hidratação-rolo-de-treino

Conselhos de nutrição e hidratação para as sessões de rolo de treino

O rolo de treino é a solução ideal quando as condições meteorológicas não lhe permitem sair para o exterior... e também em tempo de confinamento! É uma boa forma de trabalhar a técnica, a velocidade, a força... praticar exercício de grande qualidade e poder seguir um programa para qualquer situação.



Durante as sessões de rolo de treino, é essencial hidratar-se convenientemente para compensar as perdas de água. E sim, só porque é uma atividade praticada em espaço interior não significa que se deva esquecer as boas práticas de nutrição e hidratação, antes pelo contrário!

Saiba como proceder corretamente :)

1) A importância da hidratação durante as sessões de rolo de treino

a) Porquê beber?

No seu rolo de treino não há vento, nem tempos mortos, nem descidas para recuperar, e o corpo trabalha durante toda a sessão. Transpiramos muito, pelo que é essencial mantermo-nos bem hidratados para compensar a perda de minerais.

b) O que beber?

Dispõe de várias soluções em função da duração e da intensidade da sua sessão:
-> Para sessões de até 1 hora, pode optar por água e/ou eletrólitos. Permitem uma boa hidratação e compensação das perdas de minerais.
-> Para sessões de mais de 1 hora ou sessões curtas e intensas, recomenda-se o consumo de uma bebida isotónica para compensar a perda de minerais e dar-lhe energia.
Isso permitirá ajudá-lo a evitar a fadiga à tarde, se fizer a sua sessão entre o meio-dia e as duas da tarde!
Para saber mais sobre as bebidas isotónicas, descubra os nossos conselhos e os nossos produtos:

Disponível em pó ou em pastilhas, uma bebida energética é diferente dos eletrólitos. Explicamos tudo neste vídeo:

 

c) Quando beber?

O rolo de treino deixa-o com sede! Aconselhamo-lo a beber regularmente a cada 5 minutos.

Após uma sessão prolongada e/ou intensa, considere a bebida de recuperação para se reidratar convenientemente e repor os hidratos de carbono e proteínas, essenciais à reconstrução das fibras musculares danificadas pelo esforço.

Deve consumi-la num espaço de meia hora após a sessão.

E se quiser saber mais:

Conselho: para uma sessão agradável deve colocar o rolo de treino num espaço arejado e não demasiado aquecido. Não hesite em abrir a janela para ventilar o espaço e evitar o risco de sobreaquecimento e desidratação. Em alternativa, pode usar uma ventoinha.”

hidratação-ht

2) A nutrição durante as sessões de rolo de treino

a) Porquê comer?

Quando realiza uma sessão prolongada de rolo de treino (mais de 1 hora), queima calorias e a bebida não é suficiente para compensar as perdas. Será necessário um fornecimento de energia para antecipar o cansaço e isso passa pela alimentação.

De facto, para aqueles que têm um rolo de treino conectado e vão subir o Mont Ventoux, é melhor prevenir-se com algo para comer!

b) O que comer?

Se quiser evitar uma fraqueza, prepare barras energéticas, pastas de fruta, pastas de amêndoa, bananas ou o que lhe apetecer para comer durante a sua sessão.

c) Quando comer?

Pode consumir uma barra energética quando sentir que está a ficar com fraqueza ou antes de um longo esforço.

Como perceber se está com fraqueza? Assim que sentir que a cadência de pedalada está a abrandar, que a força está a diminuir, que o coração está a acelerar, ou, ainda, se sentir desmotivação, cansaço ou cãibras, está na hora de comer!

Para ir mais longe, descubra no nosso vídeo os segredos da nutrição e da hidratação para um melhor desempenho durante a prática desportiva:

3) Os praticantes testemunham

Agora que sabe tudo sobre os conselhos a seguir para se hidratar e alimentar adequadamente durante as suas sessões de rolo de treino, deixo o testemunho de dois fervorosos praticantes de rolo de treino. Quais são os seus hábitos? Que produtos consomem? Eis o seu testemunho:

CYRIL, ex-ciclista profissional: "Durante uma sessão curta, bebo uma garrafa de água pura só para matar a sede". Falamos de uma hora, no máximo. Numa sessão de resistência, pelo menos 1h30 a 3 horas. Nunca fiz mais. Preparo 3 garrafas para além das minhas 2 garrafas iniciais:

         - 2 garrafas de água 

         - 3 garrafas de Hydra >> ISO 

         - ao lado, pode estar uma barra de proteínas ou cereais 

e muita água nas 3 horas seguintes, principalmente se fizer 3 horas... mas isso só me aconteceu uma vez ". 

 

JILL, praticante de corrida, tornou-se adepta do rolo de treino durante o primeiro confinamento:

"Princípios gerais: fiz uma instalação para o meu rolo de treino na garagem, porque não tenho ventoinha. Isso permite-me ter menos calor e não "poluir" a casa com a minha prática (cheiros a transpiração, ruído, etc.).

Para as sessões curtas (1h15 no máximo), faço-as na hora de almoço. Muito rapidamente como uma pasta de fruta antes de começar, para não sentir fraqueza. Bebo água pura para me hidratar.

Para as sessões de fim de semana (1h30 a 2 horas, dependendo da motivação) : por norma, começo 30 a 45min depois do pequeno-almoço, pelo que não há necessidade de comer a essa hora. No entanto, hidrato-me durante a sessão com uma bebida isotónica (Hydra da Aptonia) e tenho à mão uma pasta de amêndoa ou de fruta para o caso de sentir fraqueza". 

Dica:

Se não tiver um rolo de treino conectado, pode encontrar sessões de treino gratuitas na aplicação Decathlon Coach!

E se já estiver conectado, não hesite em juntar-se ao clube VanRysel no Strava.

 

Boa sessão!

charlotte-aptonia

Charlotte

Apaixonada pelo desporto, pratiquei dança durante muito tempo antes de descobrir o triatlo, que se tornou uma verdadeira adição desde a primeira prova! Adepta das distâncias Sprint e Olímpico, adoro a variedade que este desporto proporciona, quer ao nível da prática, quer do ambiente no qual me faz evoluir. O triatlo é sempre uma combinação de bons desafios e momentos de grande prazer!

Estes conselhos podem interessar-lhe 

alimentação-após-esforço

Conselhos de alimentação após o esforço

É bom fazer uma alimentação adequada antes e durante o esforço, mas preparar a recuperação do corpo é ainda melhor. Demasiadas vezes negligenciada, a fase de recuperação desempenha contudo um papel fundamental da reidratação, na recarga de reservas energéticas e na recuperação muscular.
desporto-problemas-gástricos

Desporto e problemas gástricos

Os problemas digestivos são frequentes no desporto, nomeadamente nos desportos de resistência. Deixamos aqui algumas recomendações para otimizar o funcionamento do seu sistema digestivo antes e durante o esforço.
preparação-10-km

Como preparar a corrida de 10 km

Seja qual for a prova, a alimentação desempenha uma função importante e não deve ser negligenciada. Passamos a explicar-lhe como se preparar para a sua corrida de 10 km.
ultratrail-nutrição

COMO PREPARAR O ULTRA TRAIL

Um ultra trail requer capacidades fisiológicas, físicas e mentais extremas. A sua estratégia nutricional tem um papel preponderante no seu sucesso, e deve ter em consideração numerosos parâmetros.
período-seca-perda-peso

Período de seca – perda de peso

Quer seja um período de seca ou de perda de peso, o objetivo é o mesmo: trata-se de um período de perda de massa gorda. Ou seja, gordura. Mas... como perder massa gorda sem perder músculo?