recuperação-andebol

Rugby: como recuperar bem?

Conheça a importância da recuperação e os vários métodos a usar após um treino ou um jogo de rugby, com os conselhos de Pierre Yves, o nosso fisioterapeuta parceiro.

O rugby é um desporto de contacto que solicita todas as partes do corpo. Envolve muitas deslocações, sprints, movimentos intensos, fases de empurrar, choques, golpes… É essencial dedicar tempo à recuperação para evitar a fadiga e as lesões!
Seja depois de um treino ou de um jogo, a recuperação vai permitir-lhe regenerar o corpo após o esforço e praticar o seu desporto durante mais tempo. Posto de forma muito simples, é também uma boa forma de se sentir bem.

Quer descobrir mais sobre a recuperação e ficar a saber como fazê-la? Vamos dar-lhe aqui os métodos que pode usar, cabe-lhe a si escolher o método mais adaptado a si!

1/ Como recuperar após um treino ou um jogo de rugby

Quando praticamos rugby, as partes do corpo mais solicitadas são as pernas, os ombros, os trapézios e as cervicais (nomeadamente nos passes para a frente).
Vamos indicar-lhe aqui os vários métodos que recuperação que pode facilmente usar para estas partes do corpo.

A/ as pernas

Para aliviar os ísquios, os quadríceps, os gémeos e os adutores, assim como os glúteos, pode optar por uma massagem com vários acessórios:

- um creme ou um óleo de massagem;
- o rolo de massagem para uma massagem profunda com o peso do corpo. Disponível em versão soft, hard e vibratória;
- a barra de massagem, muito polivalente para todos os músculos das pernas, permite aplicar a pressão pretendida;
- a bola de massagem que permite insistir nos trigger points, é ideal para os glúteos;
- o aparelho de massagem para uma massagem agradável, aplica pressão onde quer, para além de ter um efeito vibratório;
- a pistola de massagem para uma massagem orientada e potente nos pontos dolorosos.

FUTEBOL: COMO RECUPERAR BEM? (duplicado)

O frio para acalmar as inflamações, as dores nas articulações, as dores associadas aos choques e aos golpes e para reduzir as dores musculares. Pode, nomeadamente, aplicá-lo com compressas de frio nos joelhos, que são muito solicitados durante a prática. Existe também a opção de mergulhar num banho de água fria, opção muito interessante no âmbito do rugby.

A eletroestimulação, o ideal para relaxar os músculos sem esforços.

A compressão graças às meias de compressão para facilitar o retorno venoso e reduzir a dor ao nível dos gémeos. Pode usá-las logo no fim do treino ou do jogo, durante 1h30 a 2h00.

Os alongamentos, a realizar suavemente durante 15 a 20 segundos para relaxar os músculos.

B/ os ombros

Para aliviar os seus ombros após um treino ou um jogo, tem várias possibilidades:

- a massagem com um óleo ou um creme de massagem, ou o gel de banho com arnica no chuveiro. Pode também usar uma bola de massagem, apoiando-se contra a parede para se concentrar nas zonas dolorosas;
- o frio que pode aplicar graças a compressas de frio;
- a electroestimulação para relaxar os músculos sem fazer nada;
- os alongamentos.

C/ as cervicais e os trapézios

- os alongamentos: para alongar as cervicais, baixe os ombros e agarre a sua cabeça com a mão para a inclinar suavemente em direção ao seu ombro.
- A aplicação de calor para relaxar os músculos.


Dois outros elementos essenciais para a recuperação devem ser considerados: o sono (é nesse momento que o corpo regenera) e a alimentação.

Proponho-lhe recomendações para ficar a saber como se alimentar corretamente antes, durante e após o esforço:

2/ Um exemplo de rotina de recuperação em 4 tempos

- Pequena sessão de alongamento leve no campo após o treino; 15-20 s de um alongamento leve por músculo (procuramos apenas a sensação de alongamento, nada mais). No caso do rugby, os músculos a alongar podem ser muitos se quisermos fazer tudo: gémeos, ísquio-tibiais, quadríceps e glúteos para os membros inferiores, mas também as costas, o pescoço, os ombros, ... Por isso, o melhor é escolher 4 ou 5 músculos a alongar em função das sensações. Estes alongamentos vão permitir diminuir um pouco o tónus muscular e permitir sentir um maior relaxamento.

- Um banho de água fria (10 a 15° durante 10-15 min) pode ser muito interessante. Vai permitir reduzir as dores musculares, a inflamação e as dores associadas aos golpes e choques sofridos durante o jogo ou o treino. Todavia, há que ter o cuidado de evitar estes banhos de água fria nos períodos de trabalho de força e de procura de ganho de volume muscular porque isso pode limitá-los.

- Massagens com rolo e bola: como no caso dos alongamentos, o melhor é escolher algumas zonas a massajar em função daquilo que está a sentir: gémeos, ísquio-tibiais, quadríceps, TFL (face lateral da coxa), glúteos, costas,... com o rolo, mas também entre as omoplatas, ao nível dos ombros, dos peitorais, dos antebraços com a bola de massagem. 2-3 min por músculo podem ser suficientes e para alguns, como os gémeos, podem ser feitos dos 2 lados ao mesmo tempo para ganhar tempo (se a pressão no músculo for suficiente).

- Última técnica de recuperação interessante, sobretudo no trajeto de regresso após um jogo fora: a eletroterapia. A colocar principalmente nos gémeos para acelerar o retorno venoso. Pode também ser usada em modo TENS devido ao seu efeito analgésico nos locais onde pode ter havido choques.

E pronto! Foi uma pequena rotina em 4 tempos, sendo que não nos podemos esquecer dos básicos indispensáveis: o sono, a alimentação e a hidratação.

Para aprofundar o tema, explicamos-lhe neste artigo o motivo pelo qual é tão importante recuperar, dando detalhes sobre cada método de recuperação:

RUGBY: COMO RECUPERAR BEM?

Tem agora todos os elementos em mão para implementar a sua rotina de recuperação: a rotina que lhe interessa e a mais adaptada a si. Estes métodos vão permitir encadear os treinos e os jogos, mantendo-se em plena forma e sentindo-se bem.

pierre-yves-assinatura

Pierre-yves

O nosso fisioterapeuta parceiro

Descubra a nossa seleção de conselhos

rolo-massagem

Qual é o benefício dos rolos de massagem na recuperação?

Foam roller, rolo de massagem, ouve falar deles cada vez mais, mas conhece realmente os benefícios deste acessório de massagem e de que modo utilizá-lo corretamente na recuperação?
tuto-balle-massage

COMO UTILIZAR AS BOLAS DE MASSAGEM: EXERCÍCIOS TUTORIAIS

Descubra em vídeo todos os nossos tutoriais e exercícios para utilizar a sua bola de massagem e conseguir uma boa recuperação.
bebida-recuperação

Para que serve uma bebida de recuperação?

Costuma ouvir falar sobre bebidas de recuperação, mas sabe exatamente para que servem? Quais são todos os seus benefícios, mais concretamente numa atividade desportiva como o triatlo?