Desafio de 5 dias de introdução ao yoga: Dia 4 - Abertura de quadril e alongamentos de coxa!

5 Dias de yoga: dia 4 - abertura de quadril e alongamentos de coxa

As posturas de abertura de quadril ajudam a diminuir a dor nas costas. Emocionalmente, a abertura de quadril ajuda a aliviar o stress e a negatividade, trazendo energia e vitalidade à tua prática.

No dia 4 dos nossos 5 Dias de Yoga, vamos realizar exercícios de abertura de quadril com alguns alongamentos de coxa! Pretendemos abrir os músculos da área do quadril para melhorarmos a nossa circulação e aliviarmos as nossas articulações pélvicas. As posturas aqui apresentadas também irão alongar as coxas e os tendões.

A realização destas posturas demorará cerca de 15 minutos e é uma introdução às posturas para praticantes de yoga de nível principiante. Se quiseres uma prática mais completa, podes prolongá-la inserindo quaisquer outras posturas de yoga de acordo com as sensações e necessidades do teu corpo, talvez começando com posturas gato-vaca de aquecimento, e terminando com uma postura de descanso savasana

Iniciar a prática com a respiração

Começa a tua prática com exercícios respiratórios para alinhares e estabilizares o teu corpo com a tua mente.

Antes das posturas de abertura, primeiro inspira profundamente para limpar os pulmões. Senta-te direit@ no tapete, de pernas cruzadas, com os ombros relaxados, e o cóccix a apontar para baixo.

Inspira e expira pelo nariz:
Conta até 3 ao inspirar, mantém contando até 2, e expira contando até 5
Ao longo da prática, convém manter cada postura durante 5 contagens. Se já dominas a respiração Ujjayi, talvez queiras experimentá-la. Para ativar a respiração Ujjayi, também conhecida por alguns como "respiração do oceano", respira apenas pelo nariz, enquanto contrais a parte de trás da garganta, criando uma respiração enevoada que pode embaciar um espelho. Este tipo de respiração ajuda a criar algum calor a partir do interior e a aliviar o stress.

Lua crescente

A postura da Lua Crescente é um precursor da postura do Guerreiro I, e ajuda a esticar a coluna vertebral e a alongar os músculos vertebrais. Ao mesmo tempo, ajuda a abrir a zona do quadril. Evita esta postura se sentires alguma dor nos joelhos e nas ancas.

- Começa por ficar de pé direit@ em cima do tapete, antes de te dobrares para a frente e colocares as palmas das mãos totalmente na parte da frente do tapete

- Estende uma perna para chegares à parte de trás do tapete

- Levanta lentamente os braços por cima da cabeça, depois de estares estável. Nesta altura, podes inclinar as costas ligeiramente para trás.

- A partir desta postura, podes avançar para a postura do Guerreiro I ,colocando o teu peso na perna da frente, levantando a perna de trás e fazendo com que o teu corpo fique paralelo ao chão, na forma de T.

- Caso contrário, podes sair da postura da mesma forma que entraste nela, colocando as palmas das mãos novamente no tapete

Não te esqueças de fazer isto de novo do outro lado do corpo!

Lua Crescente

Postura do triângulo invertido

A postura do triângulo invertido ajuda a alongar toda a perna, especialmente os tendões e a zona das coxas. Também alonga as ancas e a coluna vertebral. Evita esta postura se sentires alguma dor nas articulações.

- Começa por ficar de pé no tapete, com os pés afastados

- Coloca uma perna virada para a frente, e a perna de trás virada a 90 graus, de lado no tapete

O teu corpo deve estar virado de lado no tapete, e não para a frente.

- Ao inspirares, faz um alongamento lateral em direção à frente do tapete, levando a mão da frente para a frente do tapete e paralelamente ao chão

- Em seguida, expira e baixa o tronco até ao tapete, e coloca as duas mãos nos lados do pé da frente

Não coloques o peso do corpo nas mãos, estas devem tocar levemente no tapete ou até pairar!

Se não conseguires chegar aos pés ou tornozelos, podes usar um bloco ou tijolo de yoga para manter o equilíbrio.

- Para te desafiares, olha para cima, para a mão que deve estar a apontar para cima.

- Repete este movimento no outro lado, com a perna oposta!

Postura do triângulo invertido

Postura da meia lua

Normalmente usada como postura de equilíbrio, esta postura também ajuda a fortalecer os músculos das coxas! Evita esta posição se sentires alguma dor ou hipertensão.

- Podes fazer a transição para esta postura a partir da lua crescente (conforme mostrado acima)

- Em vez de passares para a postura do Guerreiro I, coloca lentamente o teu peso na perna da frente de pé e aproxima a parte de frente da mão para tentares tocar no chão. Ao mesmo tempo, levanta a perna de trás paralela ao tapete, e a outra mão a apontar para o céu, virando o tronco para o lado da sala.

- Mantém esta posição durante alguns momentos, todas as outras variações são opcionais

Se não conseguires chegar ao tapete, ter um bloco ou tijolo de yoga por perto pode ajudar-te a estender as mãos para chegares ao chão.

Como desafio, podes dirigir o olhar para o céu, para testares o teu equilíbrio.

- Repete com o outro lado do corpo

Postura da meia lua

Para terminares a sessão, não te esqueças de agradecer o tempo despendido no tapete.

Um último exercício de abertura do quadril seria fazer uma postura Malasana: coloca os pés à distância da largura do quadril, e simplesmente faz um agachamento. Podes juntar as mãos à tua frente, e usar os cotovelos para manter os pés esticados e afastados. Isto vai ajudar a aliviar algum stress na zona da anca! Por fim, podes fazer uma postura de relaxamento como a savasana (deita-te de costas durante um momento para voltares a conectar-te com a respiração), mas com uma variação, na posição de borboleta com as pernas juntas (joelhos dobrados e a tocar os lados em direção ao chão, pés juntos).

Espero que a prática tenha sido boa!

Ler o artigo seguinte

5 Dias de Desafio - Introdução ao Yoga: Dia 1 - Equilíbrio e Foco

5 Dias de Yoga: Dia 1 - Equilíbrio e Foco

Os nossos 5 Dias de Yoga começam com a muito importante prática do Equilíbrio e Foco.

5 Dias de Desafio - Introdução ao Yoga: Dia 2 - Abertura e Calma

5 Dias de Yoga: Dia 2 - Abertura e Calma

Nos nossos 5 Dias de Yoga, o Dia 2 consiste em posturas de abertura para ajudar a despertar o corpo à medida que abrimos o peito.

Desafio de 5 dias de introdução ao yoga: Dia 3 - Inversões

5 dias de yoga: Dia 3 - Inversões

Nos nossos 5 Dias de yoga, no dia 3 vamos trabalhar as inversões.

Desafio de 5 dias de introdução ao yoga - Dia 5 - Respiração e meditação

5 dias de yoga: Dia 5 - Respiração e meditação

No último dia dos nossos 5 Dias de introdução ao yoga, queremos olhar para dentro, concentrar-nos em nós próprios, acalmar a mente com várias posturas de meditação e respiração após um longo dia de trabalho.