Unselected
recuperação-andebol

Trail: como recuperar bem?

Propomos-lhe métodos para recuperar bem após uma sessão longa, uma sessão com inclinações e após um trail. Seja qual for a distância, o importante é adotar o hábito da recuperação!

Unselected

Acabou de percorrer os trilhos, chega com essa sensação de ter aproveitado bem a natureza e sente também que as suas pernas trabalharam bem... Chegou a altura de recuperar! Se pretender manter a sua prática de trail durante muito tempo, melhorar os seus desempenhos, evitar as lesões e, muito simplesmente, sentir-se bem no seu corpo, é essencial dedicar algum tempo à recuperação.

Propomos-lhe métodos para recuperar bem após uma sessão longa, uma sessão com inclinações e após um trail. Seja qual for a distância, o importante é adotar o hábito da recuperação!

Unselected

1/ Como recuperar bem após uma sessão longa

No trail, as partes do corpo mais solicitadas são as coxas, os glúteos, os gémeos, o fundo das costas (as lombares), os pés e os tendões: o tendão de Aquiles e o tendão patelar.
Por isso, vamos lá ver que métodos temos de usar para recuperar bem, para cada uma das zonas!

Unselected

A/ as coxas e os gémeos

É possível usar os mesmos métodos de recuperação para as coxas e os gémeos:
A massagem vai ajudar a relaxar os músculos e a dar uma sensação de bem-estar. Para isso, pode usar um creme ou óleo de massagem, ou acessórios de massagem:

- o rolo de massagem soft ou hard, com o qual vai usar o peso do seu corpo para se massajar em profundidade;
- a barra de massagem, ideal para escolher a pressão pretendida;
- a bola de massagem que será sobretudo útil para insistir num ponto doloroso no gémeo;
- o aparelho de massagem com um efeito vibratório;
- a pistola de massagem para concentração nos pontos dolorosos.

Cabe-lhe a si encontrar o acessório mais adaptado a si. Para ficar a saber mais sobre a massagem após uma sessão de corrida, damos detalhes sobre as várias possibilidades a seguir:

Unselected
TRAIL: COMO RECUPERAR BEM? (duplicado)
Unselected

O frio, que pode aplicar com compressas ou mergulhando as pernas num banho de água gelada para reduzir as dores musculares. Isto pode também ser útil para as eventuais dores nos joelhos e nos tornozelos.

A eletroestimulação que vai permitir relaxar os músculos sem esforço.

A compressão, especialmente para os gémeos com as meias de compressão que pode usar logo no fim do seu treino, durante 1h30 a 2h00. Isto vai permitir facilitar o retorno venoso e diminuir a dor.

Os alongamentos, para relaxar os músculos durante 15 a 20 segundos, muito suavemente. Para saber como alongar, encontre todas as informações aqui:

Unselected

B/ os glúteos

A massagem, graças ao rolo de massagem soft ou hard ou o rolo de massagem vibratório que vai estimular o relaxamento muscular. Para se concentrar numa zona de tensão precisa, pode usar a bola de massagem.

Os alongamentos, que pode realizar no chão ou em cima de uma cadeira.

Unselected

C/ o fundo das costas

A massagem, pode usar:

- o rolo de massagem para massajar as costas inteiras
- a bola dupla de massagem para massajar os músculos paravertebrais
- a barra de massagem para o quadrado lombar

Os alongamentos

A aplicação de calor para relaxar os músculos

A eletroestimulação

Unselected

D/ o tendão de aquiles e o tendão patelar

Os alongamentos Vai alongar o tendão de Aquiles, alongando o gémeo.

O frio que pode aplicar graças a uma bolsa de frio ou graças ao gel relaxante Aptonia. Para aliviar a dor no tendão de Aquiles ou no tendão patelar.

Por fim, dois parâmetros devem ser bem considerados para completar estes métodos de recuperação: a alimentação e o sono. Não negligencie a importância do sono para que o seu corpo possa regenerar e para poder iniciar a próxima sessão em plena forma.

Lembre-se também de ter uma boa alimentação e hidratação, vamos dar-lhe mais pormenores aqui:

Unselected
TRAIL: COMO RECUPERAR BEM? (duplicado)

2/ Como recuperar após uma sessão com inclinações

Quando faz uma sessão com inclinações, trabalha músculos diferentes na subida e na descida.

Na subida, tudo depende da sua técnica de corrida: são os gémeos e os ísquios que trabalham mais, ou seja, os quadríceps ou os gémeos.
Na descida, são as articulações e os tendões ao nível dos joelhos e dos tornozelos que se fazem sentir.

Cabe-lhe a si adaptar a sua recuperação com o(s) método(s) que mais se adapta(m) a si entre os que enumeramos acima. O objetivo é relaxar os músculos que trabalharam mais e acalmar as dores nas articulações se isso for necessário.

Unselected

3/ Como recuperar após um trail 

Seja qual for a distância que vai percorrer, lembre-se de recuperar após a corrida através, por exemplo, dos métodos que propomos mais acima. No entanto, é importante referir que o tempo dedicado à recuperação vai depender do seu nível. Assim, se estiver habituado(a) a fazer ultra trail, vai recuperar depressa. As pessoas cujo objetivo da temporada é percorrer 20 ou 30 km e que estão menos habituadas a longas distâncias podem ter uma recuperação que demora várias semanas.

Eis uma rotina que pode implementar facilmente, independentemente da distância que tiver percorrido:

Unselected

- Um banho entre 10° e 15° durante 10 à 15 minutos vai ajudar a reduzir as dores musculares, e pode também reduzir a temperatura corporal, o que pode ser interessante se o esforço tiver sido comprido, intenso e/ou realizado com temperaturas altas. O facto de serem principalmente as pernas a terem de recuperar é prático porque não é necessária uma imersão completa do corpo. Uma banheira ou um recipiente suficientemente grande para receber apenas a parte de baixo do corpo é mais fácil de encontrar.
Um pouco menos eficaz, mas mais fácil de implementar: um duche de água fria nas pernas e nos gémeos pode ser um bom começo.

Unselected
TRAIL: COMO RECUPERAR BEM? (duplicado)

- A massagem vai ser interessante para se sentir melhor, mas, muitas vezes, após uma corrida longa, os músculos estão especialmente sensíveis. Neste contexto, a barra de massagem pode ser mais bem tolerada do que o rolo de massagem. Podemos passá-la no gémeo, no quadríceps, nos ísquios, no TFL (músculo tensor da fascia lata),... em função das necessidades e adaptando a pressão à sensação.
Uma massagem do arco plantar com uma bola de massagem pode permitir recuperar alguma flexibilidade também a esse nível.

Unselected

- No trajeto de regresso, a utilização de meias de compressão pode permitir limitar a inflamação, as dores musculares e a rigidez muscular. É, por isso, perfeitamente indicada. Podemos, no entanto, preferir a eletroterapia ao nível dos gémeos se tivermos de nos manter imóveis durante demasiado tempo.

- Balneoterapia ou banho de água quente (quando temos tempo antes da retoma, consideramos isso como uma recuperação psicológica).
Depois de regressar a casa ou ao hotel, um banho de água quente, balneoterapia ou uma sauna podem ser muito benéficos. A eficácia ao nível da recuperação física é quase nula, mas a recuperação mental é um elemento que não deve ser negligenciado após uma corrida longa… principalmente se for o principal objetivo da temporada ou a última corrida do ano. Um momento de prazer e uma pausa são indispensáveis!

E pronto! Foi uma pequena rotina em 4 tempos, sendo que não nos podemos esquecer dos básicos indispensáveis: o sono, a alimentação e a hidratação.

Unselected

4/ Ter prazer na recuperação também é importante!

Regra geral, fixamos um objetivo por ano, talvez dois ou três e, embora seja importante recuperar bem entre os treinos, é também preciso desfrutar após o fim da corrida! Vão passar várias semanas antes do próximo objetivo e tirar algum tempo para si é uma recompensa e vai ajudar a resistir mentalmente no resto do ano!
Pode, por isso, desfrutar de uma sessão de spa, uma massagem e beber uma cerveja para recuperar porque isso não vai ter impacto no seu próximo objetivo. No entanto, lembre-se de ter uma boa alimentação e hidratação para voltar a ter reservas.

Unselected

Tem agora na sua posse todas as informações e os métodos necessários para recuperar bem após um treino ou um trail. Cabe-lhe a si encontrar O método que mais se adapta a si para se sentir bem e continuar a percorrer os trilhos durante o máximo de tempo possível!

Unselected
pierre-yves-assinatura

Pierre-yves

O nosso fisioterapeuta parceiro

Unselected

Descubra a nossa seleção de conselhos

rolo-massagem

Qual é o benefício dos rolos de massagem na recuperação?

Foam roller, rolo de massagem, ouve falar deles cada vez mais, mas conhece realmente os benefícios deste acessório de massagem e de que modo utilizá-lo corretamente na recuperação?

tuto-balle-massage

COMO UTILIZAR AS BOLAS DE MASSAGEM: EXERCÍCIOS TUTORIAIS

Descubra em vídeo todos os nossos tutoriais e exercícios para utilizar a sua bola de massagem e conseguir uma boa recuperação.

bebida-recuperação

Para que serve uma bebida de recuperação?

Costuma ouvir falar sobre bebidas de recuperação, mas sabe exatamente para que servem? Quais são todos os seus benefícios, mais concretamente numa atividade desportiva como o triatlo?