Os abdominais não levam necessariamente a uma barriga lisa

Os abdominais não levam necessariamente a uma barriga lisa

Barriga lisa sim, mas como? E, sobretudo, porquê? E se parássemos de olhar para o umbigo para ver o se passa por baixo?

Para si, o que significa barriga lisa? Afinal, isso é bastante subjetivo, certo? Proponho-lho ir além da simples perda dos pneuzinhos (se sentir necessidade de os perder, obviamente). Em conjunto, vamos tentar compreender porque é interessante ter uma barriga lisa, porque a barriga pode estar inchada ou ser propícia ao armazenamento das gorduras e como o remediar.

Os abdominais não levam necessariamente a uma barriga lisa

Existem mesmo alimentos que queimam as gorduras da barriga?

Perguntei à nossa nutricionista Julie: “Existem alimentos que favorecem a perda de gordura, como por exemplo os legumes, os elementos de baixo índice glicémico, as proteínas, mas claramente isto é válido para todo o corpo, logo se a questão diz respeito unicamente à barriga, direi que não!”.

A Julie alerta também quanto ao volume alimentar que ingerimos ao longo de um dia: “É também aconselhável rever a densidade das refeições, porque se tivermos uma digestão lenta, é preferível comer pequenas quantidades em cada refeição e fazer duas merendas.
A nutricionista sensibiliza também para as condições em que nos alimentamos para favorecer uma melhor digestão: “De preferência sentado, com as costas direitas, mastigar bem e comer devagar, sem stress nem solicitações permanentes. Isto melhora a digestão e, consequentemente, a eliminação e a limitação do armazenamento da gordura.

OK, quer mesmo perder gordura na barriga. É no prato que isso começa. Eis o top 5 dos alimentos que queimam gordura.

Teste também exercícios um pouco mais focados no transverso com os abdominais hipopressivos, como a técnica do stomach vacuum, muito apreciada pelas recém mães para recuperar a sua cintura abdominal profunda graças a falsas inspirações torácicas (como a apneia, tentando encolher a barriga contra as costelas). Exercícios realizáveis em todas as condições e todas as indumentárias (carro, ginásio, casa de banho, etc.). Estes exercícios são os únicos que podem realmente redesenhar a sua cintura, mas não farão perder peso.

Os abdominais não levam necessariamente a uma barriga lisa

A gordura, mas não só!

A barriga pode ser maior, ou inchar, também por outras razões. Quem lhe pode dizer isso?  O seu fisioterapeuta ou especialista em postura (a posição da bacia pode influenciar a forma da barriga), o seu ginecologista, um gastroenterologista ou ainda um nutricionista. Neste ponto, a Julie especifica:

não se deve confundir uma barriga de "gordura" com uma barriga inchada (problemas intestinais devidos a patologias ou intolerâncias alimentares) e/ou com o facto de ter uma barriga lassa por falta de tónus do músculo transverso.

Efetivamente, por baixo da cintura abdominal, estão os seus órgãos, nomeadamente o aparelho digestivo. Adicionalmente, nas mulheres, há o sistema ginecológico. Portanto, tente simplesmente entender como está concebido(a) e como o seu metabolismo responde. Existem numerosos fatores que podem influenciar a forma da sua barriga. Da mastigação ao trânsito, passando pelas intolerâncias alimentares, a falta de tónus ou ainda os ciclos menstruais no caso das mulheres.
Contacte profissionais de saúde para falar do tema, e em função disto, cada um de vós poderá agir da melhor forma para a vossa barriga.

5 IDEIAS CHAVE A RETER SOBRE OS ABDOMINAIS:

1 - É impossível focar uma zona em particular para perder peso
As atividades de resistência favorecem uma perda global da massa gorda.

2 - Não há exercício miraculoso para abdominais para perder a gordura da barriga
Por isso, tudo é permitido: fortalecimento muscular estático, dinâmico ou lateral, abdominais hipopressivos ou ainda crunchs. Com tudo isto, irá reforçar toda a cintura abdominal, sem exceção! E para emagrecer... uma atividade física de resistência. Acabe com os cem abdominais todas as manhãs, experimente a caminhada ;).

3 - O desporto não é a única forma de perder barriga
A alimentação tem uma grande responsabilidade: a base é a balança energética! Bem como o sono e a gestão do stress.

4 - O crunch não é assim tão mau
Sabe-se que exercício clássico para reforçar os grandes retos favorece a descida dos órgãos. Estudos recentes mostraram que quando bem executados, com uma prancha pélvica robusta, os crunchs não são mais hiperpressivos que uma caminhada ativa a  5 km/h. Daí a importância de envolver o transverso e o períneo tanto quando se reforçam os grandes retos como quando se caminha.

5 - Praticar abdominais para combater as dores de costas: sim, mas não só para isso!
Quando tem dores de costas, praticar abdominais e fortalecimento muscular é tão importante como reforçar os dorsais e os glúteos.

Os exercícios desportivos para perder barriga: fake news?

O nosso fisioterapeuta, especifica: "Na realidade, não podemos escolher a zona precisa que perdemos." Efetivamente, a única coisa que controlamos é o local que desejamos tonificar, não o que desejamos perder. Assim, se desejar reforçar a sua cintura abdominal, não há problemas!

Há vários exercícios, como o fortalecimento muscular, que irá reforçar todo o corpo. Apoiado nas duas mãos e nos dois pés, com as costas e a cabeça no prolongamento da coluna, lembre-se de respirar. Pode manter a posição estática ou efetuar movimentos de braços e de pernas para o fortalecimento muscular dinâmico.

