Resoluções de ano novo

12 resoluções de Ano Novo para te tornares mais ativo

Com o novo ano a começar, vira a página e faz algumas mudanças saudáveis na tua vida. Da prática desportiva à alimentação, o compromisso vale a pena.

A chegada de um novo ano traz sempre resoluções, e a maioria dos compromissos que fazemos expressam um desejo por uma vida mais saudável.
Vamos dizer adeus ao sedentarismo, fazer exercício e comer melhor! O grande desafio, no entanto, é evitar o clichê e não quebrar as promessas ao fim de poucas semanas.
Para te ajudar com a motivação, sugerimos-te algumas resoluções – entre objetivos facilmente alcançáveis e outros mais ambiciosos – para te sentires bem, física e mentalmente, no ano que aí vem.

1. Mexe-te mais 

Se não fazes exercício regularmente, começa com pequenos passos.

Deixa o carro em casa e percorre a pé distâncias curtas, sobe as escadas em vez de chamares o elevador, dá um passeio mais longo com o cão, ou aproveita a pausa de almoço no trabalho para uma caminhada. Vais começar a sentir-te melhor, e ganhar motivação para experimentar outras formas de exercício.

2. Encontra o exercício para ti

Antes de te inscreveres em aulas ou num ginásio, experimenta diferentes atividades.

Caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr... podem ser boas opções, até perceberes de quais gostas mais. Um desporto que te dê prazer (e que seja prático) será sempre um compromisso mais fácil de honrar.

3. Experimenta aulas de grupo

Ideais para ganhar confiança e passar momentos divertidos!

Sejam de yoga, fitness, ou de qualquer outra modalidade, as aulas em grupo ajudam qualquer principiante a ganhar confiança, e dão-te um grupo de apoio que não vais querer desapontar. De certeza que podes experimentar uma aula sem compromisso, por isso não tens nada a perder!

4. Segue um plano de corrida

Desde o passeio à porta de casa até à meia maratona...

Correr não exige grande equipamento e é um desporto acessível até a completos novatos. Experimenta um plano para iniciantes que, se for levado a sério, vai-te permitir correr 5km em algumas semanas. Se já estiveres habituado à atividade física, podes ajustar os objetivos – para 10km, por exemplo, ou até para uma meia maratona.

5. Estabelece objetivos realistas

Independentemente da modalidade, é importante estabeleceres objetivos desafiantes, mas que sejam realistas e alcançáveis. Se gostas de caminhar, por exemplo, compromete-te em fazer três caminhadas por semana – talvez até consigas aumentar a frequência, mas a prioridade passa por incorporares o compromisso na tua rotina.

6. Investe num acessório digital de treino

Para os mais tecnológicos e que gostam de acompanhar o esforço.

Uma smartband ou um smartwatch permitem-te visualizar o teu esforço durante o exercício, e perceber o quão próximos estão os teus objetivos.
Existem diferentes acessórios eletrónicos de treino tendo em conta a necessidade e o tipo de desporto, por isso deves escolher aquele que mais se enquadra com o que queres medir.

7. Não te deixes tentar por soluções milagrosas

Um clássico de ano novo a evitar!

São um clássico de ano novo, mas esquece as dietas da moda e os programas de exercício que prometem resultados imediatos. Mesmo quando funcionam, raramente são sustentáveis a longo prazo. A única receita eficaz passa por implementar mudanças sustentáveis no teu estilo de vida, que não sejam exageradamente restritivas.

8. Muda a tua alimentação 

Privilegia bons hábitos alimentares em vez de dietas radicais...

As dietas temporárias não são a resposta, mas a mudança na alimentação pode ser uma das mais importantes resoluções de ano novo. Procura comer mais alimentos integrais e não-processados. Vegetais, fruta, frutos secos, sementes, carboidratos complexos e peixe são boas opções. Se não estiveres habituado, tenta introduzir estes alimentos gradualmente na tua dieta.

9. Dorme mais e melhor 

O sono de qualidade permite-te recarregar energias, reforça o sistema imunitário, e contribui para a tua saúde mental. Afasta os ecrãs, corta na cafeína, e cumpre um horário razoável para te deitares.

10. Bebe mais água 

Define um objetivo diário e tenta cumpri-lo!

Não faltam motivos para levares contigo uma garrafa (reutilizável) de água para todo o lado. A água mantém-te hidratado, dá-te energia ao longo do dia, e ainda melhora a tua pele.

11. Deixa os vícios

O tabaco e o álcool têm um impacto negativo na saúde, e comprometem o nosso desempenho na atividade física. O teu médico pode ajudar-te com recursos para deixares estes vícios no ano passado.

12. Começa uma rotina de self-care

Com um ritmo de vida intenso e horários apertados, é essencial guardares algum tempo para ti.

O significado de “self-care” varia de pessoa para pessoa – pode passar pela meditação, por um passeio na natureza, ou por um plano com os amigos – mas é essencial para a saúde mental, tornando mais provável que consigas manter o compromisso com todas as tuas resoluções.

Definir objetivos concretos (e realistas) é a melhor maneira de garantir que as tuas resoluções não caem por terra antes de fevereiro. 
Não precisas de adotar todas as nossas sugestões, mas tens de garantir que as mudanças na tua vida são tão sustentáveis quanto desafiantes.
Se achas que os teus amigos e familiares estão a precisar de motivação, partilha com eles a nossa lista de resoluções para o ano novo!

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