DESCUBRA O PILATES!

Inventado na Europa e popularizado nos Estados Unidos, o método Pilates é hoje em dia praticado em todo o mundo. Uma vez que até pode ser praticado por grávidas, trata-se de um método acessível a todos.

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QUANDO OUVE FALAR EM PILATES, VISUALIZA CERTAMENTE VÁRIAS MULHERES DE VENTRE BEM REDONDO, EXECUTANDO MOVIMENTOS SUAVES UMAS AO LADO DAS OUTRAS, SOBRE UMA ESTEIRA OU TAPETE DE ESPUMA.

Se o método Pilates, adaptado, permite efetivamente que as mulheres prossigam uma atividade física durante a gravidez, significa que se trata de uma disciplina acessível a todos, oferecendo inúmeros benefícios físicos e mentais. Partamos à descoberta desta disciplina, que poderá acabar por seduzi-lo(a)!

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O QUE É O PILATES?

O Pilates solicita os diferentes grupos musculares, sobretudo os glúteos, os dorsais e os abdominais, no âmbito de um trabalho realizado em profundidade. Resultado, músculos tonificados e um corpo mais flexível. 
O método inventado por Joseph Pilates, popularizado para lá do Atlântico, destina-se igualmente a melhorar a postura, graças a movimentos realizados de forma sempre controlada e a um posicionamento perfeito do corpo, respeitando as suas posições naturais. Fluidez, concentração, respiração, precisão e foco são também elementos essenciais à prática de Pilates, acessível a todas as pessoas, independentemente da sua idade. 
Esta disciplina, que traz inúmeros benefícios, tanto físicos como mentais, pode ser praticada numa sala de ginásio, mas também em casa. Com ou sem acessórios, o Pilates visa devolver ao corpo a harmonia que poderá ter-lhe escapado em resultado de stress ou das más posturas inconscientemente adotadas no dia a dia.

PILATES, QUAIS OS BENEFÍCIOS? 

Joseph Pilates, afirmava que eram necessárias 10 sessões para sentir a diferença, 20 para a ver e 30 para obter um novo corpo! 
Este novo corpo, que o enfermeiro alemão descreve, é um corpo tonificado, alinhado e reequilibrado ao ritmo dos movimentos efetuados. A prática é praticada num ambiente tranquilo, ouvindo a própria respiração e em estado de profunda concentração. O Pilates é um momento de completa desconexão, durante a qual retomará contacto com o seu corpo, harmonizando-o quer em termos de necessidades musculares, quer em termos posturais. Resumindo, ouvimo-nos, sentimo-nos e reequilibramos aquilo que é necessário!

PILATES, QUAIS OS BENEFÍCIOS?
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O PILATES, É PARA SI? 

Para mulheres grávidas, claro, mas também para desportistas após um período de convalescença, seniores que procuram melhorar a sua condição física, pessoas que passam o seu dia sentadas e para aquelas que andam de pé 10 horas por dia! 
Para praticar Pilates, não existe nem limite de idade, nem condição de forma física. Portanto, não tem qualquer desculpa para não experimentar!

AS REGRAS DO PILATES

Este método suave visa reequilibrar os músculos do corpo, concentrando-se naqueles que intervêm no equilíbrio e no suporte da coluna vertebral. Graças a cerca de 500 exercícios identificados, o Pilates reforça os grupos musculares mais fracos e descontrai aqueles que parecem demasiado tensos. O bom alinhamento da coluna e a boa postura geral e permanente são dois princípios fundamentais. 
Em termos gerais, este método baseia-se em seis grandes princípios: concentração, respiração, foco (no tronco), fluidez, controlo e precisão dos movimentos executados.

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EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA A PRÁTICA DE PILATES

Certas pessoas sentir-se-ão melhor com vestuário relativamente largo para dar liberdade aos seus movimentos. Uma t-shirt um pouco larga  que oferecerá esta liberdade, assim como umas calças direitas ou um calção servirão perfeitamente! 
Em contrapartida, alguns praticantes gostarão de observar o seu posicionamento no espelho, permitindo ao professor corrigir-lhes a posição do ventre e das costas, se necessário. Se for este o seu caso, opte por vestuário mais justo ao corpo: um top, uma camisola de alças ou umas leggings podem ser excelentes aliados para as mulheres! 
Meias finas e respiráveis completarão o conjunto, mas muitos profissionais do Pilates recomendam também que a prática seja feita de pés descalços, para melhorar a ligação ao solo e, portanto, as sensações.

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  Dispõe agora de todas as informações necessárias para iniciar a prática de Pilates! Se precisar de um bom anti-stress e de uma dose de recuperação da forma física, não hesite em preparar o seu saco de desporto!

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