Os abdominais não levam necessariamente a uma barriga lisa

Que programa para uma barriga lisa?

Se os exercícios de reforço permitem tonificar a sua cintura abdominal, já para perder barriga é necessário principalmente perder massa gorda e, para isso, não há segredos: queimar calorias.

O ideal é conjugar atividades físicas de resistência com uma alimentação saudável e equilibrada. Irá ver o seu corpo a adelgaçar-se e talvez a sua barriga faça parte disso! Complete estes gastos físicos e energéticos com exercícios hipopressivos para tonificar o seu transverso e esculpir a sua cintura: irá obter uma barriga robusta e em boa saúde.

Perguntamo-nos frequentemente: quanto tempo de fortalecimento muscular é necessário para obter uma barriga lisa? 

Talvez pensem que me repito, mas com o fortalecimento muscular irá ter sobretudo uma barriga robusta, e talvez adicionalmente lisa, mas não somos todos(as) iguais a esse respeito… É a sua alimentação, a sua atividade física e o seu metabolismo que definem o tempo necessário para ver a barriga encolher. Lembre-se também de contrair o seu transverso, bem como o seu períneo, durante os seus exercícios de tonificação muscular para estimular o trabalho profundo que, esse sim, propicia a barriga lisa.

Porque é importante ter abdominais? para que servem?

O conjunto dos abdominais permite a estabilização do corpo. Uma pessoa "tonificada" é uma pessoa que tem os estabilizadores do tronco robustos, uma cintura abdominal reforçada, e não apenas tabletes de chocolate! Da camada profunda à camada superficial.

Os abdominais permitem-nos suportar as nossas costas quando estamos sentados, caminhar, expirar, tossir... são o centro do nosso corpo. Aliás, as dores de costas podem poder vezes estar associadas a uma cintura abdominal frágil, por exemplo.

Praticar abdominais não serve para ter a barriga lisa. Contribui para a tonificação da barriga, mas não derrete as células de gordura acumuladas. O que fazer então?

Porque tenho barriga?

Não é só querer uma barriga lisa, é necessário entender porque é que não o é e se é normal?

A barriga, um espaço de armazenamento, porquê?

Na maioria da vezes, a nossa "pequena" barriga é devida à falta de atividade física e a uma alimentação demasiado rica. Julie Guery, nutricionista, explica que a parte inferior da barriga faz parte das zonas de armazenamento porque é menos vascularizada do que outras partes do corpo, logo pouco drenada: as gorduras montam assim campo muito facilmente.
A Julie lembra-nos também o que pode favorecer a gordura na barriga: ”O açúcar, as más gorduras, e de uma forma geral os alimentos transformados ou ultratransformados.

A solução? Beber muita água, praticar de forma regular atividade física, principalmente cardio, para queimar as gorduras e reduzir o fornecimento de calorias, sem entrar na restrição.

Os músculos da barriga: quais são?

O que se passa no interior? Falemos de músculos. A nossa cintura abdominal é um conjunto de camadas musculares que formam uma verdadeira armadura para a nossa coluna vertebral e os nossos órgãos.

Na camada mais profunda, temos o transverso, com as suas fibras musculares horizontais que envolvem a cintura. Serve de revestimento e contribui para a forma da sua cintura, bem como para o perímetro da barriga. Contrai-se quando se expira e quando queremos encolher o umbigo. O transverso tem uma função de suporte da parte superior do corpo. Está na primeira linha da proteção dos órgãos, e é por isso que é tão importante durante o trabalho abdominal.

Por cima do transverso ficam os oblíquos internos e externos, localizados à direita e à esquerda da sua cintura. Permitem executar as inclinações e as torsões do tronco.

A última camada abdominal é a que mais faz falar dela. Ah pois é, é a que vemos, a famosa tablete de chocolate! São os grandes retos. Este músculo superficial tem o papel mais importante na ligação entre as partes superior e inferior do corpo. Esta localizado por baixo das costelas e no púbis. Permite a flexão do tronco.

Os abdominais não levam necessariamente a uma barriga lisa
Os abdominais não levam necessariamente a uma barriga lisa

Desporto em jejum: manual de utilização

A prática de desporto em jejum tem atualmente cada vez mais adeptos. É quase um efeito de moda, mas o jejum quando praticamos desporto é um aliado da saúde? O que fazer para não eliminar os benefícios da sua atividade física? 

Portanto, podemos querer uma barriga lisa para obter um aspeto físico que consideramos mais harmonioso, mas podemos também lembrar-nos que querer perder barriga permite também lutar contra os diabetes, o colesterol e os problemas cardiovasculares.

Uma barriga lisa é também uma barriga tonificada que protege os seus órgãos e as suas costas. Para tal, é a cintura abdominal profunda que deve ser privilegiada, nomeadamente com exercícios de respiração (hipopressivos ou stomach vacuum), entre outros.

Os abdominais não levam necessariamente a uma barriga lisa

A barriga lisa é boa para a saúde ou para a estética?

É o termo "lisa" que incomoda. Temos todos uma morfologia diferente, a barriga lisa da Maria não é a barriga lisa do António ou da Julia. É necessária uma barriga saudável. Se a gordura se acumula na barriga, isto pode a prazo levar a patologias nocivas para o seu organismo.


Tem agora mais elementos para entender o seu organismo e agir com benevolência e bom senso. Adicione à sua receita de bem-estar uma boa hidratação e um sono restaurador, e o seu corpo irá recompensá-lo! Nunca é tarde demais para se sentir melhor.