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Transfere a tua energia

Falta de tempo, cansaço, frio...Nem sempre é fácil mantereste motivado(a) e encadear piscina após piscina várias vezes por semana. A Nabaiji dá-te algumas dicas para trabalhar a parte mental e permitir ter energia em qualquer circunstância quando a motivação começa a esmorecer.

Não relegues o prazer para segundo plano e acaba com a monotonia

Experimenta a sessão híbrida

O nosso bom plano de treino: aliar natação e reforço muscular para dinamizar as tuas sessões!

Trata-se de alternar piscinas, saídas de água, exercícios musculares, entrada dentro de água, piscinas e assim de seguida...

A parte de natação acelera o consumo de matéria gorda permitindo no entanto de recuperar. A parte de musculação, permite manter a massa muscular e queimar mais energia. Poderás assim, graças a este tipo de treino, trabalhar fora de água músculos de solicitação principal e dentro de água os secundários (tríceps, peitorais, dorsais, abdominais...).

ATENÇÃO ÀS DORES : Este tipo de sessão pode também ser perigoso durante sessões láticas, nomeadamente, quando se trata de nadar em sprint solicitando um grupo muscular que já se encontra congestionado pelo trabalho fora de água.

Tem um caderno de treinos

Falta de vontade, falta de motivação, por vezes arranja-se desculpas para não treinar? Torna-te no teu próprio treinador !

Experimenta manter um diário de bordo no qual apontarás em primeiro lugar os teus objetivos e a curto e longo prazo para tentares ultrapassá-los. 
Poderás igualmente apontar todos os teus esforços, resultados e testes de treino. Poderás assim facilmente medir os teus progressos e relembrar-te dos momentos de prazer vividos nos treinos.

O caderno de treino permite-te também estabelecer o teu planeamento de sessões para os integrares mais facilmente no teu dia-a-dia. É um bom método de progredir ao longo do tempo, e sobretudo, atingir os objetivos desportivos mais rapidamente!

Escusado será dizer que depois será preciso manter. O treino será o teu compromisso que não deve falhar!

Mudar de ambiente

Como voltar a ter vontade de te molhares novamente? Mergulha noutra piscina!

Nem todas as piscinas oferecem as mesmas sensações. Alguns nadadores(as) poderão dizer-te até que existem dois tipos de piscinas: as lentas e as rápidas.

Com efeito, os apoios não serão forçosamente os mesmos em todas as piscinas e poderas sentireste mais à vontade numa piscina relativamente à outra (temperatura, profundidade, ambiente...).

Para os mais corajosos(as), as águas abertas são uma boa solução. Nadar num meio natural é uma experiência muito diferente estimulante, desde que se respeitem algumas condições de segurança.

Ousa os desafios

Encadear piscinas sem ter verdadeiramente um objetivo favorece a desmotivação a longo prazo.

Não hesites em sair da tua "zona de conforto", fixando objetivos em que te superes.

Foca-te num objetivo a atingir, que permite avaliar a eficácia dos teus treinos e assim as tuas forças e fraquezas sobre as quais terás de trabalhar.

Por outro lado, a validação de um objetivo ambicioso leva-te a ir mais longe e é um grande impulso para a motivação. Sobretudo se partilhares com os teus familiares ou amigos o teu projeto.

Não sejas modesto(a), ousa na ambição!

Nadar com mais pessoas

A natação está longe de ser um desporto fácil, e nadar sozinho(a) pode tornar-se rapidamente numa fonte de cansaço. Se calhar precisas de estar acompanhado(a)?

Entre colegas, com o teu companheiro(a) ou com amigos de esforço, as tuas sessões de natação serão muito mais estimulantes. A energia do grupo permite geralmente ganhar forças e mental dopando a sua motivação em dificuldades.

A natação com mais pessoas permite-te dar apoio mutuamente e manteres-te com uma certa regularidade no teu plano de treinos. Para além disso, se os outros nadadores tiverem um nível semelhante ao teu, a competição poderá ser um estímulo para investir mais e progredir mais rapidamente.

Finalmente, porque não te inscreves num clube? É um método eficaz de fazer novas amizades e de nadar regularmente. 
Será muito mais agradável e estarás impaciente para os reencontrar sessão após sessão!

Manteres-te informado(a)

Para manter a tua motivação, nada melhor que desenvolveres o teu interesse pela natação!

Com efeito, manteres-te informado sobre os resultados dos teus campeões favoritos, ver reportagens, documentários ou ainda grandes feitos do mundo da natação, suscita muitas vezes o desejo de te atirares para dentro de água.

Ficarás rapidamente com vontade de acompanhar a evolução deste desporto aquático, saber cada vez mais, encontrar ideias que podes reproduzir dentro de água, e a vontade de prosseguir os teus esforços e estabeleceres novos objetivos.

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