ESTOU GRÁVIDA: QUE DESPORTO POSSO PRATICAR?

Restrições, precauções, contraindicações... Descobre as recomendações dos nossos especialistas para aliar desporto e gravidez com toda a serenidade.

Estou grávida: que desporto posso praticar?

Não entres em pânico: praticar desporto durante a gravidez é permitido! Só precisas de controlar os esforços e respeitar algumas regras de precaução. 
Vais ter de aprender a mudar os teus hábitos e adaptar as tuas atividades para não correres riscos inúteis. Segue os nossos conselhos para fazer a escolha acertada.

Estou grávida: que desporto posso praticar?

DESPORTO E GRAVIDEZ: RESTRIÇÕES

Estar à espera de um bebé não deve impedir de praticar atividade física!
No entanto, deves saber que a gravidez pode causar alguns transtornos: cansaço, falta de ar, vertigens, cãibras, quebras de tensão...Estes mal-estar que surgem ao longo dos nove meses perturbam o organismo.
A barriga que cresce e o peso do bebé provocam perdas de equilíbrio e dificuldades de locomoção. As costas que sofrem e as pernas pesadas pesam psicologicamente nas mulheres.
Muitas vezes, o repouso é obrigatório!

O DESPORTO ADEQUADO PARA UMA MULHER GRÁVIDA

A boa notícia é que existem atividades autorizadas para as mulheres grávidas ! Nada melhor que a caminhada no exterior para uma boa lufada de ar fresco, a natação ou hidroginástica para te mexeres com suavidade, a bicicleta estática para tonificar o teu corpo e trabalhar o fôlego. Estas atividades são saudáveis e sem risco durante a gravidez se forem praticadas com moderação. As praticantes de jogging podem continuar os seus treinos de corrida até ao quinto mês de gravidez, com a condição de praticarem num chão direito e com intensidade moderada.

Durante o último trimestre, o corpo de uma mulher grávida está muito exposto a lesões articulares e dos ligamentos.
Para prevenir estes acidentes: diminui os movimentos com extensões acentuadas, privilegia as atividades onde não haja o risco de entorses (passadeira ou bicicleta estática em detrimento de um passeio no exterior em piso irregular), reduz o peso das cargas levantadas nos exercícios de musculação.

AS CONTRAINDICAÇÕES DO EXERCÍCIO FÍSICO

Em algumas situações a atividade física está contraindicada durante ou após a gravidez. Se estiveres em alguma das situações seguintes, fala imediatamente com o teu médico.

- Tiveste um aborto
- O teu bebé nasceu prematuro
- Tiveste risco de parto prematuro
- Tens uma placenta em posição baixa
- Tiveste sangramento crónico
- Tiveste problemas no fundo das costas ou ao nível da articulação das ancas
- Sofres de hipertensão
- Estás grávida de gémeos ou mais

RETIRAR O PÉ DO ACELERADOR DURANTE A GRAVIDEZ

As mulheres colocam frequentemente esta questão: É preciso abrandar o ritmo em função das diferentes fases da gravidez? A resposta é sim.
Praticar desporto durante a gravidez, é evidentemente  escutar o teu corpo e saber parar quando o bebé reclama. Se eras uma pessoa ativa antes de estar grávida, a vontade de moderar os teus exercícios virá naturalmente: o teu peso e o « aumento do volume» da tua barriga farão com que abrandes o ritmo.
Durante o primeiro trimestre de gravidez, é importante evitar os golpes de calor. Durante o segundo trimestre, deves evitar obrigatoriamente os exercícios com posições de pé prolongadas, que podem reduzir o fluxo sanguíneo para o bebé.

Estou grávida: que desporto posso praticar?

UM BOM INDICADOR

Para saber se te estás a esforçar demasiado, guarda esta referência para praticar desporto com toda a segurança: pratica os teus exercícios a 60% da tua capacidade cardíaca durante a gravidez.

Em todos os casos, deves parar imediatamente a prática se sentires: vertigens, falta de ar, sensação de mal-estar, sangramento, dificuldade a andar, contrações, ausência não habitual de movimentos do bebé.

OS CONSELHOS DO tEU INSTRUTOR PARA ADAPTAR A tUA ATIVIDADE

Para aprenderes a adaptar a atividade física durante a gravidez, segue os conselhos da nossa instrutora do clube Domyos. Respeita estas regras para uma prática sem riscos.
Em todos os casos, não te esqueças de pedir opinião ao teu médico para iniciar ou voltar a praticar algum desporto.
- Reduzir a intensidade do exercício/esforço => Indicadores: saber manter uma conversa 
- Evitar os golpes de calor 
- Evitar os ressaltos/impactos 
- Evitar as contrações musculares da parede abdominal 
- Beber regularmente 
- Reduzir as cargas levantadas

Estou grávida: que desporto posso praticar?

PRÁTICA DESPORTIVA NO GINÁSIO

Se seguires as recomendações do teu instrutor, poderás fazer tudo!
No ginásio, privilegia o stepper, a bicicleta elíptica, o remo, a bicicleta estática. Em relação às aulas de grupo, podes praticar aulas de dança, adaptando a intensidade do esforço ou integrando níveis para principiantes de forma a reduzir o ritmo.
As atividades de ginástica (yoga, pilates, stretching) são fortemente aconselhadas. Esqueçe os exercícios de abdominais e de reforço muscular que necessitem de cargas.
Por fim, fala sempre com o instrutor antes do início de cada aula!

Importante: só deves tomar a decisão de praticar ou deixar de praticar exercício físico após teres consultado o teu médico.

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