso, sentir-te-ás ainda melhor!

Como comer de forma saudável?algumas ideias de receitas:

Pequeno-almoço
Ovos mexidos, porridge de flocos de aveia e leite de amêndoa, fruta fresca.
Almoço
Peito de peru, legumes e arroz basmati
Jantar
Salada de quinoa, abacate e grão de bico
Alguma sobremesa saudável e saborosa?
Iogurtes de soja ou leite de cabra com nozes ou amêndoas e pepitas de chocolate negro e mel ou compotas de fruta caseiras, sem açúcares adicionados.
Um lanche saudável
Amêndoas, chocolate negro e fruta são ótimos!

alimentação-healthy

A alimentação healthy reúne inúmeras vantagens para uma boa forma física graças a seu impacto sobre o nosso sono, a nossa energia e consequentemente a nossa saúde. Convidamos-te a beneficiar de todas as suas virtudes, alterando alguns dos teus hábitos.
Não hesites em deixar-nos os teus comentários e impressões, as tuas ideias e, porque não, as tuas receitas healthy para partilhar a experiência da alimentação saudável!