A recuperação e as proteínas após o desporto

A recuperação e as proteínas após o desporto

A fase de recuperação é essencial para a evolução do desempenho físico. De facto, se a recuperação for insuficiente, o corpo não poderá regenerar-se corretamente. Vários elementos intervêm na fase de recuperação: o repouso, a alimentação e os alongamentos.

1. Objetivos da alimentação na recuperação 

- Reidratar-se: a atividade física leva a uma grande perda de água e, portanto, a reidratação é fundamental ao bom funcionamento do corpo.

- Repor a reserva de glicogénio: a atividade física utiliza as reservas de glicogénio. Se não forem repostas devidamente, as reservas esgotam-se progressivamente, originando um estado de esgotamento que não permitirá sequenciar as sessões de treinos

- Reparar as fibras musculares destruídas

- Reequilibrar o pH

- Lutar contra o ataque das células devido às toxinas libertadas durante a prática desportiva.

 

2. Quando deve alimentar-se para uma boa recuperação?

Logo após o esforço e durante as 2 horas seguintes, o corpo está num período favorável designado de "janela metabólica". Este período é propício à reposição rápida das reservas de nutrientes utilizados, nomeadamente o glicogénio. É o momento ideal para dar ao corpo tudo o que ele precisa, nomeadamente hidratos de carbono e proteínas.

 

3. Proteínas e recuperação: impacto da atividade física no músculo 

O músculo é o elemento central de qualquer exercício físico. A atividade física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da massa muscular. Atua diretamente no tipo, tamanho e número de fibras musculares.

O corpo utiliza principalmente as proteínas pela sua função "construtora". Durante o exercício físico, os aminoácidos provenientes das proteínas são inevitavelmente utilizados, causando desgaste muscular. Há, portanto, uma perda de proteínas ao longo do exercício, que será maior no caso de trabalho muscular e/ou contacto físico intensos.

Desde o fim do exercício ou da competição, é assim necessário repor a reserva de proteínas musculares alteradas, ingerindo 10 a 20g de proteínas de boa qualidade nas 2 horas após o esforço.

Atenção: os alongamentos não estimulam necessariamente a recuperação, ao contrário das massagens durante, pelo menos, 10 minutos, que reduzem a dor. 

 

marie-fauchille

Marie fauchille

"Dietista-nutricionista, apaixonada por multidesporto e remo"