recuperação-andebol

A rotina de recuperação após um dia de trabalho



Passa a maior parte do dia sentado atrás de uma secretária? Está na altura de dedicar um momento de descontração para recuperar após o dia de trabalho!

Siga a rotina de recuperação em 4 passos proposta por Pierre Yves, o nosso fisioterapeuta parceiro. Fácil de aplicar, irá ajudar a sentir-se melhor e mais descontraído.

Um exemplo de uma rotina de recuperação em 4 passos pós um da de trabalho

- Para recuperar de um dia de trabalho sentado atrás da secretária, um ótimo método é… mexer-se! Efetivamente, o principal constrangimento do dia foi a ausência de movimento e as suas consequências: os músculos estão sempre contraídos da mesma forma e tornam-se mais acídicos e dolorosos, e as articulações permanecem na mesma posição, o que leva a uma sensação de rigidez e de desconforto.
Efetuar pequenos exercícios de mobilidade, de alongamentos e/ou de reforço muscular pode reduzir as sensações. Há uma enormidade de movimentos e de exercícios disponíveis, mas os melhores são os que gosta de fazer (boa notícia), e ainda melhor se mobilizarem ao máximo as zonas que se mexeram menos durante o dia (pescoço, costas, ombros, etc.). E, para tudo isto, não é necessário um ginásio nem muito espaço de uma forma geral!

- Após se ter voltado a colocar em movimento, uma parte de recuperação tanto física como psicológica pode ser interessante, porque sim, a recuperação psicológica é bem-vinda neste caso e é também benéfica para o corpo (é impossível separar um do outro!): a auto massagem.

- Uma auto massagem suave com uma mão de massagem ou o cinto de massagem, nas costas, trapézios e/ou pescoço, por exemplo, permite um bom momento de descontração que pode indicar o fim do dia de trabalho de uma forma bem agradável.

- Na mesma onda, a utilização de calor nos músculos sensíveis (acima indicados) pode permitir uma descontração tanto muscular como psicológica, seja de forma local, com bolsas de calor, por exemplo, ou com um bom banho ou duche quente. Redução do stress e das tensões musculares associadas garantidas.

- E, para terminar, realizar uma atividade que lhe dê prazer, mesmo que apenas durante alguns minutos! O seu objetivo é o de otimizar a recuperação psicológica após um dia no escritório. Não negligencie esta recuperação psicológica, que tem um grande impacto na sua qualidade de vida no trabalho e em casa, tanto quanto o cansaço, o stress, as dores, etc. É talvez a parte mais importante da recuperação!

rotina-recuperação-bicicleta

Esperamos que esta rotina de recuperação lhe seja útil e que sinta rapidamente os benefícios. É a sua vez!

pierre-yves

Pierre-yves

O nosso fisioterapeuta parceiro

Descubra a nossa seleção de conselhos

rolo-massagem

Qual é o benefício dos rolos de massagem na recuperação?

Foam roller, rolo de massagem, ouve falar deles cada vez mais, mas conhece realmente os benefícios deste acessório de massagem e de que modo utilizá-lo corretamente na recuperação?
tuto-balle-massage

COMO UTILIZAR AS BOLAS DE MASSAGEM: EXERCÍCIOS TUTORIAIS

Descubra em vídeo todos os nossos tutoriais e exercícios para utilizar a sua bola de massagem e conseguir uma boa recuperação.
nutrição-desportiva-andebol

Conselhos de nutrição para praticantes de andebol

O que devemos comer antes/depois de um treino ou de um jogo de andebol? O que comer durante? Siga os nossos conselhos e fique esclarecido!
nutrição-desportiva

Nutrição desportiva: o que comer antes, durante e após a prática de desporto

Uma má alimentação ou subalimentação pode prejudicar o seu desempenho desportivo, bem como a sua recuperação. Siga os nossos conselhos para se alimentar adequadamente antes, durante e depois do esforço físico.
bebida-recuperação

Para que serve uma bebida de recuperação?

Costuma ouvir falar sobre bebidas de recuperação, mas sabe exatamente para que servem? Quais são todos os seus benefícios, mais concretamente numa atividade desportiva como o triatlo?