Vais a caminho ou retomaste o caminho da piscina? Muito bem. O teu desafio: nadar regularmente. Nem sempre é fácil.
Sabemos como é, há uma desculpa, logo depois, outra. A falta de motivação instala-se. Acumulas séries fora de água em vez de vestir o fato de banho.
Para evitar esta situação, apresentamos 5 conselhos. Um empurrão te manteres motivado(a). É melhor do que levar com uma barbatana ;-)
Spoiler: a natação só tem vantagens. Boa notícia: são físicas e mentais. Recapitulação não exaustiva dos benefícios de uma sessão de natação.
Benefícios para a saúde física:
Primeiro, a natação é acessível a todos(as). Principalmente porque não apresenta nenhum risco para as articulações. Permite assim fortalecer de forma suave os músculos de todo o corpo, melhorar a circulação sanguínea e fazer o coração trabalhar. Inclusivamente, em certos casos, é recomendada para aliviar as dores nas costas.
Benefícios para a saúde mental:
A natação é extremamente benéfica para o corpo e o estado de espírito. Primeiro, porque, graças às endorfinas libertadas durante a sessão, proporciona bem-estar. Além disso, contribui para melhorar o sono e para reduzir o stress.
Uma boa forma de te manteres motivado(a) para ir nadar é estabelecer objetivos personalizados. Obviamente, não é preciso preparar um triatlo ou a travessia do Tejo. Seguem-se 3 dicas para estabelecer e atingir os teus objetivos:
Fazer o ponto de situação relativamente ao que te motiva:
Tens todo o direito de nadar por gosto. Muitas vezes, é a primeira motivação dos(as) nadadores(as). Podes inclusivamente acumular os objetivos: vontade de progredir, de trabalhar os músculos, de perder peso, etc.
A ideia é simplesmente é fazer um balanço do que te motiva para te preparares bem e adaptar os treinos e os objetivos.
Preparar o treino:
Nada de te meteres na água sem preparar minimamente a sessão. Mais ainda se tiveres um objetivo muito específico. O ideal é preparar a sessão de natação e incluí-la numa plano de treino global.
Redefinir os objetivos:
Depois de definir o objetivo, nada impede que o redefinas. Garantimos que nada é rígido e podes repensar os treinos e rever as tuas ambições (no bom sentido, claro) à medida que evoluis.
O mesmo treino, três vezes por semana, começa a ser aborrecido. Compreendemos e recomendamos que resolvas esta situação antes de perder a vontade de ir nadar.
Alternar os estilos de natação:
existem 4 estilos. Seria uma pena não os aproveitares. Então, atira-te ao crawl, à natação de costas, aos bruços e mesmo, para os mais corajosos, à mariposa. A boa notícia é que estes 4 estilos se complementam e cada um tem as suas vantagens.
Experimentar os exercícios educativos:
Os educativos são exercícios que ajudam a progredir. Recomendamos que faças bastantes exercícios destes. Em primeiro lugar, porque são benéficos, existindo pelo menos um exercício para cada problemática, e também porque são tão variados que é difícil tornarem-se aborrecidos.
Praticar desportos complementares:
Desportos praticados no meio aquático, mas não só. A natação é um excelente complemento da corrida e do ciclismo, entre outros. O treino cruzado é uma excelente forma de não se aborrecer. E de evoluir!
Arranjar motivação é positivo. Ficar motivado(a) graças a outrem, também. As idas à piscina com outras pessoas, são uma boa maneira de ficar motivado, se a sessão não for passada a conversar, claro.
Progredir em pares:
Nada melhor do que uma perspetiva de fora para validar cada movimento na piscina. A natação a dois permite a motivação mútua, treinar em conjunto, a entreajuda e a progressão.
Nadar com a família:
Às vezes, é difícil desconectar e encontrar um momento para ir nadar. Uma boa ideia: convidar os outros membros da família. Além disso, depois de prometer aos mais novos uma ida à piscina, vai ser difícil não cumprir.
Experimentaste os 4 conselhos anteriores e não resultou. Último recurso: o clube de natação. Um verdadeiro encontro semanal com o treinador e os colegas de piscina. É uma boa ideia para adotar um ritmo regular e manter-se motivado(a), mas não só.
Um clube de natação adaptado ao teu nível:
Não há limites de idade para começar a natação, mesmo num clube. Muitas vezes, os(as) nadadores(as) estão agrupados por nível. O único pré-requisito é saber nadar. É óbvio.
Um treinador para ajudar a evoluir:
Além de contribuir para que não faltes a nenhuma sessão, o treinador está lá para te fazer evoluir e atingir os teus objetivos mais rapidamente, corrigindo as pequenas falhas.
Recapitulando! Objetivos adaptados, sessões de natação variadas, momentos partilhados com a família, inclusivamente num clube.
Lembrar-te de todos os benefícios de uma sessão na piscina também vai ajudar :)