dança moderna

O que é a dança moderna/jazz?

À semelhança do ballet, a dança moderna também tem os seus códigos e exigências em termos de prática. Descobre aqui a beleza de uma disciplina que permite evoluir tecnicamente e conhecer-te melhor.

Repleta de códigos e estilo, a dança moderna tem inúmeros praticantes e exige o mesmo nível de rigor que a dança clássica. É uma prática acessível que te permitirá esculpir um corpo de aço!

dança moderna

A partir dos 6 anos

A dança moderna pode ser praticada a partir dos seis anos de idade. 

Durante as sessões, as crianças já devem ter uma capacidade mínima de concentração, de distinguir a direita da esquerda e de memorizar os movimentos e encadeamentos.

Antes de te dedicares a esta modalidade mais específica, podes começar com a dança mais geral, através de aulas de iniciação. 
Poderás nessas aulas adquirir noções básicas de coordenação e de movimentação no espaço.

dança moderna

Repetir e repetir... até conseguir!

Tal como na dança clássica ou ballet, a dança moderna tem os seus códigos e comporta passos específicos.
Os movimentos são precisos e não há lugar para o improviso, ao contrário, por exemplo, da dança contemporânea, em que existe mais espaço de liberdade”.

Passos como "chassés" ou passos "de bourré"… na dança moderna pratica-se em ambientes ligeiramente mais ritmados que a dança clássica, mas exige o mesmo rigor e trabalho.

O importante é também treinar regularmente”.

"É a repetir e voltar a repetir" os movimentos que se consegue dominá-los, para que finalmente pareçam simples e naturais na sua execução.

dança moderna

Sentir a nossa progressão

Através de uma aprendizagem regular, a dança moderna permite assim progredir na prática e adquirir um conhecimento técnico cada vez maior ao longo das sessões de treino. 

Enquanto a dança clássica se foca na flexibilidade e se pratica de forma muito aérea, a dança moderna exige dos praticantes muito equilíbrio. E os movimentos executam-se mais no solo.

As aulas para crianças duram em geral uma hora, enquanto que os adultos treinam em sessões de uma hora e meia. E, na prática desta arte, todos os grupos musculares são solicitados! A dança moderna é certamente uma arte, mas o lado desportivo está longe de ser minoritário...

dança moderna

Fortalecimento muscular e coordenação

Se pretendes iniciar na prática de uma disciplina que tonifica o teu corpo, a dança moderna talvez seja a disciplina indicada para ti. 

Ao trabalhar a execução de movimentos que requerem equilíbrio, os e as praticantes acabam por reforçar bastante o core

Todos os músculos do corpo trabalham… Graças à dança moderna, irás progredir também na coordenação das diferentes partes do teu corpo. Durante os aquecimentos, que não são feitos na barra como na dança clássica, podes aprender por exemplo, a mexer um ombro ou um membro de forma totalmente independente. São exercícios que não são assim tão fáceis, que levarão a encarar o seu corpo de forma diferente…

À vontade e à escuta

As aulas são geralmente colectivas e estão divididas por níveis. A dança moderna é também a oportunidade de descobrir um universo à parte, de dar a conhecer e partilhar a prática, a sensação e o progresso durante as sessões e no regresso ao balneário! Para estar perfeitamente à vontade no teu desporto, opte por vestuário que se adapte aos teus movimentos, de preferência elástico, e preste atenção às recomendações do teu professor/a. 

Geralmente, cada pessoa tem as suas preferências nesta matéria

Antecipando o início da época, ele ou ela lhe darão as recomendações necessárias para abordar a nova época de dança com toda a tranquilidade e à-vontade!

E quanto a ti, praticas dança moderna? Que benefícios retiras? Por que escolheste esta disciplina? Ficamos à espera do teu testemunho e experiência na matéria!