Unselected
andebol-recuperação

A sua rotina de recuperação pós-caminhada

Com as pernas pesadas depois de uma boa e longa caminhada?

Temos uma rotina de recuperação simples, em quatro passos, que vai deixá-lo a sentir-se no seu melhor. Siga os conselhos do nosso fisioterapeuta Pierre Yves.

Unselected

1. Lembramos a importância da recuperação

Após qualquer tipo de exercício, é preciso dedicar algum tempo à recuperação, para que o corpo possa restabelecer-se e ficar "fresco" e em forma para a sessão seguinte. Clique aqui para saber mais sobre a importância da recuperação e as diferentes opções ao seu dispor: 

Unselected

2. Exemplo de uma rotina de recuperação em quatro passos pós-caminhada

- Um pequeno alongamento suave, 15-20 segundos de alongamento suave por músculo (não deverá sentir um alongamento muito forte do músculo) Os músculos que importa alongar neste caso são: barriga das pernas, tendão da curva do joelho, quadríceps e glúteos. Se esteve de mochila às costas e agora está um pouco "dorido", então, também precisa de trabalhar a região lombar e do trapézio. Estes alongamentos vão ajudá-lo a reduzir a tensão muscular e a sentir-se um pouco mais relaxado. Procure não alongar demasiado nem por demasiado tempo, pois, desta forma, poderá sentir-se ainda mais tenso no dia seguinte.

- Massaje-se com um rolo e/ou uma bola Alongar solta os músculos, tornando a massagem menos dolorosa.
Utilize um rolo para massajar a barriga das pernas, o tendão da curva do joelho e os quadríceps. Dedique 2-3 minutos a cada músculo. Pode trabalhar a barriga das pernas com uma bola de massagem, realizando pequenos círculos no centro do músculo, que é uma zona especialmente sensível.
Outra parte do corpo muito importante que os praticantes de corrida não devem descurar são os pés. Massajar o arco do pé ajuda-o a relaxar.

- Após um longo passeio, pode sentir rigidez e/ou dor articular, sobretudo nos tornozelos e joelhos. Aplicar gelo no local durante alguns minutos pode aliviar a rigidez e a dor.

- Outra opção útil é recorrer à eletroterapia na barriga das pernas. Pode reduzir a inflamação, rigidez e dor muscular, e pode ser uma grande ajuda se pretende ir caminhar novamente no dia seguinte ou num futuro próximo.

É esta a sua rotina básica em quatro passos. Lembre-se, também, destes três essenciais: dormir, comer e beber água.

bicicleta-rotina-recuperação
Unselected



AGORA JÁ SABE TUDO! Agora, fica ao seu critério decidir qual o melhor método de recuperação após a sua caminhada!

Unselected
exclusivo-pierre-yves

Pierre-yves

O nosso fisioterapeuta parceiro

Unselected

Descubra a nossa seleção de dicas

rolo-massagem

Qual é o benefício dos rolos de massagem na recuperação?

Foam roller, rolo de massagem, ouve falar deles cada vez mais, mas conhece realmente os benefícios deste acessório de massagem e de que modo utilizá-lo corretamente na recuperação?

nutrição-desportiva-andebol

Conselhos de nutrição para praticantes de andebol

O que devemos comer antes/depois de um treino ou de um jogo de andebol? O que comer durante? Siga os nossos conselhos e fique esclarecido!

nutrição-desportiva

Nutrição desportiva: o que comer antes, durante e após a prática de desporto

Uma má alimentação ou subalimentação pode prejudicar o seu desempenho desportivo, bem como a sua recuperação. Siga os nossos conselhos para se alimentar adequadamente antes, durante e depois do esforço físico.

bebida-recuperação

Para que serve uma bebida de recuperação?

Costuma ouvir falar sobre bebidas de recuperação, mas sabe exatamente para que servem? Quais são todos os seus benefícios, mais concretamente numa atividade desportiva como o triatlo?