conselhos-desporto-nutrição

O meu dia desportivo: os nossos 10 conselhos de "desporto e nutrição"

Comer corretamente durante os períodos de treinos, competições… é um dos fatores essenciais para atingir os seus objetivos desportivos. A alimentação deve fazer parte do seu ritmo de vida desportiva, tal como o treino e o sono. Trazemos-lhe 10 conselhos sobre nutrição para começar, de forma suave e simples…

1. Conselho 1 de "desporto e nutrição": tomar as refeições em horários regulares

Permite ao corpo obter um aporte energético regular. Assim, o corpo pode adaptar-se da melhor forma à digestão dos alimentos.

2. Conselho 2 de "desporto e nutrição": tomar o pequeno-almoço

Ainda são muitos os praticantes de desporto que não tomam o pequeno-almoço. A importância do aporte de hidratos de carbono e proteínas ao pequeno-almoço condiciona o resto do dia. Se os aportes forem fracos, a vigilância, a atenção e a concentração vão descer, em parte devido à hipoglicemia. Estes fenómenos são mais evidentes se o tempo entre o pequeno-almoço e o almoço for muito longo, ou se o treino for ao meio-dia. O bom desenvolvimento da sessão desportiva será afetado, bem como a recuperação no fim da atividade. A refeição seguinte poderá não compensar as carências provocadas pela falta do pequeno-almoço.

3. Conselho 3 de "desporto e nutrição": ter uma alimentação variada e equilibrada

Uma alimentação variada abrange quase todas as necessidades de vitaminas e minerais. A alimentação visa manter-nos de boa saúde, mas também ’otimizar as capacidades fisiológicas do praticante de desporto.

Uma alimentação equilibrada não se baseia numa só refeição, mas em várias: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. É composta por:

- Alimentos ricos em amido (massa, arroz, sêmola, batatas, pão, etc.): a cada refeição para obter muita energia.

- Carne, peixe, ovos: 1 a 2 vezes por dia, para aporte de proteínas.

- Frutas e legumes: pelo menos, 5 vezes por dia, para aporte de vitaminas, fibra e água.

- Laticínios: 3 vezes por dia, para aporte de proteínas e cálcio.

- Gorduras: devem ser limitadas, mas sem as suprimir, fornecem lípidos e vitaminas.

- Produtos açucarados: devem ser limitados, mas não necessariamente suprimidos. Dão prazer: tenha em conta que a alimentação é sobretudo um prazer (que deve ser controlado ;-) )

- Água: deve ser consumida à discrição.

4. Conselho 4 de "desporto e nutrição": hidratar-se

Beber regularmente é o melhor meio de evitar a desidratação. Deve hidratar-se antes, durante e após o esforço. Uma boa hidratação permite uma melhor recuperação. As consequências da desidratação são: redução do desempenho, acidentes musculares, problemas digestivos, etc. A água é a única bebida indispensável para uma boa hidratação. No entanto, para os esforços com duração superior a 1 hora, as bebidas de esforço podem fornecer um verdadeiro impulso.

5. Conselho 5 de "desporto e nutrição": fornecer combustível aos músculos a cada refeição

A atividade física requer energia, deve pensar em renová-la regularmente. Os alimentos que fornecem esta energia são os alimentos ricos em amido. Para máxima eficácia, devem ser divididos ao longo do dia, ou seja, a cada refeição.

6. Conselho 6 de "desporto e nutrição": não esquecer as frutas e os legumes

O aporte calórico é baixo, mas cobrem os aportes nutricionais de vitaminas e minerais que terão um impacto direto na boa assimilação dos nutrientes. São também ricos em fibra e facilitam o trânsito intestinal.

7. Conselho 7 de "desporto e nutrição": alimentar-se antes do esforço

A refeição antes do esforço ou da competição intervém no desempenho. Uma alimentação insuficiente pode levar à hipoglicemia, e uma alimentação copiosa ou demasiado rica pode provocar problemas digestivos. Deverá optar por uma refeição completa e de fácil digestão.

8. Conselho 8 de "desporto e nutrição": alimentar-se durante o esforço

A hidratação e a alimentação durante o esforço são fatores essenciais para evitar a desidratação e a quebra de energia, ou seja, a quebra de desempenho. 3 elementos essenciais: água para hidratação, sódio para compensar as perdas sudorais e hidratos de carbono para compensar as perdas de energia.

9. Conselho 9 de "desporto e nutrição": não esquecer a recuperação

Assim que a competição ou o treino terminam, os praticantes de desporto tendem a esquecer a recuperação. No entanto, após qualquer esforço, o corpo precisa de repor o equilíbrio. Por conseguinte, é necessário estar vigilante e compensar todas as perdas hidro-eletrolíticas e renovar as reservas de energia, tão preciosas para retomar o treino no dia seguinte.

10. Conselho 10 de "desporto e nutrição": atenção ao álcool!

O álcool é desaconselhado para os praticantes de desporto. As calorias fornecidas pelo álcool (7kcal/g de álcool) não são utilizáveis para o esforço muscular. O álcool reduz as capacidades físicas e vai aumentar as toxinas que o organismo terá de eliminar. Além disso, acelera a desidratação e modifica a capacidade de regulação da transpiração.

Note que, para algumas federações, o álcool inclui-se nos produtos dopantes.

marie-fauchille

Marie fauchille

Dietista-nutricionista, apaixonada por multidesporto e remo

Estes conselhos podem interessar-lhe 

nut-antes-esforço

Conselhos de nutrição antes do esforço

Alimentar-se bem antes do esforço é essencial para abordar o treino ou a competição nas melhores condições. Siga os nossos conselhos para ter o melhor contributo hídrico e energético ao longo do exercício.

bebidas-energéticas

As bebidas energéticas

Esta bebida tem como objetivo compensar as perdas em água, glúcidos e minerais devidas ao esforço. A sua composição é adaptada às necessidades nutricionais dos desportistas durante as suas atividades físicas.

alimentação-após-esforço

Conselhos de alimentação após o esforço

É bom fazer uma alimentação adequada antes e durante o esforço, mas preparar a recuperação do corpo é ainda melhor. Demasiadas vezes negligenciada, a fase de recuperação desempenha contudo um papel fundamental da reidratação, na recarga de reservas energéticas e na recuperação muscular.

glúten-e-desporto

Glúten e desporto

A designação "sem glúten" espalha-se a grande velocidade nos desportos de resistência. Simples moda ou dieta justificada? O desconforto digestivo é muito frequente no desportista e o seu rendimento pode vir a ser prejudicado, mas será realmente necessário seguir uma dieta sem glúten?

bebida-recuperação

Para que serve uma bebida de recuperação?

Costuma ouvir falar sobre bebidas de recuperação, mas sabe exatamente para que servem? Quais são todos os seus benefícios, mais concretamente numa atividade desportiva como o triatlo?