COMO EVITAR O EMBACIAMENTO DOS ÓCULOS DE NATAÇÃO?

Evitar ou adiar o embaciamento dos óculos de natação ou das máscaras de piscina? Sim, é possível! Oferecemos algumas dicas e truques para nadar sem embaciamento.

COMO EVITAR O EMBACIAMENTO DOS ÓCULOS DE NATAÇÃO?

Ficar com os óculos de natação embaciados…?Já todos tivemos essa experiência. Além de turvar os nossos treinos, diminui o prazer de nadar. Forçados a parar após algumas piscinas para nos livrarmos do embaciamento? Todos nós já procurámos soluções!

Partilhamos aqui as nossas melhores dicas para evitar ou adiar o embaciamento dos óculos de natação!

COMO EVITAR O EMBACIAMENTO DOS ÓCULOS DE NATAÇÃO?

Porque é que os óculos de natação embaciam?

O embaciamento dos óculos quando nadamos deve-se a um fenómeno físico muito simples. O espaço entre a lente dos óculos e os nossos olhos é um meio hermético, e o volume de ar dentro deste espaço não tem forma de escapar. De um lado, temos os nossos olhos e a pele do rosto, que estão húmidos e quentes; do outro, as lentes dos óculos que, pelo contrário, estão frios. O volume de ar dentro deste espaço vai humedecendo até saturar. Esta saturação dá origem a gotículas que se vão fixar à parede mais fria disponível, neste caso, à lente dos óculos. São estas gotículas de água que constituem aquilo a que designados por embaciamento, vindo assim turvar a nossa visão quando nadamos. Para ser ainda mais claro, é o mesmo princípio que observamos na casa de banho: quando tomamos um duche quente com a porta fechada, o espelho fica embaciado!

Escolher e lavar os óculos de natação

O nosso primeiro conselho é, pura e simplesmente, escolher uns óculos de natação com um tratamento antiembaciamento. E, por isso, podemos agradecer à tecnologia! Atualmente, a maioria dos fabricantes de óculos de natação aplicam um revestimento antiembaciamento desde a criação. Este tipo de óculos já não está reservado apenas a nadadores profissionais ou de competição. Todos podem beneficiar desta tecnologia, a preços bastante acessíveis.

Os tratamentos antiembaciamento não impedem a formação de embaciamento. Vão dizer-me: então para que servem? É muito simples, não impedem a formação de embaciamento, antes evitam que se torne incómodo. Ou seja, vão fazer com que as gotículas que causam o embaciamento não turvem a nossa visão. Mas como é que isso é feito?

Existem dois tipos de tratamento antiembaciamento: o revestimento hidrófilo e o revestimento hidrófobo. Se as aulas de físico-química vos parecerem muito longínquas ao ler estas palavras, vamos refrescar a memória: uma molécula hidrófila gosta da água, enquanto uma molécula hidrófoba repele-a. Ao ser aplicado nas lentes, o revestimento hidrófilo faz com que as várias gotículas se juntem, formando uma espécie de película de água na lente. As gotículas, em vez de turvarem a nossa visão, vão unir-se e deixar o nosso campo de visão perfeitamente nítido. É, por exemplo, este tipo de revestimento que se aplica nos óculos de natação NABAIJI. O revestimento hidrófobo, por seu lado, impede a gotícula de se fixar na superfície da lente (um pouco como uma roupa da chuva resistente à água!).

O nosso primeiro conselho é, naturalmente, optar por óculos de natação que já tenham recebido um tratamento antiembaciamento. Ao escolher um novo equipamento, deve-se ler bem as etiquetas do produto para ter a certeza de que já receberam tratamentos contra o embaciamento.

COMO EVITAR O EMBACIAMENTO DOS ÓCULOS DE NATAÇÃO?

Cuidar dos óculos também contribui para adiar o embaciamento! Quanto mais danificada estiver a superfície das lentes, mais embaciada ficará.

Um conselho fundamental para cuidar dos óculos de natação e garantir uma certa durabilidade é guardá-los num estojo de arrumação quando não estão a ser utilizados. Assim, evitamos que sofram danos ou que se risquem em contacto com outros objetos, o que poderia alterar as propriedades das lentes. Dito de outra forma: evitem atirar os óculos à pressa para dentro do saco de piscina assim que o treino terminar! ;)

Da mesma forma, evitem esfregar a parte de dentro dos óculos com os dedos! Crendo estar a livrar-se do embaciamento, correm o risco de danificar o revestimento aplicado nas lentes. A única exceção à regra é os óculos de natação NABAIJI BFAST CLEAN & SWIM cuja proteção antiembaciamento pode ser reativada esfregando levemente a superfície das lentes.

Finalmente, lembrem-se que cuidar dos óculos de natação permite fazer trocas de equipamento com menos frequência, fazendo com que durem mais tempo!

COMO EVITAR O EMBACIAMENTO DOS ÓCULOS DE NATAÇÃO?

Evitar o embaciamento dos óculos de natação

Ora, os óculos de natação têm um tratamento antiembaciamento, cuidas bem deles, mas apesar disso, ao fim de um determinado número de horas de utilização, voltam a ficar embaciados… É normal. Quer apenas dizer que o tratamento antiembaciamento começa a perder a eficácia. Então, em vez de te dirigires a uma loja para comprar um par novo, e se experimentasses algumas técnicas ou produtos antiembaciamento para prolongar a vida dos óculos atuais?

As melhores técnicas para evitar que os óculos se embaciem continuam a ser produtos especialmente concebidos para o efeito, como é o caso do reativador antiembaciamento ou ainda o spray. Em segundo recurso, deixo algumas dicas sábias frequentemente utilizadas. Estas dicas são, contudo, menos eficazes e devem ser utilizadas com prudência para não danificarem as lentes. Lembra-te, sobretudo, que o revestimento das lentes é frágil e que deves prestar-lhes o devido cuidado, mesmo quando tentas livrar-te do embaciamento!

O reativar ou spray antiembaciamento

O reativador antiembaciamento serve para reativar o tratamento antiembaciamento, já presente nas lentes dos óculos. A sua utilização é, portanto, recomendada, assim que se verificar que o antiembaciamento das lentes não está a funcionar tão bem. O reativar permitirá, assim, prolongar a vida útil dos óculos de natação!

Para o utilizares corretamente:
- Começa por aplicar o reativador nas lentes secas,
- Deixa secar durante pelo menos um minuto,
- Por fim, mergulha os óculos na água para espalhar o produto.
- Não esfregues as lentes dos óculos, nem antes nem depois de aplicar, ou correrás o risco de remover o produto que acabaste de aplicar e de danificar as lentes.

Podes aplicar novamente o reativador antiembaciamento nas lentes de 2 em 2 sessões, sensivelmente, em função do reaparecimento de embaciamento. Uma vez aplicado, o produto surte efeito durante de 1 a 2 horas, o que te dá tempo para realizares a sessão sem constrangimentos. Só um reativador permite reativar o antiembaciamento pelo menos 400 vezes!

Pequena nota: o reativador antiembaciamento não deve ser utilizado em lentes novas, pois correrá o risco de danificar o revestimento novo já presente nas lentes. O melhor, portanto, é esperar que as lentes deem sinais de enfraquecimento antes de se utilizar!

COMO EVITAR O EMBACIAMENTO DOS ÓCULOS DE NATAÇÃO?

O spray antiembaciamento foi especialmente formulado para evitar o embaciamento dos óculos de natação e garantir, assim, uma visão nítida durante a prática. Vai aplicar uma camada antiembaciamento nas lentes dos óculos. É muito fácil de utilizar! Basta borrifar a parte de dentro dos óculos e enxaguar bem antes de os utilizar. É fundamental enxaguar para o produto não entrar em contacto com os olhos. O frasco é muitas vezes pequeno, arrumando-se facilmente no saco da piscina para ser utilizado sempre que necessário. É preciso sublinhar que o spray antiembaciamento, ao contrário do reativador, deve ser utilizado com cuidado e moderação. Não é necessário aplicar grandes quantidades para que seja eficaz! Uma utilização excessiva de produto poderá lesar os olhos durante a prática. Respeita as doses indicadas. ;)

COMO EVITAR O EMBACIAMENTO DOS ÓCULOS DE NATAÇÃO?

Champô

Estamos a referir-nos ao champô líquido... E champô para bebé é ainda melhor! Esta técnica é muitas vezes conhecida por ser o truque dos mergulhadores. Só é preciso uma coisa: um recipiente de champô. Este pequeno ritual pode ser feito em casa, antes de ires para a piscina, ou nos balneários antes da sessão de natação. Primeiro, aplica um pouco de champô líquido na parte de dentro dos óculos. Depois, esfregue…  Mas muito gentilmente! As lentes dos óculos são efetivamente muito frágeis, podem sofrer danos se esfregares com muita força. Nada de utilizar as unhas ou uma toalha para retirar o champô. Passe antes as lentes por água limpa (a água da piscina não serve!). Reiteramos que deves enxaguar bem as lentes para não houver a hipótese de ficares com champô nos olhos. Porque o objetivo não é trocar um contratempo por outro! ;) Findo este processo, os óculos ficam prontos!

Saliva

Este é o truque dos nadadores e dos mergulhadores! É verdade que não é a mais higiénica… Mas já deu mostras de ser eficaz. Certamente já ouviram dizer que os nadadores cospem para os óculos… Não é mito nenhum. Pelo menos, é uma alternativa que tem a vantagem de ser natural e totalmente gratuita! A técnica consiste em colocar um pouco de saliva nas lentes dos óculos, esfregar levemente e enxaguar.

O facto de se acrescentar uma camada de humidade na lente permite diminuir a formação de embaciamento. O objetivo é fazer com que o embaciamento deslize, não conseguindo agarrar-se à superfície das lentes.

Pasta de dentes

Sim, a pasta de dentes também pode ser uma aliada contra o embaciamento! No fim de contas, todos temos uma série de produtos do dia a dia que nos podem ser úteis na natação. Aplica uma pequena camada de pasta de dentes nas lentes dos óculos, esfrega gentilmente com a ponta do dedo e passa-os por água limpa. Mais uma vez, é muito importante enxaguar bem! Se o objetivo é ter uma visão mais nítida, ficar com pasta de dentes nos olhos não é, de todo, aconselhado. Pelo contrário, esfrega lentamente, o movimento do dedo deve ser muito leve para não danificar as lentes nem o tratamento antiembaciamento já presente.

Nas próximas sessões de natação, que técnica vais utilizar para evitar que os óculos fiquem embaciados? Uma coisa é certa, de agora em diante já sabes tudo o que é preciso para nadar sem este pequeno inconveniente!

COMO EVITAR O EMBACIAMENTO DOS ÓCULOS DE NATAÇÃO?

MARIE

desenhadora DA DECATHLON

Dançarina apaixonada, ávida frequentadora do ginásio, grande fã da natação e aprendiz de yoga, quando não estou a fazer desporto, gosto de escrever sobre a sua história e benefícios!

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO TEU INTERESSE!