Dormir bem é tão importante para a saúde como o exercício e a alimentação. Neste artigo partilhamos várias dicas sobre como descansar e dormir melhor.
Dormir bem é tão importante para a saúde como o exercício e a alimentação. A privação do sono compromete a atividade física, enfraquece o nosso sistema imunitário, e deixa-nos menos concentrados e produtivos. Há muitos fatores que atrapalham a chamada “higiene do sono” – desde o stress do trabalho às responsabilidades familiares – mas há também vários hábitos que podes implementar para promover um sono de qualidade.
O nosso corpo tem um relógio natural, a que chamamos de ritmo circadiano, que beneficia da regularidade.
Se te habituares a deitar-te sempre à mesma hora (evitando as exceções aos fins de semana, por exemplo), vais adormecer com mais facilidade, e talvez já nem precises de um alarme para acordar.
É tentador olhar para as redes sociais enquanto esperamos o sono, mas é também um hábito contraproducente.
A exposição à luz azul dos telemóveis e computadores faz o nosso corpo acreditar que ainda é de dia, reduzindo a produção de hormonas como a melatonina, essenciais para relaxarmos e adormecermos.
Podes experimentar óculos ou aplicações que filtrem a luz azul, mas a solução mais simples é introduzir um período sem ecrãs antes da hora de dormir.
Embora o café seja um “vício” com benefícios para a saúde, a cafeína estimula o sistema nervoso, e pode inibir o relaxamento.
Já o álcool até pode ajudar-te a adormecer mais rapidamente, mas, quando o efeito passa, interrompe o teu sono nas fases mais importantes.
Meditar ajuda-te a relaxar, alivia o stress, e atenua os distúrbios do sono. É como uma terapia para o corpo e para a mente, que afasta pensamentos intrusivos, enquanto reduz os sintomas físicos da ansiedade. Há várias formas de meditação, entre as quais o yoga.
Caminhar antes de dormir é uma boa maneira de descomprimir depois de um dia longo, promovendo o contacto com a natureza. Além disso, é uma forma de exercício leve, que podes fazer ao teu próprio ritmo. Sabe mais sobre os benefícios da caminhada para o sono.
A atividade física mais intensa também pode ser uma boa forma de combater as insónias, e há vários exercícios simples que podes fazer em casa.
Saltar à corda é uma opção inesperada, mas muito popular – por ser um exercício rítmico, ajuda a aliviar a ansiedade (um pouco como contar carneirinhos).
Também podes optar por um treino de força, com a ajuda de um kettlebell.
Mais do que qualquer um destes passos individuais, a chave para dormir bem passa por estabelecer uma rotina e ser consistente.
Há muitas outras estratégias de relaxamento, como ouvir música, ler um livro, ou tomar um banho de imersão. Descobre quais funcionam para ti, e rapidamente verás a diferença na qualidade do teu sono.
Se tens amigos e familiares com vidas stressantes, e achas que beneficiariam destas dicas sobre como dormir melhor, partilha este artigo com eles!