A caminhada exercita inúmeros músculos da parte superior e inferior do corpo, por isso estar bem preparado ajuda a evitar lesões!
Antes de iniciar a caminhada, e mesmo antes do aquecimento, consulta, se necessário, o teu médico para garantir que este desporto é adequado à tua condição física.
Nunca passes o aquecimento e muito importante: ouve o teu corpo. Assegura-te que praticas o teu nível de caminhada, de acordo com a tua condição física.
Costas
Coloca-te de pé, com um pé à frente do outro, separados à distância de um pé imaginário, como te mantivesses em equilíbrio sobre um fio.
Levanta suavemente os braços esticados acima da cabeça. Une as mãos, dedos cruzados e palmas viradas para cima, como se te estivesses a espreguiçar depois de uma noite de sono.
Inclina-te para a esquerda, expirando, inspirando e endireita-te novamente. Repete 10 vezes e depois troca de lado. Repete depois o movimento invertendo a posição dos pés.
Pescoço
Atenção: quando aqueces o pescoço não inclines demasiado a cabeça para trás. Faz movimentos lentos, caso contrário corres o risco de te magoar, e isso seria pena mesmo antes de iniciar a caminhada! Relaxa os ombros e deixa cair o queixo sobre o peito, expirando, e inclina suavemente a cabeça para trás, inspirando, 20 vezes no total. Repete o movimento a olhar para o lado, à esquerda e depois à direita, 10 para cada lado. Por fim, faz 10 círculos num sentido e depois no outro, sempre lentamente sem inclinar demasiado a cabeça.
Ombros
De pé, com as pernas ligeiramente afastadas, os braços ao longo do corpo, faz 10 círculos com o ombro esquerdo, num sentido e depois no outro. Repete o mesmo movimento com o outro ombro.
Por fim, termina com 10 círculos num sentido e depois no outro, com os dois ombros ao mesmo tempo, inspirando profundamente e expirando profundamente.
Joelhos
De pé, levanta a coxa esquerda até formar um ângulo reto, à semelhança de um flamingo-rosa. Podes fletir ligeiramente a perna de apoio para aumentar a estabilidade. Faz em seguida 10 círculos num sentido e depois no outro, partindo do joelho, como se desenhasses um círculo perfeito no ar com o pé (que permanece fixo). Depois é só trocar de pé.
Ancas
Mantém-te de pé e de costas direitas. Coloca as mãos nas ancas. Levanta um pé e balança-o 10 vezes para a frente e para trás. Atrás, o pé quase deve tocar nas nádegas e, à frente, a perna direita deve ficar paralela ao chão.
Atenção: o movimento deve ser enérgico, mas controlado. Troca de perna e repete uma série de 10.
Tornozelos
De pé, coloca-te na mesma posição do aquecimento dos joelhos.
Efetua 10 círculos com o tornozelo, num sentido e depois no outro. Troca de pé.
Não te esqueças de alongar durante a caminhada se sentires essa necessidade, sobretudo a barriga das pernas depois de uma subida mais exigente.
É fundamental que alongues quando terminares a caminhada.