2/ Um exemplo de rotina de recuperação em 4 tempos
- Pequena sessão de alongamento leve no campo após o treino; 15-20 s de um alongamento leve por músculo (procuramos apenas a sensação de alongamento, nada mais). No caso do rugby, os músculos a alongar podem ser muitos se quisermos fazer tudo: gémeos, ísquio-tibiais, quadríceps e glúteos para os membros inferiores, mas também as costas, o pescoço, os ombros, ... Por isso, o melhor é escolher 4 ou 5 músculos a alongar em função das sensações. Estes alongamentos vão permitir diminuir um pouco o tónus muscular e permitir sentir um maior relaxamento.
- Um banho de água fria (10 a 15° durante 10-15 min) pode ser muito interessante. Vai permitir reduzir as dores musculares, a inflamação e as dores associadas aos golpes e choques sofridos durante o jogo ou o treino. Todavia, há que ter o cuidado de evitar estes banhos de água fria nos períodos de trabalho de força e de procura de ganho de volume muscular porque isso pode limitá-los.
- Massagens com rolo e bola: como no caso dos alongamentos, o melhor é escolher algumas zonas a massajar em função daquilo que está a sentir: gémeos, ísquio-tibiais, quadríceps, TFL (face lateral da coxa), glúteos, costas,... com o rolo, mas também entre as omoplatas, ao nível dos ombros, dos peitorais, dos antebraços com a bola de massagem. 2-3 min por músculo podem ser suficientes e para alguns, como os gémeos, podem ser feitos dos 2 lados ao mesmo tempo para ganhar tempo (se a pressão no músculo for suficiente).
- Última técnica de recuperação interessante, sobretudo no trajeto de regresso após um jogo fora: a eletroterapia. A colocar principalmente nos gémeos para acelerar o retorno venoso. Pode também ser usada em modo TENS devido ao seu efeito analgésico nos locais onde pode ter havido choques.
E pronto! Foi uma pequena rotina em 4 tempos, sendo que não nos podemos esquecer dos básicos indispensáveis: o sono, a alimentação e a hidratação.
Para aprofundar o tema, explicamos-lhe neste artigo o motivo pelo qual é tão importante recuperar, dando detalhes sobre cada método de recuperação: