treino-de-natação-retomar-facilmente

Treino de natação: retomar facilmente

Retomar depois das férias nunca foi algo fácil… Sim, mas porquê?

Porque retomar o exercício, dói… Porque as únicas retaliações ao esforço das últimas semanas foram as dores musculares mandibulares devidas a uma forte atividade de gula… E é muito menos doloroso do que as cãibras musculares!

Mas quem disse que o retomar do desporto devia ser feito de forma repentina e bruta? Porque não tomar o tempo e voltar à atividade de forma tranquila, pouco a pouco?

Consciente do entorpecimento da motivação relacionada com o retomar, proponho-lhe uma sessão chave na mão para retomar a natação em modo relaxamento!

Um pequeno mergulho?

Treino de natação: objetivo relaxamento

Coaching #1 // 1200 m // 45-50 min

Aquecimento

Aqueça sem pressas durante cerca de dez minutos de forma a acordar o conjunto das suas articulações, dos seus músculos assim como o seu ritmo cardíaco.

300 m Crawl / Costas

• 50 m Crawl   x3

• 50 m Costas   x3

Séries

Os exercícios propostos aqui irão permitir-lhe focar-se em partes do corpo específicas e sentir de forma mais alargada o efeito de deslize. Verá também que acrescentar material e educativos de natação tornarão nitidamente as suas piscinas  mais lúdicas!

16x50 m

• 50 m Educativo pernas 

• 50 m Pernas (com prancha exceto em costas)   x4

• 50 m Educativo braço    x4

• 50 m Braço (com pullbuoy)

Estasérie, como mencionado acima, deve ser repetida 4 vezes. A primeira em crawl, depois de costas, e de seguida novamente em crawl e por fim de bruços. Para os exercícios de educativos veja os meus artigos acerca dos educativos de natação:

Educativos Bruços
Educativos Costas
Educativos Crawl Pernas
Educativos Crawl Braços

Parabenize-se! O treino está finalmente terminado! Mais de 1 quilómetro em 50 minutos, é de se lhe tirar a touca! Caso deseje engolir um treino mais consequente, adapte-os às suas vontades e/ou necessidades.

Este treino de natação que mistura de forma hábil a troca de estilo, de material e de exercícios permitirá tornar a sua natação mais lúdica, afogar a monotonia e relaxar durante o esforço. A repetir sem moderação, portanto!

Por fim, não se esqueça de alongar e hidratar-se para evitar qualquer dor muscular no dia seguinte. Também não hesite em tomar um bom duche frio para ativar a circulação sanguínea e favorecer a recuperação.

 

Imprima o treino (e coloque-o numa bolsa plastificada para o levar consigo para as piscinas)

 

Até breve para um novo treino de natação!

regis

Régis

NADADOR NACIONAL & LÍDER COMUNICAÇÃO

Estes conselhos podem ser do seu interesse

técnica-de-batimento-das-pernas-na-natação

A técnica do batimento de pernas na natação

Fabrice Pellerin dá-lhe dicas para trabalhar os batimentos das suas pernas no crawl.
crawl-treino-da-respiracao

Crawl: treino da respiração

pretende melhorar a sua respiração na prática de crawl? Mostramos-lhe quatro exercícios adaptados para incluir na sua sessão!
Aprender a nadar

FICHA: APRENDER A NADAR

Vencer o medo da água? Aprender a nadar de bruços para beneficiar de uma pequena piscina? Rever as técnicas do crawl para obter mais velocidade?Graças a estes artigos elaborados com a ajuda do instrutor de natação, Mathias Cardinaud, e aos seus conselhos profissionais, em breve vai saber andar debaixo de água, flutuar de costas e poder sentir-se confortável na água!
treino-natação-águas-abertas

Treino de natação para competições em águas abertas

A piscina é o local ideal para iniciar o nosso treino para competições de natação em águas abertas. Nadar em piscina permite-nos ganhar autoconfiança antes de começar as nossas sessões em águas abertas e adquirir as técnicas necessárias que serão fundamentais para os nossos treinos ao ar livre.
nadar o crawl

Aprender o crawl

Para aprender a técnica de crawl, o método deve ser progressivo, com exercícios que permitam incorporar gradualmente os vários elementos da natação.