Procura ideias para se divertir com as suas crianças e estimular a sua criatividade? E porque não optar por novas formas de expressão, através da dança! Logo à noite há espetáculo!
Pequenos e graúdos, rapazes e raparigas, aqui os jogos e ateliers vão agradar a todos! Divertidos, lúdicos e originais, removemos a mesa e empurramos o sofá: o palco é vosso!
Em família, escolham um tema: os animais, a natureza, as emoções, os super-heróis... Depois, escolha uma música que ilustre da melhor forma o tema escolhido! EXEMPLO: a família escolhe o tema dos animais, a criança pode dar vida ao leão e efetuar gestos de dança que fazem lembrar o leão. Deixar as crianças de forma autónoma. O objetivo é criar uma dança de, pelo menos, um minuto! Este é o momento de darem azo à sua criatividade. As crianças podem escolher um disfarce se quiserem.
Após os 30 minutos de preparação, instale-se e prepare-se para assistir ao espetáculo!
Pronto/s para pôr a música?
Vocês, os pais, escolhem um quadro, uma música, uma escultura, uma fotografia de que gostam particularmente!
Partilhe-o/a com a sua criança e peça-lhe para pensar em 3 palavras que se referem à obra escolhida. A criança não as deve dizer!
EXEMPLO: os pais escolhem a fotografia de um barco num mar agitado, esta foto representa o vento, a força, as ondas.
Depois desta primeira etapa, a criança pode agora preparar durante 30 minutos uma dança de, pelo menos, um minuto que recorde as três palavras que escolheu anteriormente.
Depois desta fase de preparação, instale-se em família e prepara-se para assistir ao espetáculo. A ideia é adivinhar as palavras escolhidas pela criança!
Material: músicas variadas (clássica, valsa, rock, folclórico, eletrónico, tango, flamenco, percussões)
Tempo de preparação: o tempo de criar a sua lista de músicas variadas
Número de participantes: nenhum limite
Com esta super playlist aquele que lidera a dança dá as suas indicações à medida que vai mudando a música. As imposições irão trazer-lhe boas surpresas, momentos de diversão e de espetáculo! Deixe falar a sua criatividade!
1/ Imposições de movimento:
- Não mova os braços
- Não mova os pés
- Dançar apenas no solo
2/ Imposições de contexto: Imagine que está a dançar...
- na lua
- num chão escorregadio
- num chão pegajoso
- num chão que pica
3/ Imposições de ritmo:
- Dance ao ralenti
- Dance em modo acelerado
4/ Imposições de personagem:
- Dance como um animal (ex: elefante, rato, gato, serpente)
- Dance como um soldado
- Dance com emoções diferentes (chateado, triste, alegre, assustado, surpreendido)
Material: Música!
Tempo de preparação: 0 !
Número de participantes: 2 no mínimo, sem máximo
Instruções: Desloque-se ao ritmo da música e quando esta parar STOP! Mais ninguém mexe e ficamos em estátua, em qualquer pose!
Desloque-se ao ritmo da música e quando esta parar STOP! Pare o movimento que estava a fazer.
Pode alterar as poses dando diferentes instruções: a pose deve ser feita sobre um pé, sobre um pé e uma mão no chão, etc. Dê azo à sua imaginação, divirta-se!
Material :Música!
Tempo de preparação: 0 !
Número de participantes: 3 no mínimo, sem máximo
Instruções :
Um dos participantes, o “inspetor” sai da divisão enquanto os restantes escolhem o chefe de orquestra. Quando volta, põe-se a música a tocar, todos seguem os movimentos do chefe de orquestra e o inspetor deve adivinhar quem dirige os movimentos. Quando o encontrar, o chefe de orquestra fica de inspetor e assim sucessivamente!
Energia em estado puro, as crianças mexem e remexem ou, por vezes, deitadas no sofá são todo o contrário. O desporto permite-lhes descarregar, canalizar essa energia inesgotável ou, simplesmente, apanhar ar. Por isso, vamos vestir o equipamento, fazemos uma pausa de ecrãs e toca a mexer! Isto para não falar das boas recordações que vamos criar...
Como criar a dança da família?
Juntem-se todos formando um círculo. Consoante o número de membros, escolham 1 ou 2 movimentos cada um. A ideia é juntar todos os movimentos de cada membro para criar uma minicoreografia.
Por exemplo:
- A Ema escolhe desenhar um grande círculo com os braços, todos reproduzem o grande círculo dizendo “Ema”. Depois o Paulo escolhe saltar no lugar 3 vezes, assim sendo todos saltam no lugar 3 vezes, dizendo “Paulo”.
- Juntamos o movimento da Ema e do Paulo. É a vez do pai, ele escolhe bater palmas uma vez em cima da cabeça e outra vez ao nível dos joelhos, todos fazem o mesmo e acrescentamos este movimento aos movimentos da Ema e do Paulo, e assim sucessivamente.
- No final, terão vários movimentos encadeados, uma minicoreografia, a coreografia da família!
Escolha uma música e volte a fazer a dança dos nomes com ritmo!
Material: música e também podem utilizar um lenço ou dois.
Tempo de preparação: 0
Número de participantes: 2 no mínimo, sem máximo.
Instruções :
Duas pessoas, frente a frente, uma que indica e a outra que reproduz os movimentos da primeira. Acrescente algumas imposições: faça o jogo num só pé, não mova o braço, mova apenas os pés ou a cabeça. Quando a música mudar, invertem-se os papéis! Podemos acrescentar lenços nas mãos para que seja mais divertido!
As regras deste atelier são muito simples. O objetivo das crianças é conseguir escrever o seu nome através da dança.
1) Anote partes do corpo em pedaços de papel
2) A sua criança escolhe um papel e associa a parte do corpo a uma letra do seu nome. EXEMPLO: chamo-me PAULO, saiu-me o "cotovelo", o Paulo terá de escrever a letra P com o cotovelo enquanto dança, e assim sucessivamente.
Assim que a sua criança tiver escolhido todas as partes do corpo, pode criar a sua dança durante 30 minutos. Passado esse tempo de preparação, instale-se e prepara-se para assistir ao espetáculo! Obviamente, a ideia é reconhecer o nome da sua criança enquanto dança!
Já tem várias ideias? Agora só resta pô-las em prática e partilhar este momento com os seus filhos. Não se esqueça de imortalizar estes momentos! Esperamos que tenha gostado deste artigo e até breve para novos conselhos!