Não há dúvidas: o desporto é bom para o corpo e é bom para a saúde. Mas quando o sentimos? Quando o vemos? Saiba tudo.
As revistas prometem-lhe perder todos os seus quilos a mais em apenas alguns dias de esforço? As aplicações miraculosas propõe-lhe derreter-se graças aos seus programas online? Sejamos honestos, não irá ter um corpo de atleta com apenas 10 flexões por dia.
Para ver os efeitos benéficos do desporto no seu corpo, é necessário paciência, motivação e regularidade constante. A vantagem? Saber por que etapas irá sem dúvida passar para conseguir chegar ao objetivo.
É difícil, ou mesmo impossível, medir concretamente os benefícios do desporto após apenas 2 a 3 semanas. É frequentemente no fim deste curto período de tempo que se sente uma pequena redução na motivação. E é pena! 3 semanas é o tempo necessário para mudar os seus hábitos e adquirir novos. É assim um momento chave: seja paciente, não desista. Começar o desporto não é um descanso.
Mesmo que não note rapidamente resultados no seu corpo, os efeitos positivos fazem-se sentir de muitas outras formas. Já notou que está com melhor humor que antes? Que a sua respiração está bem melhor depois de ter subido essas malditas escadas? Ou ainda que recomeça gradualmente a voltar a confiar em si próprio? Os efeitos positivos da atividade física também passam por ai.
Quando chega aos 2 meses de esforço, o seu corpo transforma-se e irá começar a notar as primeiras alterações físicas. Antes de mais, aconselho a que fuja da balança, que dá por vezes uma visão bem negativa do corpo. Os seus principais indicadores são a sua roupa e o seu bem-estar, nada mais!
Sabendo que a gordura ocupa mais espaço que o músculo, mas que este é mais pesado, é assim lógico não notar uma grande perda de peso. Pode mesmo ser nula! No entanto, fique seguro: o seu corpo iniciou a sua transformação.
Para que os efeitos da prática desportiva no seu corpo sejam multiplicados, é necessário efetuar um treino sério: por exemplo, um mínimo de 3 vezes por semana é uma boa frequência.
Adicionalmente, a alimentação tem um papel nesta transformação. Comer os alimentos certos nos momentos certos do dia irá ajudá-lo a capitalizar os esforços feitos no ginásio ou no terreno. A mudança também passa pelo prato!
Todos os esforços efetuados durante os primeiros meses de prática desportiva serão verdadeiramente visíveis aproximadamente a partir dos 3 meses. Se tiver efetivamente efetuado o seu treino e tiver ingerido os alimentos "certos", o trabalho será recompensado, asseguro!
Evidentemente, os resultados serão diferentes de uma pessoa para outra. Isto porque se o desporto favorece um consumo elevado de calorias, não temos todos o mesmo património genético, o mesmo nível desportivo de base, o mesmo passivo alimentar ou a mesma morfologia...
Se recapitularmos, afinal quando vemos os resultados?
Somos todos diferentes, e os resultados sê-lo-ão também. Antes de mais, porque os nossos objetivos e as nossas motivações desportivas não são as mesmas. Depois, porque o número de sessões desportivas por semana, a intensidade e a regularidade com que praticamos também influenciam. Por fim, como os nossos metabolismos são diferentes, os resultados serão visíveis mais ou menos rapidamente. Uma coisa é certa, ao escolher praticar desporto, está no bom caminho! :)
A sua alimentação, um parceiro de eleição
E para aumentar todas as suas probabilidades, recomendamos que alie ao exercício físico uma alimentação adaptada e equilibrada. E sim, treinar é uma coisa, mas uma alimentação saudável e variada permite-nos obter resultados ainda mais rapidamente.
Mesmo que tenhamos a tendência em acreditar que quanto mais fizermos, mais depressa teremos resultados, mantenha-se sempre atento à sua recuperação. Praticar exercício queima calorias, sim, mas o reforço muscular exige também a necessidade de contemplar momentos de descanso. Irá limitar os riscos de lesões e manter a sua motivação, um dos seus melhores aliados na sua busca de resultados! Integre assim dias de repouso no seu planeamento e faça boas noites de sono.
“Quero perder peso, mas não consigo”.
Fomos consultar médicos, nutricionistas, treinadores de desporto... para poder apresentar-lhe um pequeno dossiê especial.
Como já percebeu, é impossível estabelecer um calendário preciso no que diz respeito aos efeitos do desporto no organismo. É preciso saber que é um trabalho a longo prazo. Quer tenha escolhido a corrida, a musculação ou qualquer outro desporto, seja paciente e persevere, e os resultados serão (quase) garantidos! Mas, de qualquer forma, estamos ansiosos para que nos informe das suas experiências: nos comentários, partilhe a sua evolução ou coloque-nos questões que tenha!