Hérnia, escoliose, artrose: como praticar natação?

Hérnia, escoliose, artrose

COMO PRATICAR NATAÇÃO?

Estima-se que entre 70% e 80% da população francesa sofra ou poderá sofrer de dores nas costas. Faz parte desta percentagem? Saiba que por detrás destas dores, as patologias podem ser variadas. Entre as mais comuns estão: a hérnia discal, a artrose ou ainda a escoliose. Uma vez a causa das dores de costas identificadas, um médico ou um fisioterapeuta pode recomendar-lhe a natação como forma de aliviar as suas dores.

Mas atenção, não é para praticar sem pensar! Para lhe dar os melhores conselhos e saber como praticar natação, encontrei-me com a Marion, fisioterapeuta.

Marion, o que se esconde por detrás destas famosas dores de costas?

É A grande questão! Não há único dia em que não veja um paciente com dores nas costas. Mas na realidade, cada dor de costas é diferente e as patologias são numerosas. Por vezes é a falta de atividade física, uma má posição na cadeira ou em frente do computador, mas também pode ser uma escoliose, mais frequente em jovens pacientes, uma hérnia discal, ou ainda artroses nos mais idosos.

 

Para “tratar” as dores de costas, a primeira coisa a fazer é consultar um médico generalista que identificará a causa. Poderá então aconselhar-lhe exames complementares e eventualmente algumas sessões de fisioterapia.

A natação é recomendada quando temos alguma das patologias que mencionaste: escoliose, hérnia discal ou artrose. porquê?

Sim, é verdade, também me acontece recomendar a natação em complemento das minhas sessões. Na verdade, a natação tem inúmeras vantagens. Em primeiro lugar, é um desporto não traumatizante para as articulações, pode por isso ser praticada por toda a gente.

De seguida, uma das grandes vantagens da natação é que solicita e faz trabalhar todos os músculos sem dor graças à resistência da água.Finalmente, um ponto muito importante para mim, os riscos de lesões associados à prática de natação são mínimos relativamente a outros desportos. No entanto, é importante adaptar os exercícios às suas necessidades.

Hérnia, escoliose, artrose: como praticar a natação?

Então, quais são os estilos que devem ser privilegiados?

Vou começar pelos estilos que deve esquecer se tem dores de costas : a mariposa, uma vez que é o estilo mais traumatizante para as costas. É um estilo muito técnico e se não o dominarmos corretamente podemos aleijar as costas e, como é óbvio, não é isso que precisamos!

De seguida, também devemos evitar o bruços que arqueia as costas, nomeadamente o bruços com a cabeça à superfície, é o pior!

O melhor estilo, é as costa de crawl, é difícil enganar-se com este.

Então as costas de crawl podem ser praticadas em qualquer caso?

Nunca podemos dizer que é bom para todos os casos, mas para a maior parte sim. O que deve fazer primeiro é aconselhar-se junto de um médico, é ele que conhece o paciente, e todas as pessoas são diferentes, não existem generalidades em medicina.

Mas é verdade que no caso de uma escoliose, as costas de crawl permitem corrigir o desvio da coluna vertebral uma vez que coloca o nadador numa  posição de extensão da coluna vertebral e trabalha os músculos das costas.

Para uma hérnia discal, a natação é uma ótima atividade. Neste caso não há dúvidas, as costas de crawl, devem ser privilegiadas.

Relativamente à artrose, como forma de prevenção e para aliviar deve praticar-se uma atividade física. Com efeito, é importante reforçar os músculos que sustentam as articulações e fazer trabalhar as articulações de forma suave para "cuidar" da cartilagem. Existem numerosas dores associadas à artrose : joelhos, lombares, ombros, cotovelos… O meu conselho  é realmente informar-se junto do seu fisioterapeuta ou médico quais os gestos que pode efetuar.

Para a artrose, a hidroginástica é uma ótima atividade.

Quantas sessões devem ser programadas por semana para que a natação tenha efeito sobre as dores?

Neste cenário, o importante é não colocar muita intensidade, deve privilegiar os movimentos corretos amplos e suaves. O ideal e praticar 2 vezes por semana, 30 a 45 minutos. Os resultados ao nível das dores dorsais serão sentidas a longo prazo, por isso o importante é não desistir!

Se sofre de hérnia discal, escoliose ou artrose, a natação poderá ajudá-lo a aliviar as dores. Graças à Marion, já ficou a saber um pouco mais sobre como praticá-la. Nunca é demais repetir, o mais importante é consultar um profissional.

Quer acrescentar alguma coisa? Dar o seu testemunho? Colocar-nos uma questão? Então mas no teclado, deixe-nos o seu comentário!

Estes conselhos podem interessar-lhe:

asma-e-natação

A asma e a natação

À primeira vista, ninguém diria que asma e natação seria uma boa combinação… Mas será mesmo assim?
natação e gravidez

Ir para a piscina grávida: como praticar natação durante a gravidez?

É possível continuar a praticar desporto durante a gravidez, mas é necessário evitar movimentos bruscos e desportos que possam causar impactos!
pessoa a nadar com touca

A NATAÇÃO FAZ EMAGRECER?

A natação é eficaz para emagrecer? Quanto tempo é preciso nadar para perder barriga? Descobre os segredos para perder peso com a natação!
NATAÇÃO & NUTRIÇÃO: O BOM PROGRAMA PARA EMAGRECER

NATAÇÃO & NUTRIÇÃO: QUE PROGRAMA PARA EMAGRECER?

Emagrecer com a natação é possível! Mas não deves negligenciar a alimentação. Descobre o programa natação e nutrição de 2 especialistas.