1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
2. Untar uma forma retangular ou quadrada metálica com manteiga, colocar papel vegetal e, untar novamente. Reservar.
3. O primeiro passo é cozinhar a manteiga noisette* num tacho em lume médio até dourar e ficar com um aroma de avelãs no ar. Retirar do lume e colocar numa tigela à parte.
4. Acrescentar à manteiga caramelizada enquanto está quente o café solúvel (que evidencia o sabor do chocolate, mas não deixa o sabor a café) e os 120 gr de chocolate. Misturar tudo até o chocolate derreter e deixar de lado.
5. Numa tigela à parte, colocar os ovos com o açúcar e bater por 5 a 8 minutos até resultar uma mistura em que não se sintam os grãos de açúcar.
6. Colocar a mistura do chocolate na mistura dos ovos e açúcar e envolver com a ajuda de uma espátula.
7. Acrescentar o extrato de baunilha e, de seguida, adicionar os ingredientes secos de uma só vez. Adicionar a farinha, sal fino, o cacau magro em pó e a proteína com a ajuda de uma peneira. Envolver tudo.
8. Adicionar o restante chocolate em pedaços ou pepitas, as avelãs torradas picadas e uma pitada de flor de sal marinho. Envolver tudo e colocar a mistura na forma metálica.
9. Antes de levar ao forno bater com a forma na bancada para retirar o excesso de ar na massa e deixar o bolo bem lisinho na parte de baixo.
10. Levar ao forno por 20 minutos, no máximo 24 minutos, a 180º C.
11. Deixar arrefecer completamente por pelo menos 2 horas até cortar.
Notas: *cozinhar a manteiga até ficar com uma cor caramelizada e ficar com um perfume de nozes e cor de avelãs.