desporto e gravidez

Gravidez e atividade desportiva: como e porquê adaptar a atividade física

Estás grávida e, para ti, está fora de questão ficar nove meses sem praticar desporto? Não entres em pânico!

Podes praticar desporto durante a gravidez, desde que saibas dosear o teu esforço e respeitar algumas regras de precaução.

Terás de aprender a mudar de hábitos e adaptar as tuas atividades para que o bebé não corra riscos desnecessários. Segue os nossos conselhos para fazer a escolha certa.

A gravidez não deve ser motivo para não te mexeres! 
Por outro lado, há que reconhecer que a gravidez tem os seus incómodos: fadiga, falta de ar, tonturas, cãibras, quedas de tensão…
Estes sintomas aparecem e desaparecem durante a gravidez e perturbam o organismo. O crescimento da barriga e o peso do bebé ocasionam perdas de equilíbrio e dificuldades de locomoção. As dores nas costas e as pernas pesadas afetam o estado de espírito das mulheres… muitas vezes o descanso é bem-vindo!

O desporto certo para uma grávida

A boa notícia é que existem atividades para grávidas! Nada como a caminhada ao ar livre para apanhar ar fresco, a natação ou a hidroginástica para fazer exercício suavemente, ou a bicicleta estática para tonificar o teu corpo e exercitar a respiração. Estas atividades são salutares e seguras durante a gravidez, se forem praticadas com moderação. As adeptas de corrida podem continuar os seus treinos até ao quinto mês de gravidez, desde que seja praticada em piso plano e a ritmo moderado.

No último trimestre, o corpo de uma grávida está mais exposto a lesões das articulações e dos ligamentos. Para prevenir tais acidentes: reduz os movimentos com extensão acentuada, opta por atividades onde não exista risco de entorse (passadeira ou bicicleta estática, em detrimento de passeios na floresta), reduz o peso das cargas levantadas nos exercícios de musculação.

desporto e gravidez

Contraindicações do exercício físico durante a gravidez

Algumas situações exigem a cessação da atividade física durante ou após a gravidez. Se te identificares com uma das seguintes situações, consulta imediatamente o teu médico:

- Sofreste um aborto espontâneo.
- O teu bebé nasceu prematuro.
- Foste avisada de um risco de parto prematuro.
- A tua placenta encontra-se numa posição baixa.
- Tiveste hemorragias crónicas.
- Tiveste problemas na zona dos rins ou na zona da articulação das ancas.
- Sofres de hipertensão.
- Estás gravida de gémeos (ou mais...).

Abrandar o ritmo durante a gravidez

As mulheres costumam perguntar: é necessário abrandar o ritmo em função das várias fases da gravidez? A resposta é «Sim». Praticar desporto durante a gravidez é, obviamente, ficares atenta ao teu corpo e saberes abrandar o ritmo quando o bebé assim o exigir. Se eras uma mulher ativa antes de ficares grávida, a vontade de moderar os exercícios surgirá naturalmente: o teu peso e o crescimento da barriga vão fazer com que abrandes o ritmo.

Durante o primeiro trimestre da gravidez, é importante evitar a exposição ao calor. Durante o segundo trimestre, importa evitar os exercícios que exijam tempos prolongados de pé, pois podem reduzir o fluxo sanguíneo em direção ao bebé.

UM BOM PARÂMETRO

Para saberes se estás ou não a cometer excessos, fixa esta referência para poderes praticar exercício em segurança: pratica os teus exercícios a 60% da tua capacidade cardíaca durante a gravidez.

Em qualquer caso, deves parar imediatamente a prática se sentires tonturas, falta de ar, sensação de mal-estar, hemorragias, dificuldades em andar, contrações, ausência anormal de movimentos do bebé.

ADAPTAR A ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GRAVIDEZ

Os conselhos do teu instrutor para adaptar a tua atividade

Para aprenderes a adaptar a tua atividade física durante a gravidez, segue os conselhos da nossa instrutora do Domyos Club e respeita estas regras para praticar desporto em segurança:

- Reduzir a intensidade do exercício/esforço (parâmetro: conseguir conversar)
- Evitar a exposição ao calor
- Evitar os ressaltos/choques
- Evitar as contrações musculares da faixa abdominal
- Hidratar regularmente
- Reduzir as cargas levantadas

Em qualquer caso, informa-te junto do teu médico para iniciar ou retomar uma prática desportiva.

Prática desportiva no ginásio

Se seguires as recomendações do teu instrutor, poderás fazer quase tudo!
No teu ginásio, privilegia o stepper, a bicicleta elíptica, a máquina de remo, a bicicleta estática.
No que toca a aulas de grupo, podes assistir às aulas de dança, adaptando a intensidade do seu esforço ou com um grupo de iniciação para reduzir o ritmo.

As atividades de ginástica (yoga, pilates, stretching) são vivamente recomendadas. Esquece os exercícios abdominais e o fortalecimento muscular que requerem cargas.

Avisa sempre o instrutor no início de cada aula. Só deves tomar a decisão de praticar ou não exercício físico depois de teres consultado um médico habilitado. Por último, nunca forces. E se não conseguires fazer um determinado exercício, não o faças!

desporto depois do parto

Porquê praticar desporto durante a gravidez?

Porque sim, é recomendado praticar uma atividade física durante a gravidez!

Se não existirem contraindicações, as futuras mães podem correr, por exemplo, até ao 4º mês sem forçar e, sobretudo, ficando atentas ao seu corpo. Porque o mais importante é isso mesmo: ficar atenta à transformação que está a acontecer e não forçar nada.

mulher gravida a praticar desporto

Oferta para grávidas

Não sabes o que vestir? Encontra a nossa seleção de produtos dedicados para grávidas, pré-mamãs ou futuras mães!

Mais conselhos sobre a gravidez e o desporto

natação e gravidez

Ir para a piscina grávida: como praticar natação durante a gravidez?

É possível continuar a praticar desporto durante a gravidez, mas é necessário evitar movimentos bruscos e desportos que possam causar impactos!

mulher gravide com pesos

Estou grávida: que desporto posso praticar?

Restrições, precauções, contraindicações... Descobre as recomendações dos nossos especialistas para aliar desporto e gravidez com toda a serenidade.

course_a_pied_et_grossesse

Corrida e gravidez

À primeira vista, diríamos que gravidez e corrida não combinam. No entanto, algumas futuras mães continuam a correr durante os primeiros meses da gravidez e usufruem de vários benefícios. Mas até que mês devemos correr e como voltar à prática depois de o bebé nascer?