A natação pode ser praticada pelo desempenho, mas também para aliviar as dores, nomeadamente as dores de costas ou associada a uma reabilitação. Escoliose, hérnia discal, artrose ou ainda ligamentos cruzados...falei com muitas pessoas na borda da piscina sobre as suas dores e a forma como a natação contribuiu para os aliviar. Vários exemplos encorajadores para todos aqueles que sofrem de dores nas costas há vários anos!
Para combater algumas dores entre as quais as dores de costas, os médicos podem aconselhar-lhe praticar atividade física. Em alguns casos a inatividade é de facto o pior para as costas . Uma das vantagens da natação é a capacidade de combater as dores de costas. Com efeito, este desporto fortalece os músculos de todo o corpo de forma suave, entre os quais a cintura abdominal e as costas. É muitas vezes a falta de força na cintura abdominal e na musculatura dorsal que pode provocar dores, daí a importância de reforçar as costas. Praticada dentro de água, o corpo aliviado do seu peso, torna a natação um desporto suave e acessível a toda a gente, qualquer que seja a idade, o peso e condição física. Permite trabalhar as articulações sem as traumatizar. A natação pode por isso ser praticada sem se aleijar, mesmo em caso de dores articulares ou musculares como as dores de costas ou de ombros. A natação também pode ser integrada nas fases de reabilitação após uma lesão. Se tem dores nas costas ou noutro sítio do corpo, a primeira coisa a fazer é consultar um médico. Só ele poderá aconselhá-lo e orientá-lo para a atividade física apropriada.
À primeira vista, não se vê nada. Toda a gente partilha as linhas de água de forma bem disposta. Mas quando falamos um pouco à borda da piscina, apercebemo-nos que existem muitas dores na piscina : escoliose, hérnia discal, artrose, reabilitação após lesão...Quer seja para aliviar ou como prevenção, os perfis são tão variados quanto as dores e percursos.
Siga-me, apresento-lhe os meus companheiros de natação e as suas histórias:
"Eu sei que não é muito educado, mas vou começar por me apresentar. Re(comecei) a natação há alguns meses. Até já tinha partilhado com vocês, há pouco tempo, o meu grande regresso à piscina.
Faz agora 5 meses que estou de volta à água de forma bastante regular, 3 a 4 sessões de 45 minutos por semana. Sempre tive dores de costas, em nova com uma escoliose, e mais tarde devido à posição estática em frente do computador. Eu sei, não consigo estar sentada corretamente apesar dos esforços, a posição natural volta sempre. A prática de natação ajudou-me a aliviar as minhas dores de costas. Não tinha voltado a praticar natação com esse objetivo, mas devo confessar que foi uma surpresa agradável!"
"Venho aqui 3 vezes por semana, a natação foi-me fortemente recomendada pelo meu fisioterapeuta. Tenho uma escoliose muito feia desde criança. Usei um colete quando andava na escola, mas a escoliose continua forte, até se nota bem quando estou em fato de banho. A natação teve dois efeitos em mim, primeiro a nível psicológico, assumir a minha escoliose à frente de toda a gente em fato de banho e aceitar-me.
O segundo efeito foi físico, evidentemente, tenho muito menos dores de costas. O meu fisioterapeuta aconselhou-me a praticar principalmente as costas de crawl que permite pouco a pouco corrigir o desvio da minha coluna vertebral mas também de muscular as minhas costas. É um bom complemento juntamente com as minhas sessões de fisioterapia e para além disso relaxa-me muito."
"Sempre pratiquei desporto, pratiquei muita corrida. E, há cerca de 7 anos, tive a minha primeira hérnia discal. Consegui livrar-me dela em 6 semanas. E, após alguns meses de ter voltado a correr, foi a desgraça total, a minha hérnia voltou. E desta vez o cenário não foi o mesmo, impossível de atenuar as dores e tive de ser operado. Depois disto, o meu médico aconselhou-me a natação como prevenção. Pratico as costas de crawl e o crawl. Se o seu caso for o mesmo do que o meu, evite o bruços e a mariposa."
"Não te vou dizer quantos anos tenho, apenas uma indicação, tenho mais de 65 anos, sou reformada e tenho muitos anos de artroses atrás de mim! Devo confessar que me doí um pouco por todo o lado: joelhos, cotovelos, ombros e zona lombar. Para me manter em forma, tenho de qualquer forma de manter uma atividade física, por isso uns amigos falaram-me dos benefícios da natação sobre as artroses. De qualquer forma consultei o meu médico para saber a opinião dele e ele encorajou-me a ir para a natação.
Para mim tudo era novidade! Fui com uma amiga e desde então são os nossos pequenos encontros. Vamos 4 vezes por semana, de manhã, quando toda a gente está a trabalhar. Ser reformada tem algumas vantagens! A natação faz-me bem, aliviou as minha dores e cuida das minhas articulações."
"Lesionei o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho no ski. É a lesão clássica que tem de ser bem tratada para poder voltar ao ski na próxima época com um joelho sólido e sem dores. Entretanto, o meu programa é: natação para a reabilitação e fortalecimento. Os exercícios são realizados de forma suave, com a resistência da água, mas sem impactos. Permite-me muscular o joelho sem traumatismos!"
Espero que estes testemunhos de nadadores foram úteis. Se calhar encaixa-se num destes perfis. Uma coisa é certa, e não me canso de repetir, antes de se atirar para a água, consulte um médico. Se ele vos aconselhar a natação, então pode mergulhar!
Também quer partilhar o seu testemunho, então não hesite em comentar este artigo. Gostaria muito de conhecer a sua história!