A prevenção
Há vários fenómenos que podem explicar a frequência dos problemas digestivos:
- A isquémia digestiva, ou seja, a carência de oxigénio a nível do tubo digestivo. Deve-se à redistribuição do sangue nos músculos, para fazer face às necessidades acrescidas durante o esforço.
- Uma refeição tomada demasiado tarde. Desta forma, o esvaziamento gástrico não terminou ainda.
- Uma alimentação inadequada antes do esforço (demasiados glúcidos no seu regime alimentar levam a fermentação a nível dos intestinos; uma última refeição antes da prova demasiado rica em proteínas e/ou gorduras torna a digestão mais complicada).
- Uma alimentação inadequada durante o esforço (bebidas demasiado concentradas (hipertónicas), alimentos demasiado frios, bebidas demasiado abundantes).
- A desidratação.
- A toma de aspirina ou de anti-inflamatórios antes ou durante o esforço multiplica por 5 o risco de problemas digestivos.
É também preciso saber que as fibras alimentares regulam o trânsito intestinal dos alimentos, mas cuidado para não abusar, caso contrário arrisca-se a obter o efeito inverso ao esperado.
Substitua de vez em quando os alimentos refinados (massas brancas, arroz branco, pão branco, etc.) por alimentos integrais, e não hesite em aumentar a sua dose de legumes e/ou frutos maduros, diminuindo as quantidades dos outros elementos do seu prato (féculas, proteínas). O objetivo é o de melhorar o seu trânsito intestinal.