Antes de começar a nadar
Quer seja em competição ou durante um treino em águas abertas, o nadador deve perder algum tempo no início para analisar o futuro terreno de jogo.
É indispensável visualizar corretamente e memorizar o percurso que deseja efetuar, a localização exata, a forma e as cores das boias. Esta etapa é primordial, quer decida nadar no interior da zona de banhos ou no exterior.
Para além da identificação das boias, procure algumas referências visíveis ao longe e em altura (poste, árvore, edifício, etc.). Isto é importante nomeadamente se está a nadar no mar, devido à altura das ondas. Efetivamente, uma vez posicionado a alguns metros da margem, estas terão tendência a obstruir a visibilidade da costa e das suas referências terrestres.
No que diz respeito às ondas, a melhor solução será tê-las como amigas! Utilize-as para ter altura e localizar referências mais facilmente.
Memorizar estes pontos chave poderá ajudá-lo inconscientemente, sem forçosamente ter de levantar a cabeça de dez em dez metros, a manter a mesma trajetória.
Junte de seguida à sua inteligência posicional uma boa técnica de respiração e tornar-se-á numa verdadeira bússola aquática!