Não dá para adiares mais, não é? A cada dia que passa sentes-te mal, pesado, sempre cansado e parece que a vida não anda. Então está na hora de começares a treinar e nós estamos aqui para te ajudar. Vamos a isso?
Uma certeza tu tens: Precisas mais que nunca de fazer exercício físico!
Mas afinal o que te falta? Será tempo, oportunidade ou a motivação necessária para de uma vez por todas começares ou recomeçares a treinar?
Chega de desculpas porque este conselho vai dar-te o que necessitas para voltares a entrar na linha!
É evidente que praticar desporto regularmente ajuda a reduzir a gordura corporal, mas não só!
A prática regular não só traz uma sensação de bem-estar físico, como também tem influência no humor e saúde em geral, ajudando a reduzir o stress.
O desporto é uma fonte de alegria, diversão e partilha.
Então porque não experimentar? Na pior das hipóteses, funciona!
Ao iniciar ou retomar o desporto após um longo período de inatividade, o mais difícil é encontrar motivação. Ela esconde-se entre o trabalho, o cansaço e o ritmo agitado da vida quotidiana. Esconde-se, mas está lá, bem no fundo de ti! Fica ciente de que as desculpas que arranjamos para não praticarmos desporto são construídas pelo nosso cérebro...
Sê mais forte do que ele e agarra-te à vontade de te sentires bem através do desporto!
Admite, tens vontade... mas não sabes como transformar essa vontade em ação e mantê-la? Propomos uma solução: define objetivos, sejam eles quais forem!
O que te queremos dizer é que é importante definires um objetivo global: fazer uma meia-maratona ou maratona, por exemplo! Este é a primeira atitude que deves ter. Delinear um objetivo para o qual vais trabalhar.
Não treines apenas porque te faz bem. Se fizeres dessa forma, mais tarde ou mais cedo vais voltar a cair na rotina de não treinar. Deves ter sempre um objetivo a atingir.
Agora que tens um objetivo definido, seja ele qual for, trabalha para o conquistar!
Esta etapa é para desenhares o teu treino: Podes fazê-lo sozinho(a), se tiveres experiência de treinos anteriores, mas também podes pedir ajuda a alguém dentro da matéria, um treinador, por exemplo!
Nós podemos ajudar-te a iniciar os teus treinos com um programa de uma semana de exercícios fáceis.
Agora que tens um plano de treino deves ter atenção a outra coisa: não treines sozinho, pelo menos até estares em forma. Quando começas ou recomeças os treinos o teu corpo vai-se queixar, vai começar a doer.
Nos primeiros dias em que os teus músculos não padecem de dores, está tudo bem. Mas quando o teu corpo se começar a queixar aí vai ser mais difícil manteres a agenda de treinos. Por isso mesmo, inicialmente treina com amigos ou conhecidos.
Porque uns puxam pelos outros, vais na conversa e até te esqueces das dores musculares e do tempo a passar.
Durante os teus treinos vais ter, pelo menos, três etapas:
1. A inicial em que pouco ou nada dói!
2. A fase seguinte é quando o treino começa a resultar e começas a ter dores musculares, que fazem parte.
3. E a outra fase é quando começas a sentir que o teu corpo ganha a forma necessária para teres prazer em treinar.
A parte mais difícil é quando todos os músculos começam a doer. Parece que já não podes mais. Faz parte, é normal. Por isso dizemos-te para não treinares sozinho, principalmente neste período.
Porque quando ganhares a forma que pretendes, aí já podes treinar sozinho e muitas vezes até preferes porque dessa forma treinas ao teu ritmo. Se tiveres curiosidade, vê quanto tempo demoram a surgir os efeitos do desporto.
É verdade que a determinada altura, durante os treinos e no decorrer de uma prova, ponderamos desistir, tal são as dores físicas que temos.
Mas sem dor não há vitórias e neste caso atingir um objetivo é a tua grande vitória. Ou seja, terminar uma prova é o suficiente para te sentires vitorioso, ou então terminares dentro de um determinado tempo.
Não desistas na primeira vez que a tua cabeça o “diz”! Pensa que atingindo o teu objetivo é super gratificante e é o condimento que precisas para dizeres “eu quero repetir o desafio”. Sim, é o que normalmente acontece.
Estás lançado, está nas tuas mãos...
O poder é teu!
Começa quando quiseres, sem stresses, sem pressas. Mas começa! E quando isso acontecer queremos muito ver!
Por isso, tira uma foto e publica no teu facebook ou instagram com a hashtag #desportistabydecathlon.
Bons treinos!