COMO ENCONTRAR MOTIVAÇÃO PARA FAZER DESPORTO
Sabias que existem diferentes fases da nossa motivação quando começamos ou retomamos o desporto?
É verdade, no meio da motivação que nos leva a ação e ao cumprimento dos objetivos, nem sempre passamos por momentos felizes e a vontade de desistir acaba por nos assombrar.
Mas como contornar isso?
A motivação é como aquela velha amiga, que pode passar semanas sem se verem, mas quando ela está lá, passam os melhores momentos juntas! Então, é criar oportunidades para se voltarem a ver, como criar objetivos para nós próprios e ver a motivação a funcionar e a passar pelas diferentes fases:
1. A euforia do início
Avanças rapidamente, divertes-te, descobres-te, és empurrado pelo novo e pela descoberta. Tudo corre bem e, com regularidade, progrides rapidamente no início.
É nesta fase que devemos ter cuidado e dosear a prática: não fazer muito para não magoar, ou aborreceres-te.
2. A estagnação
Chega-se a um planalto e tem-se a impressão de que já não se está a progredir. É verdade, todos passamos por isto...
A falta de resultados visíveis é moralmente difícil de ultrapassar, mas faz parte. Há alturas em que se faz menos progressos, e por isso está-se menos motivado e a euforia do início cai.
É nestes momentos que temos de usar a força mental, encontrar motivação nos treinos, recorrer a um treinador ou encontrar outros objetivos.
Estes "planaltos de progresso" são necessários para a integração de novas capacidades motoras e intelectuais e também para a recuperação dos músculos. Usufrui destes momentos e não deixes que te tirem a motivação!
3. O Progresso
Não te preocupes, se continuares a atividade regularmente, a curva de progresso irá subir novamente e a motivação para o desporto irá disparar!
As fases 2 e 3 sucedem-se frequentemente... por isso aguentem-se! Importa é que até ao final do ano todas as fases sejam vividas com a maior intensidade, motivação e que as resoluções desportivas sejam sempre o foco para manter a atividade física constante.