2. Exemplo de uma rotina de recuperação em quatro passos pós-caminhada
- Um pequeno alongamento suave, 15-20 segundos de alongamento suave por músculo (não deverá sentir um alongamento muito forte do músculo) Os músculos que importa alongar neste caso são: barriga das pernas, tendão da curva do joelho, quadríceps e glúteos. Se esteve de mochila às costas e agora está um pouco "dorido", então, também precisa de trabalhar a região lombar e do trapézio. Estes alongamentos vão ajudá-lo a reduzir a tensão muscular e a sentir-se um pouco mais relaxado. Procure não alongar demasiado nem por demasiado tempo, pois, desta forma, poderá sentir-se ainda mais tenso no dia seguinte.
- Massaje-se com um rolo e/ou uma bola Alongar solta os músculos, tornando a massagem menos dolorosa.
Utilize um rolo para massajar a barriga das pernas, o tendão da curva do joelho e os quadríceps. Dedique 2-3 minutos a cada músculo. Pode trabalhar a barriga das pernas com uma bola de massagem, realizando pequenos círculos no centro do músculo, que é uma zona especialmente sensível.
Outra parte do corpo muito importante que os praticantes de corrida não devem descurar são os pés. Massajar o arco do pé ajuda-o a relaxar.
- Após um longo passeio, pode sentir rigidez e/ou dor articular, sobretudo nos tornozelos e joelhos. Aplicar gelo no local durante alguns minutos pode aliviar a rigidez e a dor.
- Outra opção útil é recorrer à eletroterapia na barriga das pernas. Pode reduzir a inflamação, rigidez e dor muscular, e pode ser uma grande ajuda se pretende ir caminhar novamente no dia seguinte ou num futuro próximo.
É esta a sua rotina básica em quatro passos. Lembre-se, também, destes três essenciais: dormir, comer e beber água.