Se está a ler este artigo, é porque também ouviu falar nos benefícios físicos da natação. Assim, gostaria de perceber a forma como a natação atua na saúde física e a razão pela qual é aconselhada por fisioterapeutas na prevenção de determinadas dores crónicas. Para ficar a saber mais, investiguei sobre o assunto e apresento aqui o Top 6 dos benefícios da natação.

Não tenha dúvidas: ao fim de ler este artigo, só vai querer é dar um mergulho!

Mexer-se sem afetar as articulações

Para estar e ficar em forma, é aconselhado ter uma atividade física regular. Mas, por vezes, o desporto pode ter um impacto negativo no nosso corpo: dores nos joelhos, dores musculares, dores de costas… Uma das maiores vantagens da natação é a sua suavidade nas suas articulações , pois é um desporto sem impacto.

 

A natação vai "fazê-lo mexer-se" sem prejudicar as suas articulações. Vai mesmo ter um efeito positivo nas articulações, pois vai trabalhar a sua flexibilidade ao mesmo tempo que as reforça.

 

Se sofrer de artrose, a natação vai contribuir para trabalhar a amplitude das suas articulações e aliviar as suas dores. Se ainda não experimentou, pode falar com o seu médico ou fisioterapeuta sobre a possibilidade de praticar natação . Indicar-lhe-á os melhores tipos de natação , assim como os movimentos adequados que deve efetuar em função das suas dores.

Mexer-se sem afetar as articulações

Controlar o peso ou emagrecer

A natação é um dos desportos mais energéticos! São cerca de 400 calorias queimadas por hora de natação a uma velocidade moderada e pode chegar às 900 calorias num treino de natação intenso. Assim, é o desporto ideal para emagrecer ou manter o seu peso ideal.   No âmbito de uma perda de peso, sugerimos que nade durante 40 minutos, 3 a 4 vezes por semana.Pode descobrir o nosso programa para o ajudar a perder peso graças à natação.   Para manter o seu peso, 2 a 3 treinos serão suficientes.Não se esqueça que não existem milagres, a chave do sucesso é aliar a atividade física a uma alimentação equilibrada.Mais uma vez, não hesite em consultar um profissional, como um nutricionista.Irá ajudá-lo a adotar uma boa alimentação para atingir os seus objetivos.

Controlar o peso ou emagrecer

Tonificar o corpo todo

Acha que precisa de tonificar o corpo?Quer ganhar massa muscular para se sentir melhor consigo próprio? É uma razão válida! Mas trabalhar a massa muscular não é só uma questão de estética.De facto, os músculos que trabalham mais trazem múltiplos benefícios físicos:

 

- Melhoria da postura

- Diminuição das dores crónicas (costas, ombros, joelhos, etc.)

- Prevenção dos riscos de lesão e de osteoporose

- Preservação do esqueleto

- Fluidez dos movimentos (sobretudo depois dos 60 anos)

 

Já deu para perceber... Tonificar e trabalhar os músculos é importante para a saúde.

 

A natação permite trabalhar todos os músculos eficazmente e sem dor. De facto, o corpo humano flutua a 80% na água. Assim, os movimentos são mais fáceis de executar e a resistência criada pela água permite trabalhar os músculos em profundidade.

Outro benefício para a sua forma física, a parede abdominal, muitas vezes difícil de trabalhar, é particularmente solicitada durante um treino de natação. E, uma parede abdominal reforçada permite melhorar a sua postura, nomeadamente se trabalhar sentado durante todo o dia, e ajuda a aliviar as dores de costas. Ou seja, o seu corpo irá agradecer-lhe!

Tonificar o corpo todo

Exercitar o coração e as suas capacidades respiratórias

A natação é um desporto de resistência (ou seja, de “cardio”). E, como todos os desportos de cardio, a natação vai permitir-lhe conservar este músculo que é o seu coração. Como todos os músculos, quanto mais exercitar o seu coração, melhor será o seu funcionamento. Estima-se que uma hora de natação a uma velocidade média, praticada pelo menos 3 vezes por semana, permite melhorar o rendimento do coração até 12%… impressionante!

 

A natação também tem um efeito positivo na função respiratória. De salientar que, na natação, a respiração é essencial na técnica da natação: saber quando e como respirar. Este controlo, obtido ao longo dos treinos de natação, vai permitir aumentar a capacidade pulmonar, assim como melhorar o fornecimento de oxigénio aos músculos durante o esforço.

 

Finalmente, de salientar que a prática de uma atividade cardio dá a sensação de ter mais energia ao longo de todo o dia.Sente-se um pouco cansado de repente?Então corra para a piscina para voltar à forma e ter mais energia!

Exercitar o coração e as suas capacidades respiratórias

Melhorar a circulação sanguínea

Sente as pernas pesadas, faz retenção de líquidos ou tem má circulação sanguínea? Então pergunte ao seu médico. A natação é um dos melhores desportos para ajudar a melhorar o retorno venoso.

 

Porquê? Implica a repetição de vários movimentos e os músculos alternam a contração e a descontração.Esta alternância vai favorecer a circulação sanguínea. Obviamente, isto não irá substituir a consulta num profissional, pois só ele poderá dar os melhores conselhos adaptados às suas necessidades e à sua saúde.

 

Além disso, o contacto da água com a pele a cada movimento efetua uma massagem drenante, que ajuda a combater a celulite. Diga adeus à casca de laranja!

Melhorar a circulação sanguínea

Aumentar a esperança de vida

Este último ponto surpreende-o?Estamos a falar a sério!Um estudo realizado pelo “The international journal of aquatic research and education” em 40 000 homens com idade compreendida entre os 20 e os 90 anos, revelou que os nadadores reduziam o risco de mortalidade de 50% em comparação com homens sedentários ou praticantes de caminhada ou de corrida regulares!Sim, também fizemos a cara que está a fazer quando descobrimos este estudo.

 

Além disso, a natação tem efeitos positivos em várias doenças : colesterol, hipertensão, asma, doenças cardíacas e até diabetes.

 

Por exemplo, para as pessoas que sofrem de diabetes de tipo 2, a natação permite melhorar a sua sensibilidade à insulina, assim como equilibrar a sua glicemia e o seu peso graças ao forte desgaste energético de um treino.

 

Em caso de hipertensão, também permite baixar a tensão arterial em repouso graças a treinos regulares. Também permite às pessoas que sofrem de asma, graças a exercícios adaptados, aumentarem a sua capacidade respiratória.

Aumentar a esperança de vida

Estes são todos os benefícios físicos da natação. Se já pratica natação, esta será a sua motivação extra. Se está a pensar começar a praticar natação, então já tem a lista de todos os benefícios deste desporto.

 

Lembrou-se de outro benefício da natação? Partilhe-o connosco através de um comentário.

 

Bora mergulhar!

Estes conselhos podem interessar-lhe